Autor Tópico: Dúvida entre curso e aprender por si mesma.  (Lida 4353 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 17 de Março de 2014, 22:28:16
por esse preço sem chances.

eu fiz um curso presencial (3 horas diárias) de 6 meses 2x por semana por 50 reais ao mês.
ótimo diga-se de passagem.
2 reais a hora?  :ponder:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Março de 2014, 23:05:57
Aqui na minha cidade, tem um estúdio que estão oferecendo cursos, o lihtroom para iniciantes esta custando R$ 600,00 para 14 horas de curso. Na minha opinião, uma loucura, mas tem quem paga, já ate fecharam turma.
Tudo que eu aprendi ate hoje foi pela internet, vendo vídeo aulas, lendo artigos, e-book e muita coisa aqui no fórum.
Tudo depende do seu tempo e dedicação. Eu comecei a estudar faz 2 anos, leio todo dia alguma coisa relacionada a fotografia ou arte, e sempre descubro que sei muito pouco ainda.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #17 Online: 17 de Março de 2014, 23:28:35
Um curso desses, de 2 anos, é (ou pretende ser), profissionalizante. Ou seja, é para quem está começando do zero e quer se tornar um fotógrafo profissional, fazer fotos de casamento, books, fotos de produtos, etc. Certamente será um curso bem completo e abrangente, mas não dará uma especialização em nenhuma área, somente uma boa base para você partir.

Busque estudar por conta própria por algumas semanas ou meses, veja o que você acha e depois decida se precisa de um curso longo e completo, ou se vai aprender o básico sozinha e buscar um curso especializado.

E siga o conselho do CROIX, para fotografia de arte é importantíssimo uma sólida base em artes, pintura, estética, linguagem artística e afina.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #18 Online: 18 de Março de 2014, 07:40:59
Eu aprendi tudo sozinho, desde o inicio e ja dei algumas aulas de fotografia para algumas pessoas, duvido que saberia mais do que sei caso tivesse feito um curso basico... Nao vejo necessidade nesses cursos, a nao ser os dedicados como os da Escola Fullframe, que acho interessantes, pois ensinam coisas mais direcionadas, como fotografia de produtos e coisas do tipo.

Acho que o basico poderás aprender sozinha, demora mais? Sim, bem mais! É mais dificil? é!

Hoje com internet voce tem acesso a informações que nunca teria a alguns anos atras, livros por preços bons, videos gringos direcionados que podes assistir e até comprar, canais do YT como PHlearn que tem varios tutoriais para PS, canais como o do Serge Ramelli que fala sobre Lightroom dentre tantos outros... acho que o mais importante ainda é aperfeiçoar o ingles e cair dentro dos videos gringos!

Se o seu objetivo é artistico, estude arte! Crie projetos diferenciados, busque tendencias, estude tecnicas diversas que no fim das contas é o que vai diferenciar o que voce faz do que o que todos fazem!

Bom, essa é minha opiniao, cada um pensa de uma forma :)
@jacobfotografiacriativa


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #19 Online: 18 de Março de 2014, 09:52:37
2 reais a hora?  :ponder:

É um curso oferecido pela FUNDAÇÃO CULTURAL do município (sem fins lucrativos). Então esse custo é basicamente para pagamento do professor. O curso já existe há vários anos com 3 turmas (matutino, vespertino e noturno) e tem uma grande procura.
 :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 18 de Março de 2014, 10:07:51
eu fiz um curso presencial (3 horas diárias) de 6 meses 2x por semana por 50 reais ao mês.

Caramba, tudo isso por R$50,00 / Mês ???

De graça praticamente.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 18 de Março de 2014, 10:17:08
É um curso oferecido pela FUNDAÇÃO CULTURAL do município (sem fins lucrativos). Então esse custo é basicamente para pagamento do professor. O curso já existe há vários anos com 3 turmas (matutino, vespertino e noturno) e tem uma grande procura.
 :ok:
Ahhhhh taaaaa. Tinha tomado um susto.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


feefischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
    • Fernanda Fischer
Resposta #22 Online: 21 de Março de 2014, 10:18:06
Então pessoal...
o curso é esse http://www.centroeuropeu.com.br/portal/curso/fotografia/
é em Curitiba e todos dizem ser o melhor da cidade.

Mas eu acho muita grana pra varios modulos que nao sao do meu interesse, como Moda, Publicitario, Eventos..
mas ao mesmo tempo vi umas exposições dos alunos ao final do curso e são fotografias magníficas, que eu nao sei se conseguiria tirar estudando 1 ano por conta própria, entende?

<a href="http://fernandafischer.com"> Blog Fernanda Fischer </a>


jennifer rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 21 de Março de 2014, 10:51:57
Oiii amiga, estou na mesma barca, já fotografo eventos e no inicio sentia que precisava estudar mais, foi o que eu fiz, procurei cursos e achei todos fora do meu orçamento, então estudei por conta própria, a cada nova dificuldade que eu encontro pesquiso e onde eu posso eu pergunto, da para apreender muito sozinha acredito que apreenda de verdade, mas é preciso por em prática tudo o que estuda, para poder ter dúvidas e procurar soluciona-las. Digo por mim, eu não acho que preciso de curso pois me dedico e estou sempre lendo e pesquisando, o passo inicial é gostar o resto você mesma vai atrás, mas treine, sem treino você não chega a lugar nenhum. Qualquer coisa estamos aí. Abraço


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 21 de Março de 2014, 14:27:30
Então pessoal...
o curso é esse http://www.centroeuropeu.com.br/portal/curso/fotografia/
é em Curitiba e todos dizem ser o melhor da cidade.

