Autor Tópico: Correção de lente - ativar ou não?  (Lida 5945 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 16 de Março de 2014, 21:26:35
Dificilmente uso. Acaba distorcendo o corpo das pessoas. Pra arquitetura é bacana usar.

Mas em geral, dependendo da foto, retiro as vinhetas.

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 16 de Março de 2014, 22:29:51
Concordo com o Spider e com o Koki. Quando tem pessoas nos cantos das fotos via de regra o resultado é péssimo. Mas para arquitetura muitas vezes funciona bem, e as rotinas novas implementadas no LR5 trabalham muito bem.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #17 Online: 16 de Março de 2014, 23:59:08
Mas a correção pelo perfil da lente não é justamente para corrigir a distorção que as lentes, em particular as mais baratas, criam nas bordas das imagens?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #18 Online: 17 de Março de 2014, 07:59:33
Rafa, pelo menos nas lentes que conheço, a distorção não é bem na borda. Tem fotos que parecem um barril, e outras parecem uma almofada com aquele botão no meio.

A correção dá uma acertada nesse formato estranho, transformando uma coisa arredondada em algo mais chapado. Nessa tentativa, as quinas das fotos acabam ficando esticadas. Se tem um pedaço do céu na quina, ou qualquer outra coisa de cor uniforme, sem problemas. Mas se tem algum objeto de formato conhecido ou mesmo uma pessoa, pode ficar bem estranho. Tem foto em que a pessoa fica com a cabeça parecida com o Alien, sabe? kkkkkkk

D600 - E-M10


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #19 Online: 17 de Março de 2014, 15:14:05
Tem foto em que a pessoa fica com a cabeça parecida com o Alien, sabe? kkkkkkk



Bem isso mesmo  :D :D :D  Obviamente que não vou postar aqui, mas tinha uma foto de um grupo de pessoas, que estava meio em semi-circulo e que eu cliquei em posição meio lateral, já que não dava para clicar de frente. Após a correção, a pessoa que estava à direita, mas próxima da câmera, ficou com a cabeça 2x maior do que a que estava do lado dela. E o lado direito do rosto ficou o dobro do tamanho comparado com o lado esquerdo. Coisa de filme de terror.

Não adianta, correção de distorção é feita através de introdução de outras distorções, um jogo de puxa e estica.

Já para arquitetura, as vezes funciona razoavelmente bem, principalmente a correção de perspectiva. Aqui, por exemplo, uma panorâmica feita "na mão" e que foi unida com o Hugin, apenas para fazer um teste das rotinas de correção de perspectiva do então LR5 Beta



E a mesma foto depois de corrigida pelo LR5. Ainda não ficou perfeita, mas bem melhor e com um pouco de ajuste manual ficaria perfeita



Note que aqui é correção de perspectiva, diferente da correção de distorção barril e almofada.

« Última modificação: 17 de Março de 2014, 15:14:41 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 18 de Março de 2014, 22:29:53
Muito obrigado pessoal, eu acho que vou re-editar algumas fotos para colocar em meu site, acho que vou usar esse efeito em algumas fotos.

Muitas fotos que fiz, especialmente com minha antiga h50 o povo vivia reclamando que saia mais gordo do que deveria ser, talvez o problema estava nesta distorção  :ok: