Autor Tópico: Lentes FD convertidas para EF e EF-S  (Lida 1382 vezes)

Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Março de 2014, 00:15:47
Tenho visto no Ebay ofertas de lentes Canon FD convertidas ou readaptadas, digamos assim, para EF e EF-S, mantendo todas as funções, menos, é claro, o foco automático. Há casos interessantes, como o de uma FD 135mm f/2.5 ou de uma Canon FD 85-300mm f/4.5, que passou pela mesma transformação. Alguém aqui tem, já teve ou já usou uma lente dessas? Os preços não são atraentes, mas o que me interessa é saber se isso já está sendo feito no Brasil?
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Março de 2014, 00:22:27
Tenho um conversor FD-EF. à época que o adquiri a idéia era usar uma FD 70-210 que tenho a bastante tempo. Acabou que comprei uma EF 70-200 f4L IS e sequer cheguei a testar o conversor. Mas eles existem e permitem o uso das lentes mais antigas. O problema é que elas não costumam ter qualidade alta para sensores digitais. Não deixa de ser uma opção, entretanto.
JVc.


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Março de 2014, 00:26:34
Tenho um conversor FD-EF. à época que o adquiri a idéia era usar uma FD 70-210 que tenho a bastante tempo. Acabou que comprei uma EF 70-200 f4L IS e sequer cheguei a testar o conversor. Mas eles existem e permitem o uso das lentes mais antigas. O problema é que elas não costumam ter qualidade alta para sensores digitais. Não deixa de ser uma opção, entretanto.

Nos casos que citei, a adaptação dispensa o uso do conversor. A parte traseira da lente, imagino eu, é totalmente substituída e recebe os sensores eletrônicos usados nas lentes EF ou EF-s. Quando isso é feito, também suponho, a qualidade deve ser preservada e só fica faltando o foco automático. Mas, repito, estou apenas supondo, pois não tenho informações detalhadas sobre como isso é feito.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Março de 2014, 00:45:34
Interessante, não conhecia esta opção de modificação... Entretanto, no exemplo listado o preço não é tão baixo para valer a pena... Uma 180L nova custa US$1500 e esta 200mm adaptada (não nova, já que é FD) por US$1000 já está salgada. As lentes mais recentes tem tido nitidez melhorada por exigência da mídia digital. nem toda lente FD deve prover qualidade equivalente a lentes L atuais... Eu evitaria esta opção, a não ser que fosse MUITO mais barata que uma opção EF de segunda mão.
JVc.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 09 de Março de 2014, 07:18:03
tem um adaptador que um tal de Ed Mika desenvolveu, que não é exatamente um adaptador, é um conversor pra essas lentes FD pra EOS.

não são todas as lentes FD que tem desse adaptador pra comprar, mas existe pra vários modelos. Como não é muito barato também, só compensa fazer nas lentes melhores..

http://www.edmika.com


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2014, 12:56:22
Interessante, não conhecia esta opção de modificação... Entretanto, no exemplo listado o preço não é tão baixo para valer a pena... Uma 180L nova custa US$1500 e esta 200mm adaptada (não nova, já que é FD) por US$1000 já está salgada. As lentes mais recentes tem tido nitidez melhorada por exigência da mídia digital. nem toda lente FD deve prover qualidade equivalente a lentes L atuais... Eu evitaria esta opção, a não ser que fosse MUITO mais barata que uma opção EF de segunda mão.

O preço é bem salgado sim. Só fiquei curioso a respeito da tecnologia e quero saber se alguém no Brasil faz isso, o que acho muito pouco provável. Aqui tudo demora bem mais. Na Inglaterra, algumas empresas estão se especializando, aproveitando o bom número de lentes que têm por lá. E o mesmo ocorre na Alemanha e em países que fizeram parte da antiga União Soviética. Eu tenho duas lentes FD, que uso em uma AV-1, e se tivesse alguém que fizesse a transformação por aqui, eu gostaria de tentar, desde, é claro, que o custo fosse atraente.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga