Autor Tópico: Dúvida entre curso e aprender por si mesma.  (Lida 4348 vezes)

feefischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
    • Fernanda Fischer
Online: 17 de Março de 2014, 14:26:05
Oi pessoal, estou em dúvida entre o curso de fotografia ou aprender por conta própria, comprando livros bons e gastando com equipamentos.

O curso parcelado ao total é R$7.400. É de um ano e 2x por semana.
Isso dava pra comprar muitas lentes bacanas e livros para aprender.

Tenho interesse em fotografia artística, mais pela arte do que por profissão.

Então, o que acham dessa troca?  :snack:
<a href="http://fernandafischer.com"> Blog Fernanda Fischer </a>


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Março de 2014, 14:40:53
Qual é o curso? Em que cidade estás? Fica difícil opinar sem saber qual é o curso em questão. Bons cursos valem a pena, enquanto cursos fracos são perda de recurso.

Fiz cursos no Rio no Ateliê da Imagem e gostei muito da maioria deles. O valor que indicaste é alto, são quantos módulos (e quais módulos são)? Me recordo de pagar cerca de R$600 por cada módulo no Ateliê da Imagem. Pelo valor que mencionaste precisariam ser MUITOS módulos.
JVc.


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Março de 2014, 15:09:11
Oi pessoal, estou em dúvida entre o curso de fotografia ou aprender por conta própria, comprando livros bons e gastando com equipamentos.

O curso parcelado ao total é R$7.400. É de um ano e 2x por semana.
Isso dava pra comprar muitas lentes bacanas e livros para aprender.

Tenho interesse em fotografia artística, mais pela arte do que por profissão.

Então, o que acham dessa troca?  :snack:

Vou dar a minha humilde opinião de um novato que acaba de comprar uma DSLR.
Quanto ao curso : Eu iria fazer um curso de 2 anos aqui na cidade onde moro, mas conversando com algumas pessoas, percebi que deveria estudar por minha conta o básico e depois de muito treino e estudo ver qual era a minha praia na fotografia.
Tem um canal no youtube de fotografia básica que é show de bola e tudo FREE.Estudo por ele e mais alguns links.

Quanto ao equipamento:Com R$7.400 vc compra uma "puta" câmera com uma lente bem legal, mas ai é que tá. 'Comprei um equipamento foda e minhas fotos são uma "merda"', quem faz a foto é você e não o equipamento, aprendi lendo muito e comparando várias fotos de vários fotógrafos com equipamento inferior ao meu, mas,  com mais experiência. O que tenho dá e sobra para o que eu pretendo (aprender).Equipamento ajuda , sim , mas se não sabe usá-lo não adianta.
Primeira dica : Leia o Manual da sua câmera.  :clap:

Quanto ao tema: Ótimo que já tem um interesse específico, isso ajuda muito. Então deve ler muito sobre arte e fotografia.

Isso é o que eu penso e aprendi nesses 2 meses de estudo.

Mais uma coisa: Eu e mais 3 colegas de trabalho montamos um grupo de estudo no flickr. Caso queira participar será bem vinda, fora aqui no fórum que tem bastante informação.
http://www.flickr.com/groups/2582588@N23/
Espero ter ajudado.  :ok:
« Última modificação: 17 de Março de 2014, 15:13:29 por dsfextreme »
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2014, 16:19:58
Se tem dinheiro pra fazer o curso e comprar equipamento, faça! Mas se é como eu, que tem que controlar gastos, pense um pouco.

Eu já tive a mesma dúvida sua e resolvi não fazer o curso. Peguei umas aulas com um professor pra ter uma noção básica, paguei só 400,00. Comprei alguns livros, uns cursos em dvd, uma câmera, um conjunto de lentes e flash. Entro aqui no fórum quase todo dia, posto umas fotos minhas e recebo opiniões. Estou aprendendo muito. Hoje já sei bem qual direção tomar na fotografia e penso em participar de alguns workshop específicos pro que eu quero.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2014, 16:37:14
Oi pessoal, estou em dúvida entre o curso de fotografia ou aprender por conta própria, comprando livros bons e gastando com equipamentos.

O curso parcelado ao total é R$7.400. É de um ano e 2x por semana.
Isso dava pra comprar muitas lentes bacanas e livros para aprender.

Tenho interesse em fotografia artística, mais pela arte do que por profissão.

Então, o que acham dessa troca?  :snack:
Se eh mais pela arte eu recomendo um curso de historia e estetica da arte, conceitos artisticos e interpretacao/leitura da linguagem visual.
Ou entao um curso de artes em que vc possa se focar mas nao se limitar a fotografia.

O curso de fotografia para aprender a entender e usar as ferramentas, como tambem te estimular a praticar e explorar eh bom. Mas mais pelas ferramentas do que pela arte, apesar de que muitos cursos tenta transmitir uma abordagem mais artitica da fotografia. (mas pelo que eu fico sabendo eh mais superficial).

Ou vc pode estudar artes autodidaticamente, atravez de livros, e fazer o curso de fotografia. Independente do que vc escolher, praticar bastante eh o que mais importa, experimentar tambem, e ler bastante sobre artes, se esse eh o seu foco, ajuda muito. Nao se limitando a fotografia mas a pintura, escultura, cinema. Todas as artes visuais que ajudam e te da informacao artistica para vc trabalhar na sua fotografia.

Mas eu recomendaria apenas um curso basicao para entender e saber trabalhar com a sua ferramenta e o resto investir em muita pratica e aprendizado/compreencao das artes visuais que acaba sendo muito importante para quem quer algo alem de snapshots de finais de semana e festas de aniversarios.


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #5 Online: 17 de Março de 2014, 16:52:43
Curso básico  tipo do SENAC no inicio, muita prática durante o curso e depois você vai saber o que é melhor para você...
Eu fiz aulas com alguns colegas meus, comprei dvds e tiro dúvidas no fórum...
Prefiro investir em equipamentos...
Abs
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2014, 16:58:53
Entre cursos e equipamentos, sem duvida eu iria de cursos. O equipamento não tornará a sua fotografia melhor, o curso, talvez sim.
Tem gente que aprende melhor com livros e pesquisas. Tem gente que aprende melhor com aulas. Veja o que se encaixa melhor pra voce.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2014, 19:06:36
Eu acho que essa questão é bem pessoal. Algumas pessoas tem total facilidade em estudar por conta própria, outras nem tanto. Eu aprendi muita coisa na internet, mas não dispenso o contato com professores, estudos e etc, a pegada é outra, você acaba aprendendo bastante com a convivência.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2014, 19:48:38
Eu acho que essa questão é bem pessoal. Algumas pessoas tem total facilidade em estudar por conta própria, outras nem tanto.


Esse é o ponto central! Se você tem a disciplina necessária pra se dedicar aos estudos, ler bastante e praticar muito, realmente talvez o investimento em cursos não seja assim tão essencial, pelo menos até você ter em mente exatamente que caminho deseja seguir. Eu sempre recomendo cursos a todos os que conheço, porque muitas vezes por conta própria o nosso aprendizado fica com diversas lacunas. E a enorme quantidade de informação errada que tem espalhada pela internet não ajuda nem um pouco.


Eu mesmo nunca fiz curso, mas já participei de dezenas de palestras e workshops, já li outras dezenas de livros e pratiquei à exaustão tudo o que eu aprendi na teoria. Mas se fosse pra começar novamente (e se eu soubesse que seguiria a carreira profissional), muito provavelmente eu faria uns cursos sim no começo, iria acelerar bem o aprendizado.


Dito isso, estou achando o custo desse curso um tanto alto. Se você já tem a ideia de que pretende seguir a fotografia mais artística, será que não seria mais interessante pegar um curso mais direcionado à isso?


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2014, 20:03:41
aqui em Jlle tem um curso, nas mesma faixa de preço, se bobear eh o mesmo ainda uehauseha

http://www.centroeuropeu.com.br/portal/joinville/curso/fotografia/

eu ja fui la me informar umas duas vezes pra fazer, mas sempre fico com um pé atras, são 15 parcelas de quase 500 pila pra ter ~24hr/mes
isso sem contar q em Jlle a maioria das coisas tem um preço absurdo se comparado a outros lugares e com uma qualidade medíocre, em quanto não crio coragem de jogar essa gana toda la pra eles vou lendo  :assobi: :assobi:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2014, 20:45:19
ESQUECE O CURSO, POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2014, 20:47:31
Entre cursos e equipamentos, sem duvida eu iria de cursos. O equipamento não tornará a sua fotografia melhor, o curso, talvez sim.
Tem gente que aprende melhor com livros e pesquisas. Tem gente que aprende melhor com aulas. Veja o que se encaixa melhor pra voce.

so que fazendo toda a teoria via internet, nao se gasta NADA.
cada caso e um caso!!!!!! :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 17 de Março de 2014, 20:48:07
Se eh mais pela arte eu recomendo um curso de historia e estetica da arte, conceitos artisticos e interpretacao/leitura da linguagem visual.
Ou entao um curso de artes em que vc possa se focar mas nao se limitar a fotografia.

O curso de fotografia para aprender a entender e usar as ferramentas, como tambem te estimular a praticar e explorar eh bom. Mas mais pelas ferramentas do que pela arte, apesar de que muitos cursos tenta transmitir uma abordagem mais artitica da fotografia. (mas pelo que eu fico sabendo eh mais superficial).

Ou vc pode estudar artes autodidaticamente, atravez de livros, e fazer o curso de fotografia. Independente do que vc escolher, praticar bastante eh o que mais importa, experimentar tambem, e ler bastante sobre artes, se esse eh o seu foco, ajuda muito. Nao se limitando a fotografia mas a pintura, escultura, cinema. Todas as artes visuais que ajudam e te da informacao artistica para vc trabalhar na sua fotografia.

Mas eu recomendaria apenas um curso basicao para entender e saber trabalhar com a sua ferramenta e o resto investir em muita pratica e aprendizado/compreencao das artes visuais que acaba sendo muito importante para quem quer algo alem de snapshots de finais de semana e festas de aniversarios.

 :clap: :clap: :clap:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #13 Online: 17 de Março de 2014, 21:01:49
por esse preço sem chances.

eu fiz um curso presencial (3 horas diárias) de 6 meses 2x por semana por 50 reais ao mês.
ótimo diga-se de passagem.
« Última modificação: 17 de Março de 2014, 21:03:21 por amador47sc »


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #14 Online: 17 de Março de 2014, 21:42:15
Olha...cada um é cada um, não é mesmo!!!!
A internet tem muito material (excelentes e péssimos), muitos péssimos de verdade e bons de verdade também.
Eu preferi comprar equipamento, em vez do curso, comprei fotômetro, um excelente tripé, tripé para flash, um rádio... o que eu não consegui através do próprio estudo, fiz um curso mais direcionado, específico, no caso, de flash dedicado e radio....e não tão caro assim.....
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?