Autor Tópico: Dama da Noite  (Lida 1257 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Março de 2014, 03:17:10
Quem conhece a flor chamada Dama da Noite? Trata-se de uma planta curiosa que apenas uma noite no ano abre flores (entre 21h e 22h) e na manhã do dia seguinte as flores já estão murchas e fechadas. Muita gente passa o ano inteiro aguardando que elas abram (são belíssimas e com um odor muito agradável). Na nossa varanda temos uma dessa. Na noite de quinta para sexta seis flores resolveram abrir, o que é raríssimo! Nos vários anos com a planta aqui nunca foram tantas flores. Como a planta está na varanda e as flores ficaram a maioria penduradas do lado de fora, não era uma posição favorável a boas fotos. Fiz algumas na varanda e depois consegui alvará para cortar uma delas para fazer fotos macro na mesa, quando montei o circo e fiz as fotos abaixo. Primeiro as fotos tiradas ainda na varanda:

São seis flores, note umaquase escondida atrás de outra, ao fundo (24-105L em 28mm):


Em seguida coloquei a lente 100L macro e fiz uma foto mais próxima de uma delas:


Em seguida a MPE-65 (em 1x) com a câmera na mão (já dá para ver um pouco os gráos de pólen):


Finalmente, já com a cãmera na bancada e a flor cortada e suspensa por uma garra (fotos em 5x, exceto a última que é em 1x). Note os gráos de pólen:








notando a interessante textura das pétalas da flor, fiz esta em 5x com a MPE65 com foco ao longo de uma pétala:


Mais uma:


Aqui uma foto do setup (tirada com a 7D, mostrando a 6D nos trilhos de foco e tripé):


Detalhe das garrinhas de soldagem que são MUITO úteis para fotos de produtos (comprei 5 kits e os desmontei. Monto-os conforme necessário, neste caso dois kits ligados um no outro para compensar o peso da flor):


Com a flor posicionada em outro ângulo:


Finalmente duas fotos tiradas com a 7D e a 100L na mão:




Fotos todas sem nenhuma edição, apenas redimensionamento para os limites aceitos pelo forum (e leve crop em um par delas). Uma vez que a flor é cortada, ela sobrevive cerca de 48h em um copo d'água se deixada dentro da geladeira (mais tempo que se a flor fosse deixada na planta, pois na manhã seguinte as demais já estavam murchas e fechadas).

A natureza não é maravilhosa?
« Última modificação: 15 de Março de 2014, 03:30:17 por jauvane »
JVc.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2014, 03:29:37
Adoro fotografar flores!
Sim Jauvane, a natureza é maravilhosa, linda e bela
Essas fotos mereciam um livro de Ciências, prinicpalmente pelos detalhes exibidos!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


GRStelmak

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2014, 04:42:56
De fato o aroma é espetacular, assim como as fotos, ricas em detalhes. Parabéns!
6D x 2 | 24-105MM F4L | 35MM ART | 85MM 1.8 | YN600EXRT | YNE3RT


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2014, 10:43:04
Fotos magníficas (bem como seu equipo).  :worship:

Vou discordar qto ao cheiro, não gosto não :assobi: :assobi: :assobi:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Março de 2014, 13:01:01
O odor parecce ser forte, mas como meu nariz não funciona direito, só o senti quando coloquei o nariz praticamente dentro da flor das fotos da bancada. Me pareceu agradável, mas talvez com o cheiro contínuo ele fosse um pouco enjoativo... Como 90% do tempo meu olfato fica quase desligado (e nos 10% restantes extremamente apurado) não sou o melhor avaliador de aromas (exceto naqueles 10% do tempo, que não era o caso naquela noite)  :)

O odor deve ser forte para atrair as criaturas que a planta precisa que visitem a flor nas poucas horas que ela fica aberta (cerca de 6h entre abrir e fechar, já murcha). Não consegui identificar que criatura é atraída. Minha esposa disse ter visto uma abelha cachorro, mas não sei se a planta obteve sucesso em atrair o seu parceiro natural.
JVc.


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 15 de Março de 2014, 13:30:15
O odor parecce ser forte, mas como meu nariz não funciona direito, só o senti quando coloquei o nariz praticamente dentro da flor das fotos da bancada. Me pareceu agradável, mas talvez com o cheiro contínuo ele fosse um pouco enjoativo... Como 90% do tempo meu olfato fica quase desligado (e nos 10% restantes extremamente apurado) não sou o melhor avaliador de aromas (exceto naqueles 10% do tempo, que não era o caso naquela noite)  :)

O odor deve ser forte para atrair as criaturas que a planta precisa que visitem a flor nas poucas horas que ela fica aberta (cerca de 6h entre abrir e fechar, já murcha). Não consegui identificar que criatura é atraída. Minha esposa disse ter visto uma abelha cachorro, mas não sei se a planta obteve sucesso em atrair o seu parceiro natural.

Meio off topic, mas se alguém tiver curiosidade como a vitória régia se reproduz... é interessantíssimo... me lembrou agora, porque também dura apenas uma noite a flor aberta


Joel Gonçalves da Cruz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
  • "Parar, sacar los sueños del cajón y empezar"
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2014, 16:21:24
Aqui na minha cidade é cheia dessas, no meio fio dos passeios brotam por todos os lados....ja estamos bem acostumados. Parabens pelas fotos e a explicação bem detalhada
"Lo mejor de la fotografia es que ella no cambia, mismo cuando las personas lo hacen"

http://www.flickr.com/photos/118018927@N03/

Canon AE-1 / 50mm / Hoya HMC 28-85mm / Prorokinon MC 80-200mm