Autor Tópico: Sobre o olhar fotográfico e a postura do fotógrafo, pedido de ajuda.  (Lida 5261 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 09 de Março de 2014, 17:54:15
É que o Croix é artista nato. Ele claramente tem uma sensibilidade artística diferenciada.

Para pessoas não muito artísticas, acho muito válido fazer um bom curso. :ok:
hahaha Eu nao diria isso, pq apesar de ter apego pelas artes quando se trata de criacao eu deixo muito a desejar, provavelmente por falta de talento.

Mas eu concordo que existem pessoas que tem mais apego e curiosidade a informacoes teoricas, pelo prazer do conhecimento. E tem pessoas que tende ao apego pratico, pelo prazer da atividade pratica. Eu sinto que eu faco parte do segundo grupo.

Claro que as coisas que eu digo por aqui nao servem para todos pq as pessoas sao diferentes. E talvez eu possa ate estar errado na amneira que compreendo certas coisas. Seja o que for, eh o que eu tenho para compartilhar. :D

Tendo diferentes tipos de dicas e sugestoes o OP tem mais opcoes para escolher e avaliar o que sente ser mais apropriado e coerente para ele.  :ok:


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #16 Online: 10 de Março de 2014, 08:48:49
Bom vamos la!!!

A questão de ficar a vontade, é experiência com o seu equipamento, depois que vc conhecer bem oque tem as mãos ficara mais tranquilo.

Direção de modelo, acredito que a leitura de boas literaturas ajudam, porem ajuda muito ver revistas de moda, capas de revistas, como diria o Sasai, treina as poses em casa. Memorize varias poses, não se acanhe em ter uma colinha junto no dia das sessões fotográficas.

Para mim retratos seria bacana vc usar somente um ponto de foco, este é o que vc deve usar para focar sempre o olho da/do modelo. Ao poucos vc vai se habituando com o seu equipamento e logo de bate pronto já sabe onde esta o foco e se cravou!!

Acho que é por ai, sucesso!!

existem 2 tipos de intimidade..

Uma é você com sua câmera.. Você precisa ter todos os controles de forma muito íntima em você. Tudo tem que ser muito automático, pra só depois disso você passar a pensar em dirigir um modelo.

Opa! Pois então, a intimidade com a câmara já não é problema. Já consigo extrair dela basicamente tudo oque a mesma oferece ! :)

A ideia da cola é boa ! :) E sim, 99% das vezes uso ponto de foco central  :ok:



Contra a timidez, faça um curso de teatro. Sério! Vai se sentir outra pessoa depois, posso te garantir. Terapia também é bem interessante.

A Timidez em si melhorou muito depois que me tornei palestrante e posteriormente professor, mas isso, claro, na área em que atuo. Fora dela parece que a timidez volta tudo novamente. É fogo ! :)


Porque não começa tentando ir para um caminho mais natural? Vai fotografando o dia-a-dia dela. Assim, ela vai se sentindo mais à vontade frente a camera e voce vai percebendo qual é o melhor caminha. Aos pouco voce pode ir direcionando ela quando sentir que determinada pose fica mais interessante. Tem muito fotografo timido que faz terror por aí.

Também penso que o exercício seja por aí.
abç.

Opa, com a minha noiva este caminho natural está traçado. O problema creio ser exatamente no meu conhecimento da fotografia a ponto de eu me sentir a vontade para dizer a quem quer que seja oque fazer. :)


Não me julgo como um profissional por enquanto. Ainda estou estudando e assim como você, eu adoro tirar retratos.
Como alguns colegas recomendaram, aconselho fortemente que inicie um curso de fotografia para moda. Geralmente é de curta duração, mas que vai aumentar e muito a sua confiança, e vai reduzir a sua timidez.

Sérgio, aconselho fazer um curso de fotografia de moda. Depois que fiz meu olhar mudou totalmente quanto à fotografia de pessoas. Como sou hobista e não pratico muito, estou mais na teoria. Mas é uma diferença brutal saber da técnica.
A direção é só com o treino mesmo. Uma coisa que pode fazer, mesmo sendo sua noiva ou seja, vocês já tem bastante intimidade, converse antes das fotos, diga o que pretende, mostre poses e fotos de revistas e fale pra ela ir tentando fazer e vai clicando! Com o tempo vocês dois vão se soltar s conseguirão melhores resultados. Quando estiverem mais "afiados", vai perceber que diminuirá o número de fotos e aumentará a proporção de fotos boas. Além das outras dicas dos amigos aqui  :ok:


Entendo... Quando eu digo para esquecer nao quero dizer que nao deve estudar, encontrar outros fotografos etc, mas simplesmente eh o meu grosso modo de dizer de que o estremo apego a teorias nao deve subistituir a pratica, ou tirar o foco da pratica em si. Pq o que eu vejo com mais frequencia sao pessoas fazendo cursos teoricos como se a teoria fosse dar experiencia, habilidade motora e ate mesmo mental para fazer fotos satisfatorias ou impactantes no dia segunte.