Mas eu acho muita grana pra varios modulos que nao sao do meu interesse, como Moda, Publicitario, Eventos..
mas ao mesmo tempo vi umas exposições dos alunos ao final do curso e são fotografias magníficas, que eu nao sei se conseguiria tirar estudando 1 ano por conta própria, entende?

haha, eh o mesmo curso q eu falei mesmo, aqui em jlle tbm falam muito bem, mas vai uma grana preta


Ramses

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 367
  • Sexo: Masculino
    • http://rjpinheiro.wix.com/rjpinheirofotografia
Resposta #25 Online: 21 de Março de 2014, 15:48:35
Opinião...
Se vc tem disciplina e gosta de fotografia, então, estudar fotografia será um prazer.
Um livro que recomendo para começar, já li e achei excelente para iniciantes como eu "que não fiz curso" a aprendi nos foruns, youtube, olhando o exif dos outros...rs e tentando copiar as técnicas é o O Novo Manual de Fotografia - O Guia Completo para Todos os Formatos - 4ª Ed. custa em média R$110,00 e vale muito a pena.

Conselho, aprenda sozinha, conheça sua camera e as funções (Não precisa de curso para isso), ler o manual já ajuda bastante. Depois talvez um curso para aprimorar a técnica, composição e etc...

Abçs.
Canon T3i | Canon EF-S 18-135 IS │ Canon EF 50mm 1.8  │Canon EF-S 55-250 IS │Canon 75-300 usm | Tamron 17-50 F2.8 |YONGNUO YN-565EX ETTL Speedlight
http://www.flickr.com/photos/ramsespinheiro/
http://rjpinheiro.wix.com/rjpinheirofotografia


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 22 de Março de 2014, 19:08:03
Prezados,

Na minha opinião o curso adianta sim muita coisa mas NADA substitui a vontade de aprender e quem tem vontade, antes de pensar em aprender já está na net tentando entender um pouco mais a coisa. Ou não é assim?

Hoje, com o conhecimento que tenho, com as pecinhas todas já encaixadas na cabeça, entendendo onde o conteúdo inicia e termina, acho que cursos específicos com profissionais especializados vai me fazer a diferença, agora, curso com orelha só vai me fazer passar raiva.

Não se com você, mas comigo, quando eu sei algo e faço o curso aprendo muito mais do que chegar sem saber nada.

Assim, indico a você, antes de pensar se vai fazer curso ou não, estude conforme o seu interesse.

Quer um caminho, fácil?


Procure na internet os vídeos com a palavra chave "tripode". Assista todos, entenda todos. TUDO.

Depois compre o livro "luz ciência e magia", vai fazer você entender um cado mais a luz. Parte mais importante da fotografia.

Depois de devorado o livro, e entendido tudo que ele propõe, volte aqui e refaça a sua pergunta. Tenho certeza de que ela vai ser muito diferente.

Abraço.

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


alealdred

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 22 de Março de 2014, 19:58:07
Depois de quase um ano lendo vários artigos e fóruns na internet, fiz o curso online da "teia do conhecimento" e gostei bastante. Tem avaliações e suporte para dúvidas. Me ajudou muito a organizar e aprofundar o que eu já estava lendo e ainda acrescentou um bom conhecimento. Custa 170 e vc tem 3 meses para concluir o curso. Inclui avaliações práticas também. Ainda tenho muito que aprender, mas agora tenho mais embasamento para clicar e ter bem mais noção do que estou fazendo.


feefischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
    • Fernanda Fischer
Resposta #28 Online: 22 de Março de 2014, 23:42:55
Soprani, por ironia do destino, esse livro que me mandasse ler é um dos únicos que eu já tenho. (mas ainda não li)

Também tenho esse, que estou lendo e achando ótimo.
http://www.lojaphotos.com.br/produto/3826528/PRATICA-FOTOGRAFICA

Acho que vou optar por aprender sozinha, pois por mais que eu não tenha dito, eu já fiz um curso básico e tudo mais.
Já tenho uma base, agora é só partir para os estudos, estudos e mais estudos.

E material na internet e em livros é o que não falta. :DDD
<a href="http://fernandafischer.com"> Blog Fernanda Fischer </a>


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Março de 2014, 19:41:50
Minha humilde opinião, leia-o imediatamente.

Para mim é como na faculdade, não da para aprender, de fato, sem saber o principio (grosseiramente, coisa que vale para tudo, em todas as horas, e que sustenta o restante do conhecimento), de nada adianta aprender dois ou três truques se não souber o porque. Se bem ensinado nossos primos símios também poderiam fazer? Quem sabe (com todo respeito, ok).

Por isso a indicação que fiz, e faço novamente, tenho como tao importante. Para alguns é um livro chato, pois é denso e demorado. Não é daqueles de figurinha, fotinhas bonitinhas e vamos felizes e saltitantes fazer aquela linda imagem da pagina 14.

Ali tem que pensar, entender, imaginar a luz se propagando, refletindo, a característica de cada material, como se comporta diante da luz, ângulos, cansa, mas vale a pena.

Tem gente que até hoje me pergunta: onde vc aprendeu isso? eu digo não sei, saiu da cabeça, mas sem entender o porque não sairia nunca. As vezes até falo: na teoria deve funcionar, vamos ver no que vai dar. Ai me pergunta: vc nunca viu isso? - não, mas tem tudo para funcionar. A maioria das vezes funciona, as vezes nem tao bem quanto eu gostaria, mas errar faz parte do aprendizado.

Pense nisso: ENTENDA como funciona, depois a experiência vai se encarregar de fazer de você um bom fotografo (claro, esforço, dedicação, talento, etc, tambem contam, mas sem saber o porque, não rola).
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.