Autor Tópico: Composição Fotográfica  (Lida 3029 vezes)

Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 08:53:16
Acho que o Croix resumiu muito bem a questão  :ok:

A regra é clara só lá pro Arnaldo, na fotografia como arte ela é mais referência mesmo.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 09:53:02
Bem simples:

Aprenda as regras.
Depois aprenda a quebrar elas.

Abraços.

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


rafapg

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 21:53:03
Vou deixar aqui meus 50 centavos.  :ok:

Pense em um puta artista que quebrou as regras. Provavelmente, se for ler a biografia do cara, vai ver que ele aprendeu todo o fundamento teórico e, com base neste conhecimento e na sua própria visão de mundo, ele desenvolveu a forma mais correta de externalizar sua arte.

Ao meu ver, estudo da composição nada mais é do tentar entender como passar da melhor maneira uma mensagem através da fotografia, assim como na escrita existem inúmeras técnicas para se melhorar a qualidade de uma narrativa (só pra ter um exemplo para pontuar).  Mas o comum na fotografia é omitir o estudo da composição, declarando-se artistico e, portanto, com "licença poética" e chegando em resultados medíocres ou mesmo ruins.

Não estou dizendo que todo mundo precisa ser o mestre da composição, mas um pouco dela não faz mal..

:D
Flickr
Vendo: Pentax SL Black | Check de Interesse: Nikkor 105mm f/2.5

Fuji X-Pro1 + Olympus OM1
"Fotografar: é num mesmo instante e numa fração de segundo reconhecer um fato e a organização rigorosa das formas percebidas visualmente que exprimem e significam esse fato." Henri Cartier-Bresson


portugalrd

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 08 de Março de 2014, 18:53:45
Acho importante conhecer, entender, estudar, analisar e testar todas as regras, mas tendo a consciência de que servem como referência. A sensibilidade e o "olhar" do fotógrafo é o que faz efetivamente a diferença.

Abs
Rodrigo Portugal


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #19 Online: 08 de Março de 2014, 19:13:35
Tem que entender por que existem as tais "regras" (nome ruim pra caramba) também... São coisas que nosso olhar considera mais agradáveis, que passam determinadas sensações, que atraem a atenção do olhar, etc. Elas não existem porque alguém inventou do nada ou porque o Arnaldo falou.

E toda vez que tem um tópico sobre composição, normalmente só de fala da tal "regra dos terços", mas a linguagem visual, de como transmitir uma mensagem com uma imagem, é muito, mas muito mais do que isso. :ok:

Tirar a foto no instinto, ok... Se a pessoa tem uma boa sensibilidade artística, provavelmente conseguirá resultados ótimos. Mas eu por exemplo, que não sou lá muito artístico, estou estudando livros sobre composição para entender melhor como passar a mensagem correta por meio das fotos... E preciso treinar muito! :ok:
« Última modificação: 08 de Março de 2014, 19:14:13 por Kokimoto »
D600 - E-M10


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Março de 2014, 04:16:00
Para o amigo que está iniciando darei minha opinião ...

Procure fotografar o máximo pelas regras de composição ... Não há nada de errado sobre as regras , todos começam por elas ... os grandes artistas da pintura também utilizaram elas ...Chegará um momento que será automático você utiliza-las no dia a dia  ... é como depois que aprende a dirigir ...vc nem pensa no cambio , em reduzir , embreagem , etc etc ...tudo se torna automatico .... Sendo assim quando chegar esse momento  ... vc mesmo começará a querer quebrá-las pra mostrar algo diferente ...isso será prova de um progresso na arte fotográfica também ...mas lembre-se que mesmo os grandes fotógrafos renomados também utilizam regras quase sempre , o que difere é que em algum momento eles sabem quebrá-las ...

Um conselho que dou seria como uma regra também , mas acho que é uma das mais importantes :

Na pintura , se acrescenta detalhe ....mas na fotografia ...o menos é mais ... rs

Procure trabalhar com o MÍNIMO possível de elementos em uma imagem , vc verá que quanto menos distração houver quando olhar para a cena fotografada, mais vc

mostrará qual foi a sua intenção quando fotografou  e notará que o simples se torna algo belo de se ver também ...


Boas imagens amigo ..bem vindo ao mundo da Arte Fotografica ... Leia muito ...estude muito ...treine muito ...

grande abraço  :ok:



Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #21 Online: 09 de Março de 2014, 09:40:55
As regras sao forma de influenciar a vc ampliar seu horizonte e parar de fotografar com tudo centralizado quando se esta aprendendo.

Mas nao sao feitas para serem regras apesar de serem chamadas de regras. Sao apenas referencias. Ate mesmo pq a propria regra pode estar errada dependendo da foto, ou em uma mesma foto tem mais de um elemento para se aplicar a regra, e agora?

O mais importante eh ter a sua propria visao pq sera ela que dara maior personalidade, sentido e qualidade as suas fotos. Fotografos que se preocupam em seguir as regras religiosamente podem fazer belas fotos no ponto de vista das regras, mas vc ve que as fotos sao vazias, impessoais, distante. Vc podenao sentir concientemente mas sente. Ou vc pode se acostumar com isso e ja nao se importar mais.

O ideal eh conhecer as regras basicas mas usar o seu instinto, memoria e tato para compor. Com pratica seu instinto e tato fica mais agucando, principalmente quando em constante contato com as obras de grande mestres. Quanto mais vc confiar e seguro estiver de seu olhar, menos vc precisara das regras, mas sabendo elas vc aplica quando estiver indeciso.

Existe outra questao. Quem se apega muito as regras tende a produzir o idealizado, cliche, copia e padrao, prodiz mesmisse e que muitas vezes funciona para o publico em geral que gosta do tradicional. Aplicando o seu olhar, experiencias e tato na composicao vc oferece experiencias novas (que eh a do seu olhar).

E essa diferenca eh bastante discutido e da briga, pq o primeiro tende a ser considerado um mero criador de docoracao, cartao postal ou artesanato (sem alma) para as massas e o segundo um artista e criador de verdade (mais expressivo e sensorialmente estimulante). Ambos tem seu publico e seu espaco. Basta saber o que vc quer e gosta mais.

 :clap: :clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 09 de Março de 2014, 09:43:05
Bem simples:

Aprenda as regras.
Depois aprenda a quebrar elas.

Abraços.

 :clap: :clap:


« Última modificação: 09 de Março de 2014, 09:43:24 por agalons »


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 09 de Março de 2014, 11:57:43
Em pleno movimento modernista, quando poetas insurgiam-se contra as rígidas regras do parnasiano, um jovem perguntou a Manoel Bandeira (um dos expoentes do movimento modernista) como aprender a fazer versos livres, isto é, sem métrica. Bandeira respondeu bem depressa que pra aprender a fazer versos livres, ele deveria aprender a fundo a usar a métrica.

Pra quebrar a regra há que se conhecê-la.

abraço