Autor Tópico: Lentes Rangefinder na Sony A7  (Lida 4585 vezes)

Caio Mattoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Março de 2014, 17:09:32
Fala aí, pessoal, tudo certo? Eu sou novo aqui na área e estou curtindo bastante todas as discussões.
Por isso mesmo decidi abrir uma dúvida com vocês.
Alguém aí tem dicas de que lentes Leica, Zeiss e/ou Voigtlander têm um bom "custo/benefício" para usar com o adaptador na Sony A7?
Valeu. Abs!


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2014, 18:28:29
Tenho a impressão que "Leica" e "custo-benefício" não são palavras que costumam estar na mesma frase. Mas se você quer saber, a Zeiss 35mm 2.8 e a Zeiss 50mm 2.0 são lentes bem legais com preços relativamente em conta. O mesmo pode ser dito sobre a Voigtlander 21mm 1.8.

O problema das Zeiss que eu citei é que, se você gastar um pouco mais, você pega a 35mm e 55mm e-mount, que segundo os testes, são bem melhores que as para m-mount.
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Caio Mattoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2014, 23:29:24
Hahaha, quando falei sobre Leica e custo-benefício foi mais pensando na hora da venda. Até onde eu sei, as lentes Leica, se forem bem cuidadas, desvalorizam muito pouco. Mas posso estar enganado. Entrei no mundo da fotografia praticamente ontem. Inclusive, eu não sabia dessa história dos testes em relação às lentes e-mount. Onde você viu isso? Elas performam melhor mesmo? Pensei que a única vantagem que elas levassem fosse o auto-focus. Achei curiosa essa informação. Você tem a fonte para eu poder ler mais à respeito? Em relação às suas recomendações, eu estava bem propenso a comprar a Zeiss 50mm planar f/2 mesmo. Os reviews falam muito bem dela. Minha dúvida era se, de repente, não valia a pena colocar um pouco mais de dinheiro e pegar logo uma Leica Summicron 50mm f/2 pensando que, se eu quiser revender daqui um tempo, vou perder menos dinheiro. Mas agora, com essa info sobre as e-mounts que você disse, fiquei bastante em dúvida em relação a tudo, rs. Porque as e-mounts são muito grandes e pesadas. Não pensei em comprar a A7 pra usar as lentes Sony. Enfim... baita dúvida.




coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2014, 00:51:43
Hahaha, quando falei sobre Leica e custo-benefício foi mais pensando na hora da venda. Até onde eu sei, as lentes Leica, se forem bem cuidadas, desvalorizam muito pouco. Mas posso estar enganado. Entrei no mundo da fotografia praticamente ontem. Inclusive, eu não sabia dessa história dos testes em relação às lentes e-mount. Onde você viu isso? Elas performam melhor mesmo? Pensei que a única vantagem que elas levassem fosse o auto-focus. Achei curiosa essa informação. Você tem a fonte para eu poder ler mais à respeito? Em relação às suas recomendações, eu estava bem propenso a comprar a Zeiss 50mm planar f/2 mesmo. Os reviews falam muito bem dela. Minha dúvida era se, de repente, não valia a pena colocar um pouco mais de dinheiro e pegar logo uma Leica Summicron 50mm f/2 pensando que, se eu quiser revender daqui um tempo, vou perder menos dinheiro. Mas agora, com essa info sobre as e-mounts que você disse, fiquei bastante em dúvida em relação a tudo, rs. Porque as e-mounts são muito grandes e pesadas. Não pensei em comprar a A7 pra usar as lentes Sony. Enfim... baita dúvida.

Sim, você está certo sobre as lentes M não perderem muito valor.

A comparação com as lentes M eu vi em um dos milhões de reviews que saíram na época que a câmera saiu.

Mas se você quer saber sobre a qualidade, no dxo tem o teste da FE 551.8, que é a segunda melhor lente já testada por eles, só perdendo para a, pasme, para a Zeiss Otus 55mm 1.4 - que custa U$4k e é só foco manual.
A FE 35 também não deixou nada a dever para a Sigma 35mm (tirando abertura, que ela compensa em tamanho), sendo junto com a Zeiss 35mm f/2 que tem na RX1, uma das melhores lentes 35mm que você pode pegar.

Se você for atrás só das lentes fixas para e-mount elas até que não são tão grandes - a FE35 é menor que a lente do kit que vem com as NEX APS-C e a 55mm é um pouco maior. As lentes Leica não ficam muito atrás em tamanho, dependendo do que você escolher - acredito que a única realmente compacta mesmo seria a Zeiss 35mm 2.8.


Bom, você que sabe o que fazer - as lentes Leica provavelmente vão ser mais fáceis de vender depois, mas as lentes FE tem foco automático, corpo selado e uma qualidade impressionante.


Ah, e sim - tem a Voigtlander 35mm 1.2 II é uma lente bem legal, também. A 35mm 1.4 não é para todos os gostos, mas também é legal (e bem barata, por sinal)
« Última modificação: 08 de Março de 2014, 00:54:24 por coposdeagua »
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #4 Online: 09 de Março de 2014, 13:02:37
Eu tenho uma A7. A única lente FE que tenho para ela é um zoom 28-70mm que tem uma perfomance a cima da média. Estou de olho na 55mm 1.8 e na 70-200mm f4 (constante), mas estamos falando de basicamente us$2500 nessas duas...então ampliei a minha coleção de Pentax, mas acabei de me ferrando porque apesar das Pentax PK funcionarem maravilhosamente bem em mirroless APS-C, são pequenas demais para ter uma boa performance numa full frame (tirando uma ou outra). Daí comecei a pegar uma Canon FD que funcionando as mil maravilhas na A7....nenhum problema de vingneta, cantos borrados, etc. Agora, as Canon FD são lentes um pouco maiores e mais pesadas.

Adoro a A7, mas se fosse hoje teria pego a A7R direto (aliás, se alguém quiser trocar eu pago a diferença hahaha). Para full frame não preciso dos 35mp da A7R, mas se você usar a A7R em modo APS-C tem uma câmera de 14mp a tua disposição e várias lentes APS-C bacanas (vantagem se você é fotógrafo de natureza). Acho que a A7R te dá mais flexibilidade no sentido de escolher entre FF e APS-C para situações diferentes, enquanto a A7 em modo APS-C gera fotos de apenas 10mp.


PedroPã

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2014, 12:52:58
Pelo que tenho lido, as lentes rangefinder wide, <28mm, não funcionam tão bem. Exibem cantos borrados, coloração diferente nos cantos etc.

As 35mm+ parecem funcionar muito bem!



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2014, 22:34:55
Lentes rangefinder realmente precisam de adaptador? Acho que li no site do Steve Huff que não há necessidade.

Quais lentes mecânicas (Zuiko, Pentax, etc..) e respectivos adaptadores seriam bacanas na A7? A Sony tem um sistema de focus peaking imbatível....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2014, 22:38:43
As lentes precisam de adaptador para converter de M Mount para E Mount!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Março de 2014, 23:15:02
Lentes rangefinder realmente precisam de adaptador? Acho que li no site do Steve Huff que não há necessidade.

Quais lentes mecânicas (Zuiko, Pentax, etc..) e respectivos adaptadores seriam bacanas na A7? A Sony tem um sistema de focus peaking imbatível....

Zuiko, takumar, zeiss, yashica, nikkor, tomioka, Konica, Minolta, tair, helios, mir são alguns exemplos.

Lente mecânica tem tanta opção... ai vai do seu gosto, o legal é que começamos a valorizar não penas a nitidez, cada lente um ponto forte.

Eu mesmo as vezes saio com 3 lentes com mesma DF apenas pela variação dos pontos fortes de cada uma.

Por isso sou doido para pegar uma A7.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 23 de Março de 2014, 23:15:53

Zuiko, takumar, zeiss, yashica, nikkor, tomioka, Konica, Minolta, tair, helios, mir são alguns exemplos.

Lente mecânica tem tanta opção... ai vai do seu gosto, o legal é que começamos a valorizar não penas a nitidez, cada lente um ponto forte.

Eu mesmo as vezes saio com 3 lentes com mesma DF apenas pela variação dos pontos fortes de cada uma.

Por isso sou doido para pegar uma A7.
O que você recomenda de baixo custo?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2014, 08:25:27
Todas tem preços muito próximos.

A zuiko é a mais completa, se quiser ter apenas uma lente ela é a que vai te agradar mais.

Se vc curte nitidez vá de minolta, konica e takumar.

Qualidade com baixo custo tem que ser as russas, helios e mir.

Um pouco mais cara são as fujino EBC, mas é um espetáculo.

Zeiss tb são mais caras.

Qual DF vc prefere?
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2014, 17:40:00
Todas tem preços muito próximos.

A zuiko é a mais completa, se quiser ter apenas uma lente ela é a que vai te agradar mais.

Se vc curte nitidez vá de minolta, konica e takumar.

Qualidade com baixo custo tem que ser as russas, helios e mir.

Um pouco mais cara são as fujino EBC, mas é um espetáculo.

Zeiss tb são mais caras.

Qual DF vc prefere?
50 mm
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2014, 21:13:25
Essa DF é a que apresenta melhor benefício custo.

Zuiko 50/1.4
Fujinon EBC 50/1.4 (doi o bolso)
SMC takumar ou Super takumar 50/1.4
Helios 44 (russa) 58/2.0

Minolta 50/1.4
Konica 57/1.4
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2014, 23:02:39

Essa DF é a que apresenta melhor benefício custo.

Zuiko 50/1.4
Fujinon EBC 50/1.4 (doi o bolso)
SMC takumar ou Super takumar 50/1.4
Helios 44 (russa) 58/2.0

Minolta 50/1.4
Konica 57/1.4
Interessante. Vou pesquisar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 25 de Março de 2014, 06:11:34
Interessante. Vou pesquisar.
E tem a Leica Summicron 5cm R por $400,00 - se quiser lentes Leica procure as R a fórmula ótica é a mesma e custam a metade do preço.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr