Autor Tópico: Respostas nos classificados  (Lida 1846 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 12 de Março de 2014, 09:02:10
Tenho acompanhado os classificados constantemente, aguardando alguma oportunidade bacana para gastar meu dinheirinho. Entretanto, tenho notado algo que acho que pode ser melhorado: muitas vezes, algum interessado deixa uma pergunta que não é de caráter de negociação, mas sim de informação sobre o produto, e o autor/anunciante responde por MP. Ao meu ver isso não faz muito sentido. A dúvida de um pode ser a de mais pessoas. Entendo que MP seria para propostas, negociação de preço, prazo, formas de pagamento e de envio, etc etc, não sobre detalhes do produto. Ou melhor, pode até não dar todos os detalhes do produto num primeiro momento, mas já que vai responder pra uma pessoa em particular, porque não responder a todos no tópico?

Isso já foi discutido em algum momento? Acham que poderia agregar algo ou é só uma opinião minha mesmo?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2014, 09:23:44
Concordo com vc, isso inclusive dá aquele ar meio sombrio pra negociação, parece que tem alguma coisa escondidinha que não seria tão legal revelar... Pelo menos pra mim, é assim que soa.
Mas cada um tem o direito de lidar com a negociação como bem  entender. Não nos cabe interferência, até mesmo porque o fórum não tem qualquer grau de responsabilidade nas negociações feitas.
Mas concordo com vc.  :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2014, 09:40:18
Exatamente isso, Helena. Fica essa impressão de algo misterioso no ar. Claro que isso afeta apenas o interessado e o anunciante, mas enfim...

Minha sugestão foi no sentido de que, não necessariamente precise constar nas regras, mas sim deixar clara a orientação de que PROPOSTAS devem ser feitas por MP, mas dúvidas sobre o produto podem (e até são bem-vindas) no próprio tópico, para que fique visível à todos.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2014, 09:47:51
Uma boa parte das pessoas simplesmente não tem paciência para pesquisar na Internet ou no próprio forum, e aí os posts de perguntas e respostas vão se acumulando, "poluindo" e "saturando" a thread. Além disso, às vezes o produto está com algum pequeno "senão" cosmético que o "perguntador" aceita sem problemas mas "queima o filme" do produto para o público em geral.

Particularmente prefiro tudo por MP. Quem quer realmente comprar (e esse é o público de interesse do vendedor) discute por MP, pois aí é possível ter mais liberdade e flexibilidade. Faz todo sentido para mim (e para muitos...), pois justamente afasta a turma do "papo furado" de quem realmente quer comprar...  :ok:
« Última modificação: 12 de Março de 2014, 09:49:11 por efilho »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2014, 09:54:00
Também entendo esse lado, efilho. Tanto que citei na minha última resposta: é algo que afeta o real interessado e o anunciante. Apenas pra mim - e por isso a minha sugestão - só viria a agregar uma resposta no tópico ao invés de particular e fechada a cada interessado. Eu mesmo tenho uma espécie de boicote individual com esse tipo de coisa, da mesma forma que não entro numa loja cuja vitrine não está com preço nas coisas, mas aí é algo totalmente pessoal da minha parte. Não acho que uma reposta clara e objetiva vá poluir mais do que uma resposta do tipo "respondi por MP". E não acho que mostrar algum detalhe até então "oculto" vá queimar mais o filme do que receber isso via MP.

De qualquer forma, segue o jogo e fica a sugestão. Talvez alguns adotem essa prática por achar que toda resposta deva ser feita por MP, quando na verdade as regras pedem apenas para propostas serem feitas por esse canal.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2014, 10:11:35
O ideal para a venda do produto é ter uma boa foto, o preço e as condições do mesmo, da maneira mais sincera possível. Assim, que outras dúvidas um comprador potencial poderia ter que fosse de interesse geral? Concordo com não entrar em loja que não tem o preço à mostra, mas os classificados aqui mostram tudo!

Se estou realmente interessado em comprar algo, pesquiso tudo sobre o produto na Internet e só quero do vendedor o local onde se encontra o produto, preço e o estado de funcionamento, o que já consta do anúncio inicial. Depois vejo a atividade do sujeito no fórum, se ele é confiável e pronto. Compro ou não.

Eu não coloco "respondi por MP", pois se eu já fiz isso, para que colocar em um post? Da mesma forma o "mandei MP". É como mandar um email para avisar que mandou um email...  :)

Sinceramente não concordo com sua proposta, pois isso gera intermináveis papos de quem "gostaria" de comprar e não compra por falta de $$$, e fica "namorando" o produto pelos classificados...  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2014, 10:21:05
O ideal para a venda do produto é ter uma boa foto, o preço e as condições do mesmo, da maneira mais sincera possível. Assim, que outras dúvidas um comprador potencial poderia ter que fosse de interesse geral? Concordo com não entrar em loja que não tem o preço à mostra, mas os classificados aqui mostram tudo!

Se estou realmente interessado em comprar algo, pesquiso tudo sobre o produto na Internet e só quero do vendedor o local onde se encontra o produto, preço e o estado de funcionamento, o que já consta do anúncio inicial. Depois vejo a atividade do sujeito no fórum, se ele é confiável e pronto. Compro ou não.

