Autor Tópico: Ensaio infantil externo  (Lida 5014 vezes)

jessicaviana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Feminino
Online: 07 de Março de 2014, 12:49:11
Olá pessoal,

Meu afilhado vai fazer 2 anos e eu quero fazer o book dele. Vamos fazer fotos ao ar livre, em uma fazenda.
Tenho uma Canon T3, com a lente do kit e gostaria de saber o que mais eu preciso. Também queria algumas dicas pra fazer esse tipo de foto. Podem me indicar todo o tipo de acessório, vou comprar aos poucos porque a grana ta curta - hehehe - e por isso não quero gastar com coisas que não são tão necessárias!
Já sei manejar bem a minha câmera, só preciso de dicas pra esse tipo de foto.



carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2014, 13:29:44
Uma opinião pessoal seria, uma 50 1.8 e um flash externo. Com esses dois da de fazer/criar muita coisa bacana.
Eu gosto de deixar a criança bem a vontade, não curto muito fotos pousadas, então vou tentando ângulos diferentes e deixando a criança curtir!


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2014, 14:52:02
Uma opinião pessoal seria, uma 50 1.8 e um flash externo. Com esses dois da de fazer/criar muita coisa bacana.
Eu gosto de deixar a criança bem a vontade, não curto muito fotos pousadas, então vou tentando ângulos diferentes e deixando a criança curtir!


X2


Também comecei assim como você, com uma T3 e depois uma 50 1.8

Como dica, você pode deixar a criança tranquila, deixa ela brincando com algo ou em algum brinquedo. Ah, e ficar na altura deles e quando tiver bem seguro começa a ousar mais...


Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2014, 22:55:20
Uma opinião pessoal seria, uma 50 1.8 e um flash externo. Com esses dois da de fazer/criar muita coisa bacana.
Eu gosto de deixar a criança bem a vontade, não curto muito fotos pousadas, então vou tentando ângulos diferentes e deixando a criança curtir!

x3
fotos de criança ao ar livre é essencial lente clara.  :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2014, 23:19:56
 :fight:De equipamento voce não precisa de mais nada (se precisasse mesmo, saberia o que). Dicas? De uma olhada em algumas referencias, mas de qualquer forma, faça da maneira que te apetece. ;)
« Última modificação: 07 de Março de 2014, 23:20:29 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


marianoasa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2014, 01:29:55
Concordo com o pessoal lente cinquentinha, clara e flash.
« Última modificação: 08 de Março de 2014, 01:30:54 por marianoasa »
D800 + D7000 | SB's 600/900 | Ring Flash FC100 | Manfrotto 190XPROB + 804RC2
AF-S 35 1.8G | AF-S 50 1.4G | AF-S Micro 105 2.8G ED VR N 
Tamron 17-50 2.8 XR Di II | AF-S 70-300G ED VR | Kenko 1.4x


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2014, 06:16:43
Também comecei com uma T3 + lente do kit.
Para este ensaio inicial vai te atender bem. E tbm concordo com os colegas acima: depois pode adquirir uma 50mm e um flash externo (exatamente o que eu fiz) e foi a melhor escolha que fiz.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2014, 11:20:26
Fotografei uma linda menina de um aninho no mês passado.
A locação foi à escolha dos pais. No local havia um bonito e grande gramado, além de um brinquedo infantil montado, daqueles com balanço.
Ensaio marcado para às 16:30h, ainda no horário de verão. Colocamos uma linda manta no gramado, em um lugar de sombra, e a criança sentada  sobre a manta. Montei uma lente um pouco mais longa para ficar mais afastado dela e não incomodá-la, nem parecer-me estranho demais.

Neste momento o pai, preocupado, perguntou: "O que eu devo fazer agora?" Respondi: "Faça ela rir!"
Enquanto isso acontecia, eu buscava diferentes ângulos para fotografá-la, sempre, SEMPRE atento às melhores expressões e sorrisos da criança, pois, no final, é isso que todos os papais querem ver.
Passados alguns minutos, a criança já mais acostumada com a minha presença, coloquei uma lente mais curta para compor melhor a imagem com o fundo. Mais tarde um pouco, quando o sol já não brilhava diretamente no ambiente, montei um flash sobre um tripé para ser disparado remotamente e criar um luz mais suave. Mas isso só no final do ensaio, a maior parte do tempo fotografei sem flash.

 :ok:



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 08 de Março de 2014, 14:34:41
Fotografei uma linda menina de um aninho no mês passado.
A locação foi à escolha dos pais. No local havia um bonito e grande gramado, além de um brinquedo infantil montado, daqueles com balanço.
Ensaio marcado para às 16:30h, ainda no horário de verão. Colocamos uma linda manta no gramado, em um lugar de sombra, e a criança sentada  sobre a manta. Montei uma lente um pouco mais longa para ficar mais afastado dela e não incomodá-la, nem parecer-me estranho demais.

Neste momento o pai, preocupado, perguntou: "O que eu devo fazer agora?" Respondi: "Faça ela rir!"
Enquanto isso acontecia, eu buscava diferentes ângulos para fotografá-la, sempre, SEMPRE atento às melhores expressões e sorrisos da criança, pois, no final, é isso que todos os papais querem ver.
Passados alguns minutos, a criança já mais acostumada com a minha presença, coloquei uma lente mais curta para compor melhor a imagem com o fundo. Mais tarde um pouco, quando o sol já não brilhava diretamente no ambiente, montei um flash sobre um tripé para ser disparado remotamente e criar um luz mais suave. Mas isso só no final do ensaio, a maior parte do tempo fotografei sem flash.

 :ok:
Bem interessante.... Tem como postar as fotos por aqui?

Em relação à pergunta inicial, o que falta mesmo de imprescindível é um flash que, além de fill flash (tentar balancear a grande latitude de estouros e sombras) pode ser usado remotamente e ter ótimos resultados.

Claro que uma lente 50 1.8 ajudaria muito para destacar o rosto da criança do fundo da externa.

Outra sugestão é trabalhar com aberturas menores para ter fotos tecnicamente corretas (com foco e nitidez adequadas) para ter um material de segurança a ser entregue aos clientes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 08 de Março de 2014, 14:53:24
Gente...eu to entendendo bem mesmo? criança, externa e flash. Eh isso mesmo?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Março de 2014, 16:14:53
Gente...eu to entendendo bem mesmo? criança, externa e flash. Eh isso mesmo?
2x
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #11 Online: 08 de Março de 2014, 16:49:05
Bem interessante.... Tem como postar as fotos por aqui?

tsouto, usei a 100mm f/2 neste ensaio!
Nestas primeiras fotos a criança ficou à sombra, enquanto seus pais interagiam com ela por de trás de mim. Depois, para variar um pouco, fomos para o sol e busquei algumas composições em contra-luz, aproveitando que o sol já estava baixo. Neste momento troquei de lente e usei uma 35mm para compor mais o ambiente.

z por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


z2 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


z9 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


z12 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


z14 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


z7 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


z17 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


Nesta última disparei remotamente um flash montado num tripé com sombrinha difusora à minha direita.

z18 por Tiago Padilha Alves - Padilhadim, no Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 08 de Março de 2014, 19:22:10
Ótimas fotos, a propósito, tá gostando da minha ex-100 f/2?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #13 Online: 08 de Março de 2014, 19:44:42
Ótimas fotos, a propósito, tá gostando da minha ex-100 f/2?

Sim, a lente é ótima e a nitidez é impressionante.

 :ok:



portugalrd

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Março de 2014, 10:47:02
Bom, a minha dica não tem a ver necessariamente com equipamento.. pra mim o essencial é conseguir explorar a espontaneidade e o momento delas! Quanto mais à vontade estiverem (a criança e os pais tb), melhor será seu resultado. Não sou profissional, mas como um "pai babão" que se preze sempre tiro muitas fotos das minhas filhas, e sempre consigo melhores resultados quando elas estão totalmente a vontade com o ambiente e a situação.

Abs!









Rodrigo Portugal