Autor Tópico: foco manual lentes kit canon vs nikon (18-55mm)  (Lida 2597 vezes)

taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Online: 13 de Março de 2014, 15:11:32
Boa tarde

Hoje fui mais uma vez verificar in loco a pegada das diversas DSLR para ver se finalmente me decido. Entretanto por curiosidade peguei numa D5200 com lente de kit 18-55 e resolvi espreitar pelo visor, desligar o AF e focar em manual, visto a máquina estar desligada. Fiquei surpreendido por não conseguir obter uma focagem perfeita, pelo contrário, na melhor focagem a imagem surgia-me bastante desfocada.
Resolvi pegar numa 700D também com a lente de kit 18-55, desliguei o AF e em manual procedi à focagem. Imediatamente consegui um foco perfeito.
Chamo o técnico de vendas e pergunto-lhe porque tal acontecia. Ele começa com a conversa que as máquinas estavam desligadas, etc, etc... Eu returco que a questão era puramente mecânica visto estarmos em foco manual. Ele insiste na máquina desligada. Eu vou-me embora.
Passo noutra loja e experimento as mesmas lentes. C'est la même chose. Canon 18-55 foco perfeito, Nikon 18-55 não consigo.

Podem elucidar-me por favor?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2014, 16:02:17
A camera nao tinha ajuste de dioptria? Devia estar bem fora de ajuste para seu olho.
D600 - E-M10


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2014, 17:01:26
A camera nao tinha ajuste de dioptria? Devia estar bem fora de ajuste para seu olho.

Um ponto para ti  :ok:. Esqueci-me de verificar.

De qualquer forma experimentei em 2 lojas. Coincidência?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2014, 19:11:37
Taunus, provavelmente elas estavam no ajuste padrao de fabrica, dai faz sentido as duas estarem ruins pra vc!
D600 - E-M10


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #4 Online: 13 de Março de 2014, 19:18:37
Quando tiver oportunidade já vou experimentar outra vez.

De qualquer das formas a resposta do vendedor foi no mínimo hilariante.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2014, 19:39:17
Sim, vendedor despreparado dá nisso. rs
D600 - E-M10


gomenezes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Março de 2014, 13:26:50
Boa Tarde galera, fiquei meio preocupado com esse tópico, pois estou a comprar uma D5200, estava entre ela e a Canon T5i ou T3i, porém me deixou preocupado essa parte do foco manual.

Será um problema a focagem manual na D5200? Alguem que possua esta câmera pode ajudar?


Att Gustavo
Nikon D5100
AF-S 18-55 f3.5-5.6 | AF-S 35 f1.8G
Manfrotto MK394-H


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Março de 2014, 14:39:05
Boa Tarde galera, fiquei meio preocupado com esse tópico, pois estou a comprar uma D5200, estava entre ela e a Canon T5i ou T3i, porém me deixou preocupado essa parte do foco manual.

Será um problema a focagem manual na D5200? Alguem que possua esta câmera pode ajudar?


Att Gustavo

Te falar uma coisa na boa, sou amador e comprei minha primeira DSLR, da assinatura e não me preocupei com isso.
Adorei fazer foco manual com ela, consigo cravar o foco sem problemas.
Não ví problema algum, o lance é praticar, mas pelo que já lí, foco manual é uma coisa muito particular e não vai ser usada sempre, depende do momento, tipo da foto entre outros.
Comprei a D3100 e até agora estou feliz  :ok:
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 14 de Março de 2014, 14:39:21
Boa Tarde galera, fiquei meio preocupado com esse tópico, pois estou a comprar uma D5200, estava entre ela e a Canon T5i ou T3i, porém me deixou preocupado essa parte do foco manual.

Será um problema a focagem manual na D5200? Alguem que possua esta câmera pode ajudar?


Att Gustavo

Rapaz, desencana... Para mim o dióptrico das D5200 estava fora do padrão, nunca nem peguei uma D5200 na mão e uso Canon, mas essa diferença não existe. Se optou pela D5200 vai sem medo, é uma baita câmera.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #9 Online: 14 de Março de 2014, 19:11:02
Pois é, não entendi por que ficou preocupado. Tenho certeza de que era o ajuste de dioptria.
D600 - E-M10


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #10 Online: 14 de Março de 2014, 19:42:04
Calma pessoal. Certamente foi newbice minha. Em principio amanhã já confirmo isso na loja.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 16 de Março de 2014, 09:50:27
Boa Tarde galera, fiquei meio preocupado com esse tópico, pois estou a comprar uma D5200, estava entre ela e a Canon T5i ou T3i, porém me deixou preocupado essa parte do foco manual.

Será um problema a focagem manual na D5200? Alguem que possua esta câmera pode ajudar?


Att Gustavo

Problema nenhum...
Se foi problema foi pontual naquela máquina lá.

Não existe qualquer chance do modelo nikon não realizar focagem manual.
É uma questão de ótica simples. Se manualmente não realiza o foco, automaticamente também não realizará.
Ou seja, liga o AF aponta e foca. Focou mas aparece desfocado no VF? É a dioptria que está desregulada.
Caçou, caçou, caçou e não focou? A cam tem problemas. Não o modelo como um todo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Março de 2014, 12:42:49
Boa Tarde galera, fiquei meio preocupado com esse tópico, pois estou a comprar uma D5200, estava entre ela e a Canon T5i ou T3i, porém me deixou preocupado essa parte do foco manual.

Será um problema a focagem manual na D5200? Alguem que possua esta câmera pode ajudar?


Att Gustavo

Se ler só o primeiro post vai ficar preocupado mesmo ...


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #13 Online: 16 de Março de 2014, 19:40:04
Boas

Já confirmei o foco, e consegui obter melhores resultados regulando as dioptrias. De qualquer das formas gostei mais do viewfinder das Canon, pareceu-me mais luminoso que as Nikon. A sensação que tive é que é mais fácil e rápido obter foco manual com a Canon. Just my two cents


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 16 de Março de 2014, 20:54:26
Boas

Já confirmei o foco, e consegui obter melhores resultados regulando as dioptrias. De qualquer das formas gostei mais do viewfinder das Canon, pareceu-me mais luminoso que as Nikon. A sensação que tive é que é mais fácil e rápido obter foco manual com a Canon. Just my two cents

Ai sim , questão de gosto, se gostou de Canon, vai nela.