Autor Tópico: Uma foto que pode ter influenciado na paixão pela fotografia  (Lida 904 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Online: 19 de Outubro de 2009, 14:29:19
Não é tarefa fácil. Posso citar um monte de imagens e autores que me influenciaram e influenciam de alguma maneira enquanto ainda no longo caminho da construção de uma linguagem própria, ou até já representaram uma mudança de atitude e direcionamento neste processo. Mas posto aqui, junto com a respectiva "historinha", aquela que acredito que tenha sido a primeira influencia, ou a primeira imagem que me prendeu a atenção como trabalho fotográfico, muito antes de eu ter a mínima idéia do que de fato representava isso.

Convido os colegas a fazer o mesmo:

Era eu um garoto pequeno o suficiente para não ser deixado sozinho em casa, e por isso levado para todo o lado pela mão de minha mãe. Acompanhava-a semanalmente às aulas de piano, na casa de sua professora, Dona Albina. A memória não é precisa, e os detalhes não são claros. Mas lembro que, na falta de crianças por perto ou brinquedos, me distraia observando coisas da casa. E havia uma foto, num porta-retratos, que me detinha, num misto de curiosidade e incompreensão. “É do meu filho, ele ganhou um prêmio com ela”. Dizia a professora transbordando de orgulho. E com esta informação, mais ainda me hipnotizava diante do fascínio da imagem, que agora, era Ganhadora de um Prêmio. Isso queria dizer, para mim criança, que aquilo era algo maravilhoso.
Guardei isso em algum canto da minha cabeça quando minha mãe abandonou as aulas de piano. Hoje, aos 43 anos, recente e “quase” tardiamente fisgado pela paixão fotográfica numa atração especial e um pouco frustrada pelo fotojornalismo, busco conhecer tudo o que foi produzido de relevante pelos grandes do segmento. Mas foi num domingo próximo, folheando o exemplar número 8 da coleção da Folha de São Paulo, “Grandes Fotógrafos”, que fechei um elo fundamental que pode fazer parte das raízes deste fascínio. A imagem viajou do porta-retratos da Dona Albina para as páginas de uma seleção de grandes gênios. A foto 1º de Maio, de Pedro Martinelli.
Conhecia algumas das obras deste importante nome da fotografia brasileira e sabia sobre suas incursões amazônicas junto aos irmãos Villas Boas, de sua longa carreira na Editora Abril e sabia da diversidade de seu trabalho, mas ainda não tinha me reencontrado com esta foto para traçar o vínculo com o filho da professora de piano em Santo André. Jamais poderia imaginar que uma trajetória profissional de dar inveja a qualquer um que, como eu, tenha fascínio pelo registro da história e pela documentação antropológica através da fotografia poderia ter sido testemunhada por mim, dali, da casa de sua mãe, olhando uma ampliação presenteada das mãos do autor a ela.
Parei um bom instante para pensar o quanto aquela foto do porta-retratos ao lado do piano teria me influenciado, mais de trinta anos depois.




Foto 1º de Maio de Pedro Martinelli (postada em meu blog de bobagens fotográficas com autorização do autor, junto com o texto acima).


Abraços
« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, 14:33:42 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech