Autor Tópico: Direito de imagem - é necessário permissão?  (Lida 855 vezes)

lucascoe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
    • Imagem.:Pix
Online: 10 de Março de 2014, 18:57:31
Olá Comunidade,

Estou com uma dúvida sobre a fotografia de pessoas ou grupos. Sei que quando estamos fotografando uma pessoa, devemos pedir a autorização - por escrito, para usar a imagem dela, seja de forma para venda ou não, mas nos casos a seguir, preciso pedir autorização para:

01 - Foto de grupo - preciso pedir a autorização de todos no grupo? E se forem 50 pessoas;

02 - Foto de uma rua em que aparecem pessoas onde o tema principal da foto é "a rua";

03 - Foto de um monumento onde pessoas estão próximas;

04 - Foto de um veículo em movimento, onde aparece o motorista (difícil vai ser correr atrás do carro para isso kkkkk...);

05 -  Foto de pessoas em um estádio, ou na entrada e saída de um show;

06 - Foto de detalhes do corpo (mãos, pés, barriga, etc);

07 - Posso usar fotos de pessoas que não serão comercializadas nas redes sociais tipo Face, Google+, sem se preocupar?

Bom acho que é isto. Espero ajuda por favor!

Li uma reportagem de um fotógrafo que disse que olhava para as sobrancelhas das pessoas que ele fotografava, se estiverem "levantadas" é como a pessoas dissesse: "Como assim? Por que me fotografou?" Então estas ele não postaria nem nas redes sociais. As demais, ele fazia a foto e depois perguntava para a pessoa se poderia usar a foto, mas "só de boca" eu não confio.

Então o que acham?
Até mais,<br />Lucas Filho<br />http://imagempix.blogspot.com<br />Cursos de fotografia digital com câmera básica


Cstabrava

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2014, 19:39:03
Se as fotos não tiverem finalidade comercial não há impedimento, o que não significa que as pessoas não possam lhe causar problemas. A ideia que os tribunais, em regra, estão tendo é que quem vai a um lugar público se sujeita a que sejam tiradas fotos. Se vc vai expor as fotos,  comercialmente ou em algum concurso, deve buscar uma autorização, principalmente no primeiro caso. Mas fotos que somente farão parte de seu acervo não há problemas.

O importante é o bom senso.

abraço

Jorge



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2014, 23:08:24
1 - Depende.
2 a 7 - Não.
7 - explicando melhor: Pode se preocupar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2014, 10:47:19
06 - Foto de detalhes do corpo (mãos, pés, barriga, etc);

Dependendo como for precisa sim... tirar a foto da mão de alguém e usar em uma campanha publicitária sem autorização e ela provar que a mão é dela pode tomar um processo relativo a proporção da campanha, alias, quem vai ser processado na verdade é a empresa que usou a foto na campanha... de modo geral todas as fotos que vão ser usadas comercialmente... mas claro que depende da foto e da finalidade....
« Última modificação: 11 de Março de 2014, 10:48:26 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).