Em outras palavras, nada subistitui a habilidade motora, mental e experiencias tecnicas e visuais, alem da ampla possibilidade de observacao e comparacao entre acertos e erros que se obtem com a pratica frequente e constante por um tempo (e esse temo nao eh apenas 1 ou 2 dias mas meses ou ate anos dependendo da pessoa e do que em especifico).

No meu ponto de vista a teoria dos cursos deve ser um complemento para maior compreencao da praica e experiencia que obteve, e nao o contrario.

Por exemplo, eu acredito que instruindo um iniciante a pegar a camera e sair fotografando sem aprender nenhuma teoria antes, e com as fotos obtidas poder analisar o que acha satisfatorio e nao satisfatorio, e em seguida introduzir as supostas regras, de composicao, ela tera mais compreencao e experiencia para entender o funcionamento e aplicacao do que esta sendo ensinado, do que ensinal a suposta regra tendo apenas bases teoricas de analises, e fazer a pessoa tentar basear a experiencia e conhecimento focado em tais teorias.

Isso nao so para fotografia mas qualquer area. Eh mais facil atacar uma pedra primeiro e tendo essa primeira observacao estudar leis da fisica que explicam o movimento e resposta da pedra atirada, do que primeiro aprender a teoria e esperar obter a observacao de movimento e resultado dentro (e limitada) da teoria estudada. E o que passa desse limite da teoria extudada para se basear a experiencia mais tarde resulta em decepcao de esultados e experiencia.

Exatamente o sentimento que o OP teve quando abriu o topico, a decepcao de nao ter tido o resultado dentro da teoria estudada, pq ele esta focado na teoria e a pratica em si se tornou um mero meio de compreender a experiencia/pratica e nao o contrario que no meu ponto de vista e preferencia pessoal seria mais enriquecedor e educacional.

-----



Eu observo isso de forma clara sobre o aprendizado de linguas. Usando metodo direto que eh focado na pratica frequente e constante de uma lingua, e so depois se aprende as regras gramaticais, se consegue um aprendizado muito mais rapido e eficiente do que a maioria dos cursos de linguas que tentam ensinar e focar nas regras gramaticais, para so depois introduzir a pratica em que eh dado menor enfase, tempo e importancia, e aplicada de maneira limitadora e artificial.

Sempre respeitei e concordei com suas opiniões e participações, mas dizer para esquecer cursos, workshops e coisas do gênero foi demais, não acha? QUALQUER forma de estudo deve ser apreciada. Concordo que não será um curso não vai torná-lo um fotógrafo badalado, mas um curso o colocará em contato com outros fotógrafos aspirantes, o fará trocar idéias, o fará ter feedback, o fará a se desafiar para tentar se sobressair perante os outros, etc.

Eu já fiz curso de fotografia sabendo o manual da minha câmera todo e adquirido alguns livros e estudando em fóruns, mas no curso tive interação e troca de experiências muito valiosas, principalmente com o professor e com a equipe de fotógrafos da empresa que forneceu o curso, e por incrível que pareça, me destaquei tão bem que sou frequentemente convocado por eles como fotógrafo auxiliar em eventos, fiz boas amizades e com isso fui conhecendo outros fotógrafos e fotógrafas.

Agradeço muito aos meus R$ 500,00 gastos neste curso, me fez dar um salto muito rápido do anonimado absoluto para o anonimato relativo. Muita gente não me conhece, mas os que já me conhecem gostam do meu trabalho, tanto é que me chamam direto e paguei o investimento em poucas semanas trabalhando justamente com aqueles que me cobraram pelo curso! :)

Digo e repito, não subestime cursos, principalmente workshops, pois com ele você já tem muitos fotógrafos em início de carreira e muitos com equipamentos 100x melhores que o seu, com estrutura e etc. Você faz uma amizade e logo está usufruindo de um estúdio montado sem gastar um real do seu bolso, simplesmente porque descobre que um cara que fez o curso com você é gente boa, tem dinheiro e mais do que isso, também ama fotografia.

Esses cursos aceleram um pouco o desenvolvimento, porém é você que determina o quanto vai se desenvolver. Estudar e praticar é sempre a melhor solução para toda e qualquer profissão, principalmente fotografia, e para mim não importa se você aprendeu no erro e tentativa, em livros badalados ou em cursinhos aqui e ali, o que importa mesmo é que você tenha aprendido algo. Fica a minha dica e um pouco da minha experiência, não estou nadando em $$ com fotografia, pelo o contrário, até hoje mais gastei do que lucrei, mas com investimentos é assim mesmo: Hoje você dá, amanhã você recebe.

É que o Croix é artista nato. Ele claramente tem uma sensibilidade artística diferenciada.

Para pessoas não muito artísticas, acho muito válido fazer um bom curso. :ok:

O Croix é F* ! :D
Tu é artista nato sim rapá ! :)

Bom, concordo que nada substituí a prática, penso que em qualquer expressão artística a prática é o mais importante e o aprendizado deveria ser a prática e a teoria concomitadamente .

Mas é como o Croix escreveu, depois de eu ter lido vários artigos e ter visto vários ensaios eu pensava que, pelo menos, algo minimamente aproveitável iria surgir e que eu não teria dificuldades em dirigir a minha noiva.

Acontece o seguinte, depois de algumas festas familiares e depois que tirei umas fotos em um casamento (como convidado) os elogios cresceram e me fizeram um convite para fotografar um casamento, eu aceitei de início mas depois de conversar com uns colegas via MP, e com um colega fotógrafo , claro, eu desisti.
Passei o casamento para este colega e ele me convidou a fotografar junto a equipe dele se os noivos fechassem realmente com ele.

Dai eu penso: " Cara, se eu me senti acuado e sem saber o que fazer frente a frente com a minha noiva, imagine a vera !" ... é f*! :)

Bom, agradeço a todos que estão ajudando e a priori o que posso concluir é que...

 - Preciso praticar muito.
 - Curso ou workshop podem dar um norte.
 - Somente teoria com pouca prática não ajuda em nada.
 - Network com profissionais da área.
 - A confiança inibe a timidez.

Valeu pessoal !
« Última modificação: 10 de Março de 2014, 08:53:15 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
« Última modificação: 10 de Março de 2014, 12:02:36 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #18 Online: 11 de Março de 2014, 11:07:06
Opa,

Fiz um curso de direção de modelos com o Danilo Russo(ITA). Realmente, tudo o que o pessoal falou é verdade. Você deve estudar muito e praticar. Observar também.
Mas há algumas regras ou diretrizes que só se aprendem em curso. Principalmente com expoentes da área como o Danilo.
Eles falam muito sobre os cortes, ombros, pés, maquiagem, etc. Ou seja, as poses são realmente estudadas para passar a mensagem correta. Há um repertório de poses masculinas e femininas, passivas e ativas, sensuais, complacentes, ou seja, o assunto deve ser realmente estudado. Estou falando do meio profissional, certo?

Alguns ângulos também devem ser evitados. Um deles é o que a modelo joga a cabeça para trás e vc pega o rosto por baixo, evidenciando o papo. Evite isso. O pescoço une-se ao rosto formando uma coisa só. Você perde o delineamento do queixo. É apenas uma dica pontual, ok?

Quando você fotografa modelos profissionais elas já tem um repertório de poses. Mas fotografar amadores é bem difícil. Pode dar um travamento geral.

Para evitar isso, uma vez, fiz uma seleção de poses e montei uma apresentação em slides do powerpoint. Na hora da sessão fotográfica eu projetava as fotos e a modelo que era amadora ia vendo e tirando ideias. O legal é que elas começam copiando, mas depois vão se soltando. Com o tempo, cada slide mostrado gerava várias outras poses melhores e mais descontraídas.

Nesses casos também, o ideal é você bater um papo antes da sessão para quebrar o gelo. Jamais se esconda atrás da câmera e saia clicando direto. Lembre-se que o bloqueio ocorre dos dois lados e se você não mostrar confiança será pior.

Com o tempo você verá que depende mais de você. Ainda que a pessoa seja carrancuda ou tímida, há o que se explorar.
Tente mostrar também algumas fotos para a modelo durante a sessão. Isso reforça a autoestima e dá segurança. Na medida em que ela vai acompanhando o trabalho e vendo o resulotado vai se soltando cada vez mais.

É isso.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli