Autor Tópico: Fotos Olympus trip 35 sobreexpostas  (Lida 5224 vezes)

gambogi123

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 10 de Março de 2014, 16:59:08
Boa tarde, estou com uma Trip 35 que achei no armário e fui testá-la. Em primeiro momento, tive aquele problema do automático não funcionar, no modo A com a lente e sensor em volta tampados, ela ainda sim disparava sem levantar a marquinha vermelha no visor.
Mandei para o conserto aqui em BH, numa loja que acho que não é especializada em câmeras, muito menos analógicas. O defeito do A não funcionar sumiu, agora ele reconhece bem a quantidade de luz, etc para travar ou disparar a foto. No entanto, todas as fotos estão com muita luz, saem sempre sobreexpostas. Meu problema é que demorei muito para testar depois do conserto e já perdi a garantia lá da loja, teria que pedir outro serviço, e nem sei se eles têm muito conhecimento do que vão fazer. Se alguém souber me indicar qual é o problema que ela tem, se é o A que está desregulado, ou se ela pode estar mal vedada e recebendo luz por isso.
De quebra, se alguém aí de BH conhecer algum lugar bom que conserte câmeras, seria bom também! Levei a minha numa técnica na galeria do othon
 
Abaixo vou mandar algumas que tirei da ultima vez, em links de album do facebook, se não conseguirem vizualizar, upo elas pra algum site de imagem.

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1378586_617204491668827_1456125869_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1234942_617204045002205_1903910487_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1979473_617204061668870_1544173239_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/923508_617204121668864_1988365396_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1798805_617204115002198_800287545_n.jpg

(depois vou digitalizar um cromo que queimei nela nesse estado, um desperdício do rolo, mas saíram fotos engraçadíssimas, de tons rosa e roxo pela revelação cruzada hahahaha)


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2014, 11:20:45
suas fotos não abriram aqui pra mim.

eu tenho duas Olympus Trip 35 (http://www.flickr.com/photos/julianoverardi/tags/olympustrip35/), as duas comprei de pessoas que deixavam elas jogadas, sem tampa e sem cuidado. As duas funcionam muito bem no modo automático (até demais, muitas vezes nem permitem que eu dispare pq tem pouca luz - no caso de filmes 100 ou 200).

se tiver vazando luz na tua câmera tu nai ter luzes avermelhadas e não será homogêneo (eu acho um efeito bem legal):

Kodak Ultramax 400 + Olympus Trip 35 | © 2013 Juliano Verardi | Câmera Cega | www.cameracega.com

+ fotos assim: http://www.flickr.com/photos/julianoverardi/tags/lightleak/

se as tuas fotos estão saindo superexpostas, tu pode enganar ela baixando o iso do fotômetro (aliás, tu conferiu se o fotômetro está no valor correto?)

 :ok:


gambogi123

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2014, 16:05:13
Obrigado pela resposta,
Sim, o iso estava correto.

Vou procurar um site pra upar essas fotos então já que você não conseguiu ver, mas já terminei de queimar um filme novo todo no modo manual seguindo uma tabelinha de fotometria e vou ver os resultados amanhã


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2014, 22:47:25
Olá.

Pelas fotos parece que a lente está embaçada. A subexposição nesse tipo de câmera pode ser por causa do fotômetro de selênio que perde sensibilidade com o tempo. Além disso parece que foi feita uma limpeza ruim na lente. O ideal seria usar um fotômetro de mão, ou até a tabelinha, tirar algumas fotos sem usar o fotômetro da câmera e ver o resultado.

[ ]'s


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2014, 23:23:32
Várias coisas podem afetar a exposição. Em primeiro lugar a Trip é uma câmera com exposição automática no modo de operação normal, aquela posição "A". É de Automático e não prioridade de abertura, este "A". Tem uma célula de selênio em volta da lente, que de acordo com o ISO regulado expõe esta célula mais ou menos a luz. Se o mecanismo estiver ruim, claro que vai dar erro. Outro fato é que essas células não duram eternamente, principalmente se ficarem expostas a luz o tempo todo. A eficiencia vai caindo e causa justamente a superexposição. Por fim, tem que ver se o galvanometro (componente do fotometro) está bom. Se a câmera sofreu alguma queda, existe chance de estar simplesmente danificado.

Se usar a camera regulada naqueles numeros que tem valores de aberturas, a velocidade fica fixa em 1/30s e é para ser usado para flash ou com um fotometro de mão, fazendo a compensação na abertura, ja que a velocidade é fixa.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2014, 07:58:17
parece não ser simplesmente superexposição.. a lente parece estar muito suja, ou riscada, ou embaçada, algo do tipo..


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2014, 13:58:09
eu tenho duas Yashicas que usam o mesmo sistema de fotometria, uma Lynx-1000 e uma Minister III.

comprei ambas por achei barato e quando elas chegaram percebi que o fotômetro estava funcionando mas de uma forma bem "preguiçosa" dando a fotometria com uns 3 ou 4 pontos abaixo do correto.

minha dúvida é: existe como, por mais que caro, consertar estes fotômetros de selênio? ou o jeito é usar a câmera apenas com o sunny-16?

abraço,
Luiz.
« Última modificação: 08 de Maio de 2014, 13:58:59 por l.augusto.est »
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2014, 14:44:19
O problema com as células de selênio é uma degradação química da superfície, e isso não tem jeito. O máximo que você pode tentar é polir com extremo cuidado esta superfície e rezar para não remover a camada que interessa, já que ela é um filme extremamente fino. Pode tentar polir com papel. Mas só vai funcionar se a camada danificada não for grossa demais e não tiver uma camada de verniz por cima, o que é comum. Mesmo assim não é garantia.

O ideal mesmo seria trocar o componente, mas teria que ser exatamente igual, senão a leitura será errada. EM câmeras antigas, é literalmente impossível de conseguir outra célula nova. A regra geral é que se for de selênio e tiver mais que 20 anos, provavelmente não estará bom.
« Última modificação: 08 de Maio de 2014, 14:45:53 por AFShalders »


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2014, 13:08:43
Damn!
Acabei de comprar um Trip 35 por R$1,00 no mercado livre hehehehehe
Paguei mais 20 de frete.
Saiu por R$21,00 tudo... o vendedor disse que estava tudo funcionando (ok, eu não acreditei, mais um real? dei o lance né...)
Quando chegar vou testar. Alguma dica de como avaliar o estado dela?
JulioMarin.com.br


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2014, 13:29:22
Coloca ela no manual, seta qualquer ISO, tampa o fotometro (coloca a mão na frente da lente_ e veja se ela clicka.

Se clickar, tá zuada.

Depois aponta pra um lugar como se fosse fazer uma foto (garanta que a foto sairia em, pelo menos f/2.8 - abertura máxima da lente e 1/200 - velocidade da Trip no automático) e veja se clicka. Se clickar, ok.

É basicamente teste de fotometria. Aferir as velocidades (1/200 ou 1/40) é praticamente impossivel.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2014, 13:43:26
Coloca ela no manual, seta qualquer ISO, tampa o fotometro (coloca a mão na frente da lente_ e veja se ela clicka.

Se clickar, tá zuada.

Depois aponta pra um lugar como se fosse fazer uma foto (garanta que a foto sairia em, pelo menos f/2.8 - abertura máxima da lente e 1/200 - velocidade da Trip no automático) e veja se clicka. Se clickar, ok.

É basicamente teste de fotometria. Aferir as velocidades (1/200 ou 1/40) é praticamente impossivel.

Abcs

Muito obrigado! Assim que chegar eu testo e posto aqui! Abraços
JulioMarin.com.br


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2014, 15:30:12
Coloca ela no manual, seta qualquer ISO, tampa o fotometro (coloca a mão na frente da lente_ e veja se ela clicka.

Se clickar, tá zuada.

Depois aponta pra um lugar como se fosse fazer uma foto (garanta que a foto sairia em, pelo menos f/2.8 - abertura máxima da lente e 1/200 - velocidade da Trip no automático) e veja se clicka. Se clickar, ok.

É basicamente teste de fotometria. Aferir as velocidades (1/200 ou 1/40) é praticamente impossivel.

Abcs

No manual não!!! No automático, no "A"! No manual, vai clicar de qualquer jeito. No"A", com a lente tampada, ela vai NÃO vai clicar e vai levantar uma bandeira vermelha, o que indica que está tudo funcionando corretamente. Atenção para um detalhe: quando selecionar o "A", tem que esperar alguns segundos depois de tampar a lente, para clicar (acho que é para "carregar" o fotômetro). Na minha, pelo menos, é assim. E é bom guardá-la sempre com o modo manual ativado, para economizar o fotômetro.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2014, 15:32:08
Isso... No A.

Acho que pensei errado aí.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2014, 19:13:47
E é bom guardá-la sempre com o modo manual ativado, para economizar o fotômetro.

Não tem sentido. O que degrada o selênio é a exposição à luz e o próprio tempo. Para prolongar a vida da célula deixe tampada o mais que puder.

Lembre que neste tipo de célula a degradação é gradual e com o tempo a medição vai saindo da faixa por causa da perda de sensibilidade, algo na casa de meio a um ponto por cada 10 anos, dependendo do processo de fabricação.


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #14 Online: 21 de Julho de 2014, 14:46:45
Não tem sentido. O que degrada o selênio é a exposição à luz e o próprio tempo. Para prolongar a vida da célula deixe tampada o mais que puder.

Lembre que neste tipo de célula a degradação é gradual e com o tempo a medição vai saindo da faixa por causa da perda de sensibilidade, algo na casa de meio a um ponto por cada 10 anos, dependendo do processo de fabricação.

Não sabia. Uma vez li - se não me engano, aqui no fórum mesmo - que deixar ela direto no "A" deixava o fotômetro ativado, independente da lente estar tampada. Valeu!