Autor Tópico: Fotografia com pouca luz, sem flash. Dicas?  (Lida 8717 vezes)

Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Online: 17 de Março de 2014, 11:27:20
Pessoal, fui chamada para fotografar um parto natural. Foi o primeiro trabalho assim e não cobrei pra fazer. Na sala de parto tinha pouquíssima luz e eu não podia usar flash, pois a ideia da mãe era um ambiente de penumbra. Eu fotografei usando uma lente 17-50 f.2.8 e iso 2000 na maioria das fotos. Fotografei em raw e depois percebi que ficaram escuras e dei uma clareada na edição. Acontece que as fotos ficaram com muito ruído  :no: 
Sei que com pouca luz é complicado mesmo, mas como eu poderia minimizar o ruído numa situação dessas? Será que deveria ter elevado mais o iso, pra não precisar clarear na pós produção? Alguma dica? Obrigada!

Segue uma foto, essa coloquei em p&b pra ficar mais aceitável:


DSC_9872 por Angelita Alves, no Flickr


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 17 de Março de 2014, 11:49:21
Angelita, fotografia de parto exige uma certa despreocupação em relação a isso. A luz muitas vezes é pouca e/ou ruim e não se pode utilizar luz de flash. Acho que uma visita prévia ao local e estudo da possibilidade da utilização de um abajur ou algo do tipo pode ser interessante. Conversar com os pais sobre isso, afinal, fotografia sem luz é inviável. Outro coisa que pode te ajudar é a compra de uma lente mais clara e uma máquina que suporte iso mais elevado. Mas isso já exige um investimento extra. De qualquer forma, me parece um tipo de fotografia em que a qualidade da luz é colocada em ultimo plano. O que importa realmente é o registro do momento. Então acho que o ideal é desencanar em relação a isso.
Sua foto é muito bonita.
« Última modificação: 17 de Março de 2014, 11:50:06 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 17 de Março de 2014, 11:53:38
Angelita, apenas uma dica que com certeza será complementada por outros.

Evite ao máximo usar ISO's parciais que são 1/3 de ponto superior aos ISO's cheios. Estes ISO's são correções via software do ISO cheio imediatamente anterior, ou seja, vc fotografar em ISO 2000 é a mesma coisa que fotografar em RAW usando ISO 1600 deixando a foto 1/3 de ponto subexposta e depois na conversão do RAW, puxar este 1/3 de ponto para cima. As Nikon são ótimas em recuperar áreas de sombra, mas puxar a exposição para cima significa, em maior ou menor grau, vc colocar informação onde antes não existia, e com isso o ruído e outros problemas como color banding aparecem mesmo, por melhor que seja o sensor.

Quando for usar ISO alto, dê preferência a usar ISO's cheios ou então aqueles que são 1/3 de ponto inferior ao ISO cheio, no seu exemplo, ISO 2500.

Sua foto ficou realmente bem granulada, o que me leva a pensar que vc teve que puxar bastante a exposição na conversão do RAW. E pelo exif, não tinha muito mais a fazer, talvez apenas usar uma velocidade um pouco menor. Para fotos posadas, o uso de lentes estabilizadas ajuda. Costumo fazer fotos posadas com até 1/30 de velocidade, o que daria um ganho de mais ou menos 1 ponto e meio em relação ao 1/80 que vc usou. E claro o uso de lentes fixas claras como a 35mm f/1.8, sempre considerando que lentes muito claras exigem cuidado em função da profundidade de campo bastante reduzida.

Mesmo assim, tente várias configurações de redução de ruído e faça impressão das fotos. O ruído na foto impressa dá uma percepção diferente e muitas vezes fica bem. Eu particularmente gostei muito dessa foto que vc postou.

Agora é com o resto do pessoal :)





« Última modificação: 17 de Março de 2014, 11:54:49 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


João Pens

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2014, 12:48:05
Angelita, só acrescento o seguinte, pelo que sua cliente disse, gostaria de um ambiente "penumbra" e na foto que expôs não percebi essa característica, talvez porque ficaria escura demais nos detalhes que quis evidenciar. Minha sugestão seria de você ter uma luz suave para posicionar onde você quer destaque (ex: rosto do bebê e da mãe), assim o restante que não é relevante ficaria subexposto e você teria destaque no que precisa, mantendo um ambiente escurecido. Abraço


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2014, 15:43:03
Alem do que foi dito
E pensando na solução agora, tem o que aponta João Pens

Eu me tenho dado muito bem com o LR  e a luminancia em particular na secção de eliminar ruido.
Funciona bastante bem...
Rapidamente fiz aqui um exemplo da foto em questão onde se vê já um grao aceitavel na minha opinião.

A. Fernandes


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 17 de Março de 2014, 16:05:36
Gente, não dá pra melhorar muito a luz, infelizmente. Num ambiente de parto natural/humanizado, a última coisa que a mulher quer é alguém interferindo no cenário no qual ela está parindo. É muito intimo e o fotógrafo tem que ficar literalmente invisível ali. Eu sei porque já vivenciei isso. Na hora que o bebê tá saindo, no máximo tem uma luzinha da lanterna do médico pra verificar se tá tudo certo.
Tô pensando em investir numa máquina melhor, pra poder subir o iso e lentes mais claras mesmo.

Obrigada pelas respostas!

Mais uma foto do registro, essa foi quando o pediatra foi examinar o bebê, daí acenderam a luz  :)


DSC_9896 por Angelita Alves, no Flickr


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2014, 16:06:48
Alem do que foi dito
E pensando na solução agora, tem o que aponta João Pens

Eu me tenho dado muito bem com o LR  e a luminancia em particular na secção de eliminar ruido.
Funciona bastante bem...
Rapidamente fiz aqui um exemplo da foto em questão onde se vê já um grao aceitavel na minha opinião.



Gostei! vou tentar aqui  :ok:


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2014, 16:57:37
Angelita, apenas uma dica que com certeza será complementada por outros.

Evite ao máximo usar ISO's parciais que são 1/3 de ponto superior aos ISO's cheios. Estes ISO's são correções via software do ISO cheio imediatamente anterior, ou seja, vc fotografar em ISO 2000 é a mesma coisa que fotografar em RAW usando ISO 1600 deixando a foto 1/3 de ponto subexposta e depois na conversão do RAW, puxar este 1/3 de ponto para cima...

Boa !
Eu mesmo abusava dos intervalos, tentarei não mais !  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2014, 16:58:13
Qual é sua câmera?
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2014, 17:25:35
Gostei! vou tentar aqui  :ok:
Normalmente, nas P&B depois de andar a mexer no ruido... lhes dou um pouco de grão.. ( em baixo de tudo no revelar)
Se nao fica muito 'plastico'
A. Fernandes


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2014, 17:26:22
Boa !
Eu mesmo abusava dos intervalos, tentarei não mais !  :ok:
Tb  aprendi... nem ideia tinha disso  :ok: :ok:
A. Fernandes


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2014, 17:34:03
A foto esta ruidoza mas eu nao entendi qual eh o problema nisso. Se o ruido estivesse freio eu entenderia mas esta fino e agradavel. Eu particularmente gostei do ruido e mesmo que pudesse optar em usar ISO baixo eu iria preferir usar ISO alto, combina com o artistico, natural e simples exatamente como o parto foi escolhido. Nada de uma imagem lisa com cara de comercial idealizando uma cena e momento como mero objetos de entretenimento e consumo, mas sim algo mais sincero.

Mas se vc quer eliminar o ruido tem muitos plugins para Photoshop que fazem um bom trabalho.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 17 de Março de 2014, 19:16:29
A foto esta ruidoza mas eu nao entendi qual eh o problema nisso. Se o ruido estivesse freio eu entenderia mas esta fino e agradavel. Eu particularmente gostei do ruido e mesmo que pudesse optar em usar ISO baixo eu iria preferir usar ISO alto, combina com o artistico, natural e simples exatamente como o parto foi escolhido. Nada de uma imagem lisa com cara de comercial idealizando uma cena e momento como mero objetos de entretenimento e consumo, mas sim algo mais sincero.

Mas se vc quer eliminar o ruido tem muitos plugins para Photoshop que fazem um bom trabalho.

Eu não quero eliminar completamente o ruído, até acho legal um pouco. Fiquei achando que nessa passou da conta.  Mas olhando novamente o trabalho até que tô gostando. Realmente nesse tipo de foto não cabe uma imagem artificial. Obrigada pelo toque!


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 17 de Março de 2014, 19:17:21
Qual é sua câmera?

Uso uma D5100, com lente tamron 17-50 2.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 17 de Março de 2014, 19:42:53
Angelita, também achei que nessa foto em específico, o ruído caiu muito bem. Sabe, a gente tem uma certa paranoia com essas história de ruído, mas tem que ver que na hora que imprime as fotos, o ruído fica bem menos visível, e muitas vezes até agradável.

Essa foto em si não mostra muito o clima de penumbra, acho que não precisava ter clareado tanto. É legal ter o clima retratado nas imagens, se o local era intencionalmente escuro.