Eu não coloco "respondi por MP", pois se eu já fiz isso, para que colocar em um post? Da mesma forma o "mandei MP". É como mandar um email para avisar que mandou um email...  :)

Sinceramente não concordo com sua proposta, pois isso gera intermináveis papos de quem "gostaria" de comprar e não compra por falta de $$$, e fica "namorando" o produto pelos classificados...  :ok:

A questão não são papos intermináveis, e sim, ser transparente com uma dúvida referente ao produto que está à venda. Isso não é offtopic e nem é contra as regras, por isso a estranheza em se responder assuntos referentes ao produto (especialmente sua condição) via MP.
Mas enfim, cada um tem sua forma de lidar com a negociação. Eu estranho sim, esse tipo de atitude. Mas é total direito do vendedor, o MF não tem nada a ver com isso.
« Última modificação: 12 de Março de 2014, 10:28:30 por Helena Bsb »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 12 de Março de 2014, 10:31:00
efilho, também acho que o essencial está já nas regras: valor, local, condições gerais, etc...

Acontece que, algumas vezes temos uma pergunta sobre algum ponto específico, algo que não apareça nas fotos, ou algo nesse sentido e que poderia somar para o interessado seguinte que visitar o tópico e que o anunciante vai lá e manda o famoso "respondi por MP". E sim, eu me enquadro nos que namoram o produto mesmo sem ter o $$$ para comprar. É exatamente por isso que acho que se o camarada respondesse para todos, eu poderia ter acesso a informação sem ter que ir pessoalmente, mandar uma MP, dar esse trabalho ao anunciante, sendo que no fundo, provavelmente não vou comprar. Simplesmente não faço isso. Mas e se na semana seguinte eu ter o $$$ e quiser comprar? Ou seja, não custa nada pro anunciante dar a resposta pública ao invés de privada por MP. Obviamente que o cenário inverso também é verdadeiro: se eu sou o vendedor e só quero que os reais interessados estejam por perto, posso responder por MP.

Entendo a posição que a Helena colocou que não cabe ao MF fiscalizar e exigir esse tipo de coisa.

Reforço mais uma vez apenas o caráter ORIENTATIVO da coisa, pois pode ser que alguns estejam agindo dessa forma por achar que tudo deva ser tratado por MP.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2014, 10:31:50
Concordo com o Greatwalker e com a Helena. A pergunta pode ser útil pra outros interessados. Acho no mínimo antipático esse negócio de "respondi por MP". Se não tem nada pra esconder, responde no tópico  :ok:

Sobre o hábito que muito comprador tem de colocar "Mandei MP" eu também achava estranho e desnecessário, porém isso deixa claro que "abriu negociação", e em casos de outro interessado chegar depois, já está sabendo que tem alguém antes. Uma vez mandei MP e não postei no fórum e estava em negociação. Nesse meio tempo, alguém postou lá "Mandei MP". Como fechamos negócio, o outro interessado achou que "furei fila"... Isso é muito chato. Então toda informação no tópico é importante: "Mandei MP", "Em negociação", etc...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 12 de Março de 2014, 10:43:46
Concordo com o Greatwalker e com a Helena. A pergunta pode ser útil pra outros interessados. Acho no mínimo antipático esse negócio de "respondi por MP". Se não tem nada pra esconder, responde no tópico  :ok:

Sobre o hábito que muito comprador tem de colocar "Mandei MP" eu também achava estranho e desnecessário, porém isso deixa claro que "abriu negociação", e em casos de outro interessado chegar depois, já está sabendo que tem alguém antes. Uma vez mandei MP e não postei no fórum e estava em negociação. Nesse meio tempo, alguém postou lá "Mandei MP". Como fechamos negócio, o outro interessado achou que "furei fila"... Isso é muito chato. Então toda informação no tópico é importante: "Mandei MP", "Em negociação", etc...

Exato... essa questão de "mandei MP", "respondi MP" já foi discutida, e realmente acaba tendo esse propósito. Depois que percebi isso, passei a colocar sempre MANDEI MP, exatamente pra ninguém achar que o vendedor tá dando preferência pra x ou y.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Março de 2014, 11:20:28
A questão não são papos intermináveis, e sim, ser transparente com uma dúvida referente ao produto que está à venda.

Responder com sinceridade a quem perguntou em particular não é ser "opaco". Como falei, muitas vezes a resposta pode conter uma oferta que não interessa divulgar nesse momento. Por exemplo, vc pode oferecer um desconto de ocasião (já conhece o amigo do fórum, está precisando muito do $$$ no momento etc.) que, se colocado em público, vai automaticamente baixar o preço original. Toda negociação tem características "táticas" que não são necessariamente mal intencionadas.

Pelo menos eu penso assim, e ajo desse jeito...  :ok:



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 12 de Março de 2014, 11:33:48
Em se tratando de propostas, como o desconto de ocasião que você se refere, efilho, as regras já definem que deva ser feito via MP. Minha observação foi no sentido de dúvidas sobre o produto e justamente sobre não misturar isso com tratar qualquer contato via MP.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C