Autor Tópico: Fotografia com pouca luz, sem flash. Dicas?  (Lida 8845 vezes)

Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 17 de Março de 2014, 19:57:46
mais uma, essa deixei mais escura. O que acham?


DSC_9856 por Angelita Alves, no Flickr


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Março de 2014, 22:54:12
A foto esta ruidoza mas eu nao entendi qual eh o problema nisso. Se o ruido estivesse freio eu entenderia mas esta fino e agradavel. Eu particularmente gostei do ruido e mesmo que pudesse optar em usar ISO baixo eu iria preferir usar ISO alto, combina com o artistico, natural e simples exatamente como o parto foi escolhido. Nada de uma imagem lisa com cara de comercial idealizando uma cena e momento como mero objetos de entretenimento e consumo, mas sim algo mais sincero.

2x


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #17 Online: 17 de Março de 2014, 22:55:41
Eu particularmente achei que você não precisava clarear tanto a primeira. Não ficou ruim, mas não havia necessidade, na minha opinião.
Gostei muito das duas. Gostei do P&B, do granulado, do momento registrado.
Acho besteira certos limites impostos do tipo "não pode ter ruído", "não pode estar sub", etc.. Acho que tudo depende do momento, do estilo, do conceito, do contexto...
Veja a série "de dentro" do spiderman. Muitas fotos fora do "padrão", granuladas, subexpostas, mas gostei muito de todas que vi.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #18 Online: 17 de Março de 2014, 23:03:49
Angelita, acho que essa segunda o tratamento ficou mais bacana, na minha opinião, pois aí sim passa o clima de penumbra. De qualquer forma, independente de tratamento, ruído, o que quer que seja, as duas fotos estão muito lindas mesmo! Pra mim essa segunda está ainda mais bonita que a primeira!
« Última modificação: 17 de Março de 2014, 23:04:13 por Humberto Teté »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #19 Online: 18 de Março de 2014, 07:57:20
Eu não gostei! Esta subexposta. Para fazer este tipo de fotografia, sem luz disponível, tem que ter uma maquina com excelente desempenho em ISO alto com as Niko D610, D3s, D4 e D4s; Canon 6D, 5D Mk III, 1Dx ou as Fuji X... E lentes rápidas, 1.4 ou mais!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #20 Online: 18 de Março de 2014, 09:02:00
Uso uma D5100, com lente tamron 17-50 2.8

Eu comprei uma luminária de leds, dobrável que no 1° estágio tem uma luz bem sutil, que se tivesse que passar pela sua situação a levaria e nem incomodaria a criança e facilitaria para mim...
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 18 de Março de 2014, 09:25:03
Eu gostei bastante da linguagem da 2ª imagem.
O ruído, dado as circunstâncias do ambiente, caiu muito bem.

De qualquer modo, independentemente do gosto pessoal dos colegas que se pronunciaram ou do seu próprio, Angelita, em relação ao ruído ou à luz da cena, tem que se ter em mente se o trabalho será entregue impresso ou não à cliente.
Se for impresso, é imprescindível que você conheça antecipadamente o resultado final que teu equipamento aliado ao tratamento pode oferecer.
Para isso, é pegar algumas fotos iguais trata-las de maneira diferentes e mandar imprimir em um bom lab. Daí você terá um guia nas mãos do que fazer na captura e do que fazer na pós.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Março de 2014, 09:25:24
Há um tempo atrás, em outro tópico, comentei a dificuldade de fotografar partos devido à pouca luz  ambiente e me falaram que eu estava errado , pois sala de parto é super bem iluminada. Hoje vejo que não é bem assim.
« Última modificação: 18 de Março de 2014, 09:25:45 por affalcao »
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 18 de Março de 2014, 11:20:26
Eu gostei bastante da linguagem da 2ª imagem.
O ruído, dado as circunstâncias do ambiente, caiu muito bem.

De qualquer modo, independentemente do gosto pessoal dos colegas que se pronunciaram ou do seu próprio, Angelita, em relação ao ruído ou à luz da cena, tem que se ter em mente se o trabalho será entregue impresso ou não à cliente.
Se for impresso, é imprescindível que você conheça antecipadamente o resultado final que teu equipamento aliado ao tratamento pode oferecer.
Para isso, é pegar algumas fotos iguais trata-las de maneira diferentes e mandar imprimir em um bom lab. Daí você terá um guia nas mãos do que fazer na captura e do que fazer na pós.

Nesse caso específico não prometi entregar impresso. Vou fazer umas impressões pra teste e passo pra ela as que ficarem boas. Estou fazendo uns testes aqui na edição pra ver o que fica melhor. Obrigada!


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 18 de Março de 2014, 11:27:10
Há um tempo atrás, em outro tópico, comentei a dificuldade de fotografar partos devido à pouca luz  ambiente e me falaram que eu estava errado , pois sala de parto é super bem iluminada. Hoje vejo que não é bem assim.

Tudo depende de como vai ser o parto. Quando é nascimento cirúrgico, geralmente é bem iluminado mesmo. Fotografei uma cesariana e até flash (rebatido) usei, sem problemas, veja:


DSC_5825-3 por Angelita Alves, no Flickr



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 18 de Março de 2014, 12:17:53
Eu achei que essa segunda ficou muito escura apesar da pele da mao ter ficado mais interessante.

Editado:
Eu acho que a primeira esta melhor como um todo mas principalmente em questao da exposicao. Vc pode adicionar uma leve vinheta na primeira para dar uma escurecida no ambiente, nada muito exagerado.

Ou procurar um meio termo entre a primeira e a segunda, em que obtenha a caracteristica da pele da segunda sem deixar muito sub-exposta.

Apenas meu palpite.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 18 de Março de 2014, 14:12:24
Eu achei que essa segunda ficou muito escura apesar da pele da mao ter ficado mais interessante.

Editado:
Eu acho que a primeira esta melhor como um todo mas principalmente em questao da exposicao. Vc pode adicionar uma leve vinheta na primeira para dar uma escurecida no ambiente, nada muito exagerado.

Ou procurar um meio termo entre a primeira e a segunda, em que obtenha a caracteristica da pele da segunda sem deixar muito sub-exposta.

Apenas meu palpite.

Obrigada pela dica!


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 18 de Março de 2014, 14:41:55
Eu não gostei! Esta subexposta. Para fazer este tipo de fotografia, sem luz disponível, tem que ter uma maquina com excelente desempenho em ISO alto com as Niko D610, D3s, D4 e D4s; Canon 6D, 5D Mk III, 1Dx ou as Fuji X... E lentes rápidas, 1.4 ou mais!

No momento não tenho condições de comprar uma fullframe. Tô pensando em uma D7100, pois assim não preciso trocar todas as lentes que tenho. Será que melhora um pouco a qualidade com iso alto?


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #28 Online: 18 de Março de 2014, 16:48:30
No momento não tenho condições de comprar uma fullframe. Tô pensando em uma D7100, pois assim não preciso trocar todas as lentes que tenho. Será que melhora um pouco a qualidade com iso alto?

Senão me engano é o mesmo sensor!!!???
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #29 Online: 19 de Março de 2014, 09:09:17
Senão me engano é o mesmo sensor!!!???

Mesmo sensor da 5100??  :ponder: