Autor Tópico: Demora na alfândega brasileira  (Lida 38434 vezes)

mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Março de 2014, 16:10:45
Caros,

Estou tentando importar um despolido bipartido da Katz Eye. O produto é vendido pelo site e feito sob encomenda.

Encomendei, paguei e, com impressionante agilidade, em 4 dias o produto já estava na alfândega brasileira. E aí ficou. Já há 20 dias está lá "sendo processado". O valor não é alto (U$ 150,00), mas creio que não está livre de taxação.

Nunca comprei um produto no exterior pra ser entregue aqui e não conheço o procedimento, por isso, peço uma orientação. Esta demora é normal? Por quanto tempo isso costuma se prolongar? Caso eu tenha que pagar -- e creio que provelmente terei -- os impostos, como faço pra saber quanto e como pagar?

Obrigado e abraços.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 09 de Março de 2014, 16:36:54
Pela pouca experiência que eu tenho, essa demora é BEM relativa. Algumas coisas demoram alguns dias, outras demoram semanas, meses... Realmente não dá para prever quanto tempo vai demorar.
Quanto a taxação, se o teu produto for taxado, eles te mandam uma "cartinha" com todo o procedimento para você pegar o produto, bem como o valor do quanto você deverá pagar no ato da retirada.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Março de 2014, 16:45:48
É mais do que normal, rs.

Em tempos normais, minha média é a seguinte (baseado em umas 100 compras no ebay):

- Inglaterra, Grécia, Leste Europeu: 15 a 20 dias;

- Israel, até 30 dias;

- Hong Kong: 30 a 40 dias;

- Tailandia: 40 a 50 dias;

- Japão: 30 a 40 dias;

- Estados Unidos: 40 a 50 dias.

Agora, final do ano passado ferrou tudo, principalmente dos EUA.
Por exemplo, eu encomendei um Better Scanning (um holder de negativos especial p/ scanning, acho que só tem um cara no mundo que faz, ele está nos EUA). Foi despachado dia 19/12 dos EUA e nunca apareceu no rastreio brasileiro. Engraçado que no forum importabr.com.br tem outras pessoas na mesma situação, com encomendas da mesma data. Deve ter caido um conteiner inteiro no mar, ahahha.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Março de 2014, 16:49:27
receberás em casa um aviso dos correios (no formulário de telegrama) indicando onde deves buscar a mercadoria, bem como o valro a ser pago. O valor é calculado como 60% do valor dos bens, acrescidos do custo do envi oem si). Dependendo do teu estado,/ pode também haver a inclusão do ICMS. alguns estados não cobram ICMS de bens importados. O valor tem de ser pago em espécie (ão pode ser cartão ou cheque). Quando fores nos correios buscar a mercadoria, levas o montante a ser pago, bem como tua identidade (mesmo nome do rememtente, se for em outro nome é necessário a identidade do remetente e uma procuração permitindo que tu receba o pacote).

Pacotes vindos dos EUA costumavam demorar cerca de 1 mês para chegar, entretanto, os correios estão agora em greve parcial, o que pode aumentar (E MUITO) a demora na chegada de pacotes. Eu mesmo tenho um PAC vindo de Salvador para o Rio e já completaram-se 21 dias... Fora a greve, no final do ano passado, com compras de natal e afins, o atraso chegou a mais de dois meses. Recebi pacotes mês passado que foram enviados antes do natal :)

No mais é aguardar :)
JVc.


spiderpoison

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2014, 09:10:54
Senta e espera, só torce para não ser desviado.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2014, 09:35:36
Senta e espera, só torce para não ser desviado.

hahahhaha melhor conselho  :D


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2014, 17:43:33
Caros, rastreando o produto pela USPS.com, houve uma movimentação e parece que o processo na alfândega está concluído. A coisa exibe esta mensagem:

"Customs clearance processing complete
Your item cleared customs in BRAZIL at 3:02 pm on March 10, 2014."

Porém, nada me chegou dizendo quanto e onde devo pagar e onde devo retirar o produto.

Alguém tem experiência e pode dar uma ideia de quanto demora deste estágio até eu poder ir retirar a coisa?

