Autor Tópico: Cláusula de contrato - estou querendo colocar esse item. o que acham?  (Lida 3678 vezes)

Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Após quebrar a cabeça algumas vezes sinto que não posso prescindir de um contrato na hora de realizar um trabalho por uma série de razões. :doh: Pois bem, estou preparando um aqui baseado em modelos da net e  e resolvi acrescentar um item baseado em minhas experiências. Segue um exemplo:

Fui contratado para fazer uma foto de um local, incluindo a fachada. Chegando lá a fachada estava em obra. Isso mesmo.  O cara marcou justamente nesse dia. Pego o telefone no mesmo instante:
 - olha, a fachada está em obra. Tem um cara com uma escada enorme tampando.
- ah..humm..será que dá pra vc tirar no photoshop?
- Acho difícil.

Cláusula que fiz:


11.  Disposição final – Sobre o tratamento das fotos.
Todas as fotos entregues passam por tratamento em software específico ao qual são feitos ajustes básicos como contraste, brilho e cor sempre quando necessários. Tratamentos mais agressivos que corrompem as características da cena fogem do trabalho de um fotógrafo. Dessa maneira esse serviço será cobrado à parte ou mesmo podendo ser recusado pelo CONTRATADO.

 
O que acham? Acham desnecessário ou mesmo antipático?


 


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2014, 19:51:20
NMHO acho que isso não vai ser antipático!!

É comum você ouvir esse tipo de comentário!

 :snack:


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2014, 09:09:35
acho válido, só não colocaria que fogem do trabalho de um fotógrafo, apenas citaria que seria cobrado à parte ou recusado.

« Última modificação: 12 de Março de 2014, 09:10:07 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2014, 09:14:06
Isso é bom, não só pra fachadas zuadas, como pra noivas gordinhas, modelos narigudas,
porque tem gente que acha que Photoshop é assim:

 :D


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2014, 09:15:50
acho válido, só não colocaria que fogem do trabalho de um fotógrafo, apenas citaria que seria cobrado à parte ou recusado.
boa ideia, o cobra extra ou nao faz!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2014, 09:16:48
Isso é bom, não só pra fachadas zuadas, como pra noivas gordinhas, modelos narigudas,
porque tem gente que acha que Photoshop é assim:

 :D

muito bom!!!!!


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2014, 09:34:31
Opa colega

Somente uma opinião. Cobertura fotográfica seja comercial ou não, é documental por default, EMHO  acredito que a preocupação é retratar a realidade, claro que bem iluminado se tiver modelo, bem produzida e tudo mais o que envolve uma boa produção

Nem colocaria o item de tratamento das fotos, ainda mais se vc levar um portfólio e ali esta o padrão.

Em alguns orçamentos de serviços coloco um item de "serviços fora do scopo", como mudanças de fundos, montagens especiais,etc serão tratados com orçamentos complementares, isso em letras garrafais, negrito e tudo mais que tenho direito para chamar a atenção.

Tem cliente FDP e mal informado e com uma boa proposta/contrato vc se protege dos dois


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 12 de Março de 2014, 09:46:52
Tá tranquilo a tua idéia.

Só acho que o texto da cláusula é muito ruim.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2014, 09:54:10
Lembro de uma vez que postaram aqui, mas não lembro quem foi..

O noivo não gostou das fotos do casamento porque ele saiu caolho nelas.. Mas o detalhe é que o noivo era caolho..


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Março de 2014, 10:26:02
Lembro de uma vez que postaram aqui, mas não lembro quem foi..

O noivo não gostou das fotos do casamento porque ele saiu caolho nelas.. Mas o detalhe é que o noivo era caolho..

Aconteceu comigo, mas era a noiva.

ela tinha o olho esquerdo meio baixo, tipo o Amaral:


Como eu era funcionário, o patrão mandou eu abrir o olho dela em todas as fotos do álbum...


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 12 de Março de 2014, 10:45:39
Muito bom esse tópico. Não trabalho com fotografia, mas mesmo fazendo fotos para a familia e amigos, sempre chega alguém e já manda um "capricha no photoshop". Quem me dera fosse fácil como nessa imagem que o Mike postou... aí eu faria sem problemas! hehehe

Quanto a cláusula, também acho que só ficou pesada a questão de que não é trabalho de fotógrafo, embora eu até concorde com isso. Acho que essa explicação pode ser dada pessoalmente, caso o cliente comente algo.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #11 Online: 12 de Março de 2014, 11:40:46
Tá tranquilo a tua idéia.

Só acho que o texto da cláusula é muito ruim.


kkkk....isso que dá fotógrafo querer dar uma de advogado. Vou seguir o conselho dos colegas. Vou tirar a parte que 'foge do trabalho de fotográfo'. Não tem nada a ver colocar isso em contrato mesmo. É que escrevi isso em momento de desabafo..rsrs Spositom, é isso aí! O que eu quero é me proteger dos dois :ok:

Refazendo:

 Disposição final – Sobre o tratamento das fotos.
Todas as fotos entregues passam por tratamento em software específico ao qual são feitos ajustes básicos como contraste, brilho e cor sempre quando necessários. Tratamentos fora desse escopo serão cobrados à parte em comum acordo.

Tá melhor, Hyde? :ponder:
 


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2014, 11:44:51
Isso é bom, não só pra fachadas zuadas, como pra noivas gordinhas, modelos narigudas,
porque tem gente que acha que Photoshop é assim:

 :D


Excelente! Já copiei. Fotógrafo sofre, viu!

Imagina vc vai em um dentista para fazer revisão no dente e fala com ele assim:

- dotô, tô com esse dente doendo, dá uma extraída nele na base da amizade?



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 12 de Março de 2014, 11:57:58

kkkk....isso que dá fotógrafo querer dar uma de advogado. Vou seguir o conselho dos colegas. Vou tirar a parte que 'foge do trabalho de fotográfo'. Não tem nada a ver colocar isso em contrato mesmo. É que escrevi isso em momento de desabafo..rsrs Spositom, é isso aí! O que eu quero é me proteger dos dois :ok:

Refazendo:

 Disposição final – Sobre o tratamento das fotos.
Todas as fotos entregues passam por tratamento em software específico ao qual são feitos ajustes básicos como contraste, brilho e cor sempre quando necessários. Tratamentos fora desse escopo serão cobrados à parte em comum acordo.

Tá melhor, Hyde? :ponder:
 

Disposição final – Sobre o tratamento das fotos.
Todas as fotos entregues passam por tratamento em software específico para correções gerais de ajustes básicos como contraste, brilho e cor sempre quando necessários. Alterações pontuais e/ou manipulações digitais estão fora do escopo do trabalho do fotógrafo, sendo cobrados valores diferenciados à parte e em comum acordo com o CONTRATANTE.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Março de 2014, 12:02:26
Disposição final – Sobre o tratamento das fotos.
Todas as fotos entregues passam por tratamento em software específico para correções gerais de ajustes básicos como contraste, brilho e cor sempre quando necessários. Alterações pontuais e/ou manipulações digitais estão fora do escopo do trabalho do fotógrafo, sendo cobrados valores diferenciados à parte e em comum acordo com o CONTRATANTE.

 :clap: :clap:

Por isso é bom deixar com quem entende!
 :ok: