Autor Tópico: Como fazer esta foto?  (Lida 1573 vezes)

mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Março de 2014, 04:13:09
Na cidade paraense com o maior ritmo de desmatamento de toda a Amazônia, um clube noturno ostenta suas regras (para mulheres) com um rigor moralista, no mínimo, desproporcional à liberalidade local para com o megalômano crime ambiental que ali se pratica.

Em termos de caracterização social -- que é o trabalho que faço aqui --, a coisa é muito relevante e seu registro, obrigatório. Sem dúvida, a foto precisará integrar a publicação final do trabalho. Porém, não vi como fazer da fotografia, em si, uma boa foto. As cores são feias, não havia como escapar de um fundo feio, o objeto em si é feio..., enfim, não consegui ver nada que, graficamente, fosse estético.

Então, pergunto: como fazer uma boa foto disso? Alguma ideia? Tenho a possibilidade de voltar ao local.

Obrigado e abraços.

1.

26032014-DSC_2246 por mautorre00, no Flickr

2.

26032014-DSC_2247 por mautorre00, no Flickr

3.

26032014-DSC_2249 por mautorre00, no Flickr


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2014, 07:23:24
Olá
Não tou a ver que com uma foto se possa relacionar o proposto... QUE ACHO MUITO BEM VISTO...

O mais que vejo...
 É uma foto duma mulher bem 'comportada' ao pé da porta como o letreiro chamada 'ISTO IMPORTA'
 E uma da devastação... com 'ISTO NÃO IMPORTA'

Aqui a neurona intermitente que tenho... não dá para mais...
A. Fernandes


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2014, 07:28:38
Olá
Não tou a ver que com uma foto se possa relacionar o proposto... QUE ACHO MUITO BEM VISTO...

O mais que vejo...
 É uma foto duma mulher bem 'comportada' ao pé da porta como o letreiro chamada 'ISTO IMPORTA'
 E uma da devastação... com 'ISTO NÃO IMPORTA'

Aqui a neurona intermitente que tenho... não dá para mais...

Uma boa ideia para somar. Mas, Fernandes, o que poderia ser melhorado nesta foto? O que você me sugeriria em termos de ângulo, enquadramento etc. Realmente gostaria de conseguir de repetir esta foto com melhor qualidade técnica, só não sei por onde.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2014, 07:36:06
So vejo aproveitar a diagonal da base para levar o olhar ao letreiro.
Nao fica mais visivel... mas pode ganhar em estetica...
Tenho receio que se leia pior...

Porem para mim, em termos de foto e isto já é uma mania minha... numa coisa assim, falta o sujeito... a mulher vestida duma ou outra forma...
Nao é fácil... mas uma ou duas amigas... vestidas de qualquer jeito já colocariam mais peso na foto... acho...
Teria que se desfocar o fundo ( testando com o botao que dá a profundidade de campo)
« Última modificação: 27 de Março de 2014, 07:39:10 por i9forex »
A. Fernandes


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2014, 07:40:50
Mautorre, na minha leiga opinião, o feio bem fotografado continua feio... Não vejo muito o que fazer. A foto já está tecnicamente boa. Bem fotometrada, nada com excesso de sombra, nada estourado... No caso aí o grande atrativo da foto é a realidade que quer transmitir e é essa que vemos. A primeira foto passa isso perfeitamente. A segunda que tem um plano maior, acho que perdeu um pouco do impacto dos letreiros, não sei quanto a isso. Na minha opinião a primeira seria a eleita para o objetivo que pretende. Mas gostaria muito de ver outras opiniões também.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2014, 08:22:11
Difícil opinar assim, sem o completo conhecimento dos outros elementos presentes.

Mas, em minha opinião e por eliminação de possibilidades faria assim.

P&B, formato paisagem (2 mais aberta e com um pouco mais de chão) e, agora o mais difícil, tentaria incluir o elemento humano.

Não sei o horário de funcionamento do clube, mas uma fila de pessoas entrando não seria uma má ideia. Não sei também como está de equipamentos e experiência, mas talvez uma foto noturna mude o quadro totalmente.

Boa sorte  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Março de 2014, 08:26:58
Alex, você deu uma ideia que pode ser muito interessante: fazer a foto à noite.

Inserir gente é complicado. Aqui no interior do Pará, numa cidade que vive do crime ambiental, fotografar alguém não é nada tão simples e pode ter consequências trágicas. Mas posso tentar ir de madrugada e fazer uma noturna, até usando um tripé. Muito boa. Valeu.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Março de 2014, 21:38:07
Difícil opinar assim, sem o completo conhecimento dos outros elementos presentes.

Mas, em minha opinião e por eliminação de possibilidades faria assim.

P&B, formato paisagem (2 mais aberta e com um pouco mais de chão) e, agora o mais difícil, tentaria incluir o elemento humano.

Não sei o horário de funcionamento do clube, mas uma fila de pessoas entrando não seria uma má ideia. Não sei também como está de equipamentos e experiência, mas talvez uma foto noturna mude o quadro totalmente.

Boa sorte  :ok:

Então, Alex, não tem mágica mesmo. Fui à noite. Fiz a foto, mas, como diz o Alexandre Ricci, "o feio bem fotografado continua feio". Nestas noturnas algo se ganha e algo se perde. No computo final, penso que ficaram melhores que as anteriores, ao menos por inserirem menos elementos e estes apenas subtraírem.
abç.

1.

27032014-DSC_0948 por mautorre00, no Flickr

2.

27032014-DSC_0950 por mautorre00, no Flickr


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2014, 21:52:56
Acho que foto 2 da versão noturna tornou a coisa ainda pior e nesse âmbito, o pior cenário fotografado seja o que melhor representa o esse lugar.
Caraca..  :shock:


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2014, 23:31:27
Alex, você deu uma ideia que pode ser muito interessante: fazer a foto à noite.

Inserir gente é complicado. Aqui no interior do Pará, numa cidade que vive do crime ambiental, fotografar alguém não é nada tão simples e pode ter consequências trágicas. Mas posso tentar ir de madrugada e fazer uma noturna, até usando um tripé. Muito boa. Valeu.

Na minha opinião, você pode fazer uma foto noturna, sem flash, com pessoas na frente e com o obturador lento, somente para desfocar as pessoas (criar fantasmas), pois elas estarão se mexendo e todo o resto imóvel, daí, daria vida a foto, e depois você pode ressaltar no Photoshop determinadas  partes da foto que queira uma maior relevância, criando nela uma dramaticidade em torno do objeto, do céu, nas placas, etc, depende do que você quer, e lembre que algumas cores mudam a forma de olhar um ambiente, vermelho não combina com seriedade nesse caso.  ;)
« Última modificação: 27 de Março de 2014, 23:33:16 por Claudiopedrosa »
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700