Obrigado e abraços.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2014, 17:45:42
Caros, rastreando o produto pela USPS.com, houve uma movimentação e parece que o processo na alfândega está concluído. A coisa exibe esta mensagem:

"Customs clearance processing complete
Your item cleared customs in BRAZIL at 3:02 pm on March 10, 2014."

Porém, nada me chegou dizendo quanto e onde devo pagar e onde devo retirar o produto.

Alguém tem experiência e pode dar uma ideia de quanto demora deste estágio até eu poder ir retirar a coisa?

Obrigado e abraços.

Isso foi ontem, depois que sai da alfandega demora alguns dias para chegar em casa. No meu caso, da alfandega de SP até aqui em casa (em BLumenau) demora até 5 dias úteis em média.


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2014, 17:48:02
Caros, rastreando o produto pela USPS.com, houve uma movimentação e parece que o processo na alfândega está concluído. A coisa exibe esta mensagem:

"Customs clearance processing complete
Your item cleared customs in BRAZIL at 3:02 pm on March 10, 2014."

Porém, nada me chegou dizendo quanto e onde devo pagar e onde devo retirar o produto.

Alguém tem experiência e pode dar uma ideia de quanto demora deste estágio até eu poder ir retirar a coisa?

Obrigado e abraços.


Se vc não for taxado não vai precisar retirar, ele será entregue pelos Correios no seu endereço.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2014, 17:57:44

Se vc não for taxado não vai precisar retirar, ele será entregue pelos Correios no seu endereço.

Obrigado, Fernando,

Mas e se eu for taxado, como faço pra pagar a coisa e retirar o produto?


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2014, 18:39:16
Se houver cobrança é como já foi dito acima... Não chegaste a ler?

receberás em casa um aviso dos correios (no formulário de telegrama) indicando onde deves buscar a mercadoria, bem como o valro a ser pago. O valor é calculado como 60% do valor dos bens, acrescidos do custo do envi oem si). Dependendo do teu estado,/ pode também haver a inclusão do ICMS. alguns estados não cobram ICMS de bens importados. O valor tem de ser pago em espécie (ão pode ser cartão ou cheque). Quando fores nos correios buscar a mercadoria, levas o montante a ser pago, bem como tua identidade (mesmo nome do rememtente, se for em outro nome é necessário a identidade do remetente e uma procuração permitindo que tu receba o pacote).
« Última modificação: 11 de Março de 2014, 18:40:46 por jauvane »
JVc.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2014, 18:58:44
Obrigado, Fernando,

Mas e se eu for taxado, como faço pra pagar a coisa e retirar o produto?

Você já olhou pelo rastreamento do correio brasileiro? Ali é fácil de ver se foi taxado ou não. 


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2014, 19:54:55
Você já olhou pelo rastreamento do correio brasileiro? Ali é fácil de ver se foi taxado ou não.

sri_canesh, acho que escapei da tributação, então, pois parece que a coisa já está no correio. Olha o link abaixo, com o rastreio do produto. Só uma dúvida, por que eles estariam aguardando retirada ao invés de mandar o produto pro meu endereço?

abç


http://www.correios.com.br/sistemas/rastreamento/resultado.cfm


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2014, 19:57:43
Se houver cobrança é como já foi dito acima... Não chegaste a ler?

Jauvane, eu li sim. Mas fiquei na dúvida porque a coisa parece ter tomado outro rumo, não recebi nada em casa e o produto está esperando retirada numa agência do correio. Será que é lá que eu pago o tributo?

Olha o rastreio da remessa no correio brasileiro:

EC645443760US



mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2014, 19:58:45
sri_canesh, acho que escapei da tributação, então, pois parece que a coisa já está no correio. Olha o link abaixo, com o rastreio do produto. Só uma dúvida, por que eles estariam aguardando retirada ao invés de mandar o produto pro meu endereço?

abç


http://www.correios.com.br/sistemas/rastreamento/resultado.cfm


sri_canesh, desculpe, colei a coisa errada. Segue o código de rastreio.

EC645443760US