Autor Tópico: Dúvida entre curso e aprender por si mesma.  (Lida 4346 vezes)

Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #30 Online: 25 de Março de 2014, 13:15:11
Minha humilde opinião, leia-o imediatamente.

Para mim é como na faculdade, não da para aprender, de fato, sem saber o principio (grosseiramente, coisa que vale para tudo, em todas as horas, e que sustenta o restante do conhecimento), de nada adianta aprender dois ou três truques se não souber o porque. Se bem ensinado nossos primos símios também poderiam fazer? Quem sabe (com todo respeito, ok).

Por isso a indicação que fiz, e faço novamente, tenho como tao importante. Para alguns é um livro chato, pois é denso e demorado. Não é daqueles de figurinha, fotinhas bonitinhas e vamos felizes e saltitantes fazer aquela linda imagem da pagina 14.

Ali tem que pensar, entender, imaginar a luz se propagando, refletindo, a característica de cada material, como se comporta diante da luz, ângulos, cansa, mas vale a pena.

Tem gente que até hoje me pergunta: onde vc aprendeu isso? eu digo não sei, saiu da cabeça, mas sem entender o porque não sairia nunca. As vezes até falo: na teoria deve funcionar, vamos ver no que vai dar. Ai me pergunta: vc nunca viu isso? - não, mas tem tudo para funcionar. A maioria das vezes funciona, as vezes nem tao bem quanto eu gostaria, mas errar faz parte do aprendizado.

Pense nisso: ENTENDA como funciona, depois a experiência vai se encarregar de fazer de você um bom fotografo (claro, esforço, dedicação, talento, etc, tambem contam, mas sem saber o porque, não rola).

Esse SABE.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 25 de Março de 2014, 15:03:14
Um livro que recomendo para começar, já li e achei excelente para iniciantes como eu "que não fiz curso" a aprendi nos foruns, youtube, olhando o exif dos outros...rs e tentando copiar as técnicas é o O Novo Manual de Fotografia - O Guia Completo para Todos os Formatos - 4ª Ed. custa em média R$110,00 e vale muito a pena.

Dei uma olhada nesse livro outro dia na Saraiva e o preço beirava esse valor, mas voce falando agora, pesquisei aqui e achei no buscape por R$69.00 site do extra.com.br! Comprado!  :D
« Última modificação: 25 de Março de 2014, 15:04:04 por martineschen »
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


Alessandro Balbi Uchôa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo a viver!!
    • Sandro Uchôa
Resposta #32 Online: 25 de Março de 2014, 15:18:49
Dei uma olhada nesse livro outro dia na Saraiva e o preço beirava esse valor, mas voce falando agora, pesquisei aqui e achei no buscape por R$69.00 site do extra.com.br! Comprado!  :D


OPA,  também comprei!!!!!
Espero que consiga tirar muitas dúvidas

Abraço
Alessandro Balbi Uchôa


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #33 Online: 01 de Abril de 2014, 12:52:07

Tudo que eu aprendi ate hoje foi pela internet, vendo vídeo aulas, lendo artigos, e-book e muita coisa aqui no fórum.
Tudo depende do seu tempo e dedicação. Eu comecei a estudar faz 2 anos, leio todo dia alguma coisa relacionada a fotografia ou arte, e sempre descubro que sei muito pouco ainda.

Estava para dizer o mesmo.
Vai de cada um e de suas necessidades, para o caso dela, pesquisaria em cursos mais específicos de artes, linguagem, e visual.


Jsribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Feminino
Resposta #34 Online: 04 de Abril de 2014, 19:45:57
Colega, estava com essa mesma dúvida que vc tem... Como não quero (pelo menos no momento) "viver de foto" e sim, viver para fotografar, decidi buscar eu mesma aprender. Sempre leio as postagens desse fórum (que encontrei por um acaso), acesso outros sites com dicas, pois considero muito valiosa a experiência de outras pessoas e leio muito. Comprei umas revistas e livros do tema e fiz esses cursos básicos pela internet pra eu poder me familiarizar melhor com a minha câmera. Fiz uns 5 cursinhos, gratuitos, e cogitei me matricular em uma escola de fotografia aqui da capital paulista. Desisti. Vou empenhar sozinha.... ;)
 
"Do que adianta me descrever se você vai acreditar no que os outros falam de mim"

Bob Marley


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 05 de Abril de 2014, 02:23:19
Melhor escola: Ser assistente de algum fotógrafo que vc admira e quer trabalhar como ele.

Thiago Drummond
www.drummondstudios.com.br
Mas isso eh o Thumb rule para qualquer um que queira ser profissional.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #36 Online: 05 de Abril de 2014, 11:42:01
Sou um amador,principiante e, como tal, talvez devesse fazer como tenho feito na maior parte dos tópicos: prestado mais atenção que interferido.
Tive essa mesma dúvida.
Optei por fazer um curso à distância: bons dvd's e apostilas. Assessoria por e mail e telefone. Se quiser, mande MP e faço a indicação, pois não sei se é permitido dizer no aberto - não quero que pensem que estou só fazendo propaganda.


Jsribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Feminino
Resposta #37 Online: 05 de Abril de 2014, 23:54:26
Sou um amador,principiante e, como tal, talvez devesse fazer como tenho feito na maior parte dos tópicos: prestado mais atenção que interferido.
Tive essa mesma dúvida.


Tamo Junto  :ok:
"Do que adianta me descrever se você vai acreditar no que os outros falam de mim"

Bob Marley