Autor Tópico: zoom manual em flash TTL  (Lida 1997 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Março de 2014, 09:11:37
Pessoal,

Costumo usar o flash em TTL e com zoom automático, mas como uso o flash rebatido no teto, ao usar a lente em 17mm por exemplo, o zoom também fica muito curto e dessa forma a luz fica muito difusa, principalmente em tetos muito altos.

Lendo o manual do flash e relembrando um pouco a questão de NG, o flash rebatido em um teto de 7m ( que se tornam 14m, já que a luz vai e volta) em abertura f/2,8 vai dar um número guia  de 39, o qual consigo usando o flash em potência máxima com zoom de 35mm.

Estou pensando certo ? O zoom automático funciona melhor quando o flash é jogado direto na pessoa, sem rebater ?

Talvez eu esteja falando algo óbvio, mas nos eventos que faço algumas fotos saem subexpostas e pensei nesta questão do zoom como uma das alternativas.

Além disso, usando o zoom maior, preciso de menos potência do flash , certo ?

abraços
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2014, 10:06:48
Não sei como funciona no YN568, mas nos flashes da Canon, toda vez que a gente mexe a cabeça do flash, ele volta o zoom para o mínimo. Ele só ajusta certo quando a cabeça está apontada para frente.

Dito isso, sempre que eu uso flash rebatido eu coloco o zoom no manual e coloco no máximo, 105mm. Assim o rendimento do flash é melhor, e consigo rebater em paredes do outro lado do salão. Devido à distância, a luz vai ficar suave do mesmo jeito. Só diminuo o zoom quando vou rebater em alguma parede muito próxima.

Nessa sua conta do n° guia, lembre também do fato das paredes e teto absorverem um pouco da luz, assim a potência fica ainda menor. O fato de algumas fotos saírem subexpostas pode ser a questão da potência mesmo, coisa que o zoom do flash pode ajudar, mas também pode ser erro de leitura do TTL. Por isso, lembre de sempre analisar a cena e regular a compensação do flash de acordo.

Abraços


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2014, 10:42:41
Não sei como funciona no YN568, mas nos flashes da Canon, toda vez que a gente mexe a cabeça do flash, ele volta o zoom para o mínimo. Ele só ajusta certo quando a cabeça está apontada para frente.

Só por curiosidade, no YN568 existe uma tampinha de acrílico que fica embutida no flash e pode ser puxada e colocada na frente do mesmo e quando isso acontece o zoom vai para o mínimo.

 :ok:
« Última modificação: 13 de Março de 2014, 10:43:12 por affalcao »
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8