Autor Tópico: Profissão de Fotógrafo Esportivo, como começar e se há futuro?  (Lida 5258 vezes)

Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Boa noite

Minha dúvidas é um pouco básica e realista, gostaria de me especializar em fotografia de esportes, em especial, campeonatos de bike MTB e corrida de rua, mas não sei como começar (sei que primeiro de tudo é fazer os curso e comprar o material certo), mas como começar de fato na profissão e ter sucesso, sobreviver nesse ramo e se de fato, se esse ramo é rentável?

O brigado.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #1 Online: 08 de Março de 2014, 01:02:33
Acho que a única forma de entrar nesse mercado é ir participando ativamente destes eventos, fazer boas fotos e depois tentar vender para as publicações interessadas, bem freelance mesmo. Daí acho que você tendo sempre bons resultados, capaz de vir a se tornar fotógrafo oficial de determinada publicação ou evento.

Como todo ramo fotográfico: Primeiro o gasto, depois o lucro!  :ok:

Vai tirando o $$$ do bolso para ir nestes eventos, tenta conseguir acesso à organização antecipadamente, pois você pode conseguir crachá de imprensa e etc, economizando dinheiro de entradas e etc, bem como conseguir espaço para publicar suas fotos.

* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #2 Online: 08 de Março de 2014, 18:00:39
Obrigado Alcure, ajudou bastante!!!  :ok:
Vou seguir a recomendação...

Preciso comprar uma câm melhor, penso em uma Nikon D7200, mas é como escreveu, primeiro a grana sai para depois ter lucro, obrigado e abraço.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2014, 22:56:43
invista em lentes e tente chegar em eventos com credencial para nao ficar na plateia fazendo fotos.

Lembre-se, o mercado fotografico hoje em dia é mais complexo, se voce ficar na plateia fazendo fotos, tera a mesma foto de todos que tiraram ela la da plateia(a unica diferença sera a qualidade do arquivo)... pra esse tipo de fotografia uma fisheye seria interessante, chegue bem proximo ao local, tente entrar nos ambientes se possivel e se diferencie dos demais!

abrs
@jacobfotografiacriativa


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #4 Online: 09 de Março de 2014, 22:00:22
invista em lentes e tente chegar em eventos com credencial para nao ficar na plateia fazendo fotos.

Lembre-se, o mercado fotografico hoje em dia é mais complexo, se voce ficar na plateia fazendo fotos, tera a mesma foto de todos que tiraram ela la da plateia(a unica diferença sera a qualidade do arquivo)... pra esse tipo de fotografia uma fisheye seria interessante, chegue bem proximo ao local, tente entrar nos ambientes se possivel e se diferencie dos demais!

abrs

Eu já nao gosto de fisheyes. É interessante, mas enjoativo...
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Março de 2014, 22:52:51
 :snack:
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2014, 23:15:25
Eu não entendo nada do ramo profissional, mas sinceramente, acredito que fotojornalismo em geral está em declínio vertiginoso.

Ninguém quer mais fotos de qualidade técnica alta para imprimir em jornal ou revista. Vai tudo pra internet. E pela qualidade das fotos que vemos nas notícias de internet hoje em dia, ninguém liga mais. A qualidade pode ser um lixo, mas tem que ser rápido.

No ramo esportivo, acho que o único cliente que realmente compra fotos de alta qualidade são os patrocinadores das equipes e dos veículos, para fazer sua publicidade depois. Esses sim, querem fotos de alta qualidade.

Ou então coisas muito específicas, como F-1, Copa do Mundo, em que a grana envolvida é alta.

Posse ter falado um monte de baboseira, mas é a impressão que tenho. :ponder:
D600 - E-M10


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Março de 2014, 23:30:00
Também fico curioso pra saber quem paga a conta... Fotógrafo esportivo tem que trabalhar pra algum jornal ou equipe pra ganhar dinheiro?

Algum membro do fórum que seja fotógrafo esportivo poderia explicar melhor.
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2014, 11:08:59
Eu já nao gosto de fisheyes. É interessante, mas enjoativo...

Essa é a maior prova que minha resposta esta certa quando pessoal que esta iniciando pergunta "que lente eu compro?" e eu respondo que a ideal é uma 18-55/18-135/18-200 ou alguma zoom com a maior relação de ranges focais possiveis nao importando a qualidade... Eu uso 3 lentes, 15mm fisheye, 50mm e 70-200 e a lente que acho mais enjoativa é justamente a 70-200 2.8... nao sei, o achatamento de planos, a distancia que tenho que estar dos assuntos e tudo o mais, acho a que tem o "look" mais enjoado de todas as três...

Lente é relativo, cada um tens seus gostos
@jacobfotografiacriativa