Autor Tópico: Desfile de escola de samba - como fotografar?  (Lida 6403 vezes)

andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #15 Online: 09 de Março de 2014, 09:59:59
Este ano eu fotografei tudo em RAW e abusei do ISO alto, sempre expondo um pouco mais a imagem para evitar os grãos. A maior parte do tempo me posicionei de costas para um imenso holofote bem atrás de mim, e esperava o povo se virar para esse local.

Aí vão algumas fotos que fiz no domingo. Bom mesmo seria se eu tivesse acesso para fotografar da avenida, mas....... quem sabe um dia!  :D


x4 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


x5 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


x10 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


x8 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


x9 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


x7 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


x2 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


x12 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


x11 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


x3 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr

Mais uma vez, belas fotos.

Sobre fotografar da avenida, não deve ser difícil não.
Tente ter acesso à diretoria de alguma escola e diga que quer acompanhar a escola (como apoio) e fotografar as pessoas. Quem sabe?


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #16 Online: 09 de Março de 2014, 13:01:56
Padilha, obrigado pela sugestão, mas acho melhor deixar para o próximo ano, até por que tem muita foto de crianças (minha filha, minha sobrinha e algumas crianças desconhecidas) e fico com receio de expô-las na internet.
Além disso, achei minhas fotos de ruins para razoáveis.
Acho que foram vários fatores:
Pouca prática, tensão, nervosismo, muita gente em volta...
E ainda teve gente me perguntando quanto eu cobrava pelas fotos. kkkkk.
Duas pessoas que estavam com crianças desfilando queriam que eu tirasse fotos das filhas.
Até tirei, mas 0800, lógico.
Sobre o ISO, não me recordo muito bem, mas fiquei variando entre 1600 e 4800.
Detalhe: havia alguns fotógrafos na avenida (provavelmente profissionais) e todos com flash instalado.

Andre, fotografar da avenida sem dúvida tem uma dinâmica diferente. Também notei muitos profissionais usando flash, porém sempre com os fotografados encarando de frente a lente. Outros tantos com uma lente mais longa e sem flash, sem dúvida buscando mais espontaneidade do folião. Então até isso vai depender da proposta fotográfica.
Se você fotografou em raw, dê um trato nas imagens pelo ligthroom ou o DPP da própria canon. Tenho certeza que você vai mudar essa sua impressão de fotos "ruins para razoáveis", pois às vezes o que faltou foi um detalhe de luz ou exposição da cena.
Encarar um novo ambiente fotográfico, no caso fotografar um desfile de escola de samba, é sempre complicado e exige da gente adaptação às diversas condições. É importante ir experimentando novos ajustes, ângulos etc, até encontrar uma base mais segura e deslanchar.