Autor Tópico: Infância Perdida?  (Lida 5642 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 19 de Março de 2014, 19:12:37
Gostei muito da série, mostra a realidade como ela é.

Sobre o título, um pouco pesado, mas não tá de todo ruim.

Abraço, parabéns pelas fotos.!!


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #31 Online: 19 de Março de 2014, 21:33:23
:clap:

Bela seria Alex! destaco a 3 e 4.
Como foi a abordagem para as fotos? Hj é um perigo apontar uma camera para uma criança...ja pensam que somos pedofilos e tal...muitas pessoas não gostam!

Abraço,
M Rezende :clap:

Obrigado Rezende  :ok: :ok: :ok:

Conheço todas estas crianças há mais ou menos uns 6 meses, vou lá 2 ou 3 vezes por mês. As fotos sempre existiram e são feitas com consentimento da mãe das 4 meninas, que acompanha e até tenta dar uma arrumada no visual da garotada toda.  :)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #32 Online: 19 de Março de 2014, 21:36:45
Alex,
as fotos estão muito boas.
a 10 está sensacional.

Dúvida:
Você vai entregar uma cópia impressa para cada criança ou para os pais dela?
(pegando um gancho no tópico que tá bombando sobre fotografia de rua)

Obrigado amigo Amador  :ok: :ok:

Já prometi para elas que marcaremos umas fotos num Domingo, com tempo para elas se arrumarem e aí sim vou caprichar na execução e imprimir cópias para todos.  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #33 Online: 19 de Março de 2014, 21:44:37
a foto 10, não sei se tem como ficar melhor.
voce captou a essência (eu acho).
Na minha opinião, imprimiria essas aí e dava uma cópia pra cada criança pra levarem de recordação. elas iriam adorar.


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 19 de Março de 2014, 21:47:21
Excelente Alex! Sempre gosto de suas fotos, porém, a maioria que vejo são de pássaros. Essas estão sensacionais, adoro P&b, a nitidez, foco preciso e gostei muito da granulação suave em algumas fotos. Você granulou pelo iso usado ou na pós?
Um abraço e parabéns.
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #35 Online: 19 de Março de 2014, 21:49:01
a foto 10, não sei se tem como ficar melhor.
voce captou a essência (eu acho).
Na minha opinião, imprimiria essas aí e dava uma cópia pra cada criança pra levarem de recordação. elas iriam adorar.

Assinado!!  :)


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #36 Online: 19 de Março de 2014, 21:51:08
a foto 10, não sei se tem como ficar melhor.
voce captou a essência (eu acho).
Na minha opinião, imprimiria essas aí e dava uma cópia pra cada criança pra levarem de recordação. elas iriam adorar.

Amigo, nosso senso estético é bem diferente ao de crianças, e não digo dessas crianças em particular.
Para elas serão coloridas, contrastadas, limpas de grãos ( que adicionei nestas) e com muita Luz  :ok:

Complementando.
O P&B para mim, funciona da seguinte forma: Nosso mundo é colorido, enxergamos ele assim. Então meu P&B é ficção ou, parece contraditório mas não é, uma forma de sobressaltar sentimentos e fazer aflorar emoções.
« Última modificação: 19 de Março de 2014, 21:55:21 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #37 Online: 20 de Março de 2014, 09:20:22
Adorei todas! :clap: :clap:
Como opinião, também gosto de mais contraste e diminuiria um pouco a vinhetagem.

Obrigado por gostar e também por opinar. Valeu  :ok: :ok:

Costumo utilizar muito mais contraste em minhas fotos. Nestas procurei outro caminho  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #38 Online: 20 de Março de 2014, 10:47:22
Menino, quando comecei a ver as fotos, fui conferir de quem eram... rsrs... Alex editando com baixo contraste???!!!  :eek:

Só posso dizer que amei a edição... ;)  Só uns detalhes me incomodaram: as altas luzes das 3, 4, 5, 8 e as vinhetas principalmente das 3, 4 e 5. As com menos high lights foras as que mais gostei. Em relação ao contexto, não são imagens "roubadas" e sim retratos, pedidos, autorizados, curtidos, o que para mim, muda o contexto do mostrar a dura realidade. Não gosto disso na street habitual, quando se rouba a imagem (e a dignidade) dos moradores de rua, mas aqui... lindo trabalho, fotográfico e social...  :worship:


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #39 Online: 20 de Março de 2014, 11:24:58
Você está absolutamente correto. Com os elementos que tinha à sua disposição fez a leitura correta. Um pouco dura demais, mas não posso negar que está correta.

Relutei em postar, pois mesmo sem o Título, poderiam parecer, as próprias fotos, sensacionalistas.
Mas postei. Talvez tenha errado ao não inserir o contexto em que foram realizadas, por absoluta falta de Tempo.

Esta Comunidade fica localizada às margens de uma Rodovia Federal, bem distante do Centro de Goiânia, mas já é bem povoada e possui as benfeitorias básicas como asfalto parcial, água encanada e iluminação pública. Não há coleta de esgoto e ao final desta rua, onde fiz as fotos, existe um antigo Lixão desativado. O local é ponto de uso de drogas, principalmente Crack.

Faço parte de um Grupo Espírita que lhes auxilia, na medida do possível, com alimentos, roupas etc...
Neste dia fui ao local para entregar uma certa quantia em dinheiro, para ajudar na conclusão da reforma de uma casa.
A casa em questão, pertence a Mãe das crianças que aparecem na foto 03. São ao todo 4 filhas ainda novas e 1 rapaz de 19 anos. A menina que está na cadeira de rodas se chama Cárita, 15 anos, e, com sua situação, é responsável, através da pensão que recebe, pelo sustento da casa junto com o Bolsa Família.
A menina da foto 10, se chama Franciele e, neste dia, estava muito aborrecida, pois o irmão mais velho, usuário de crack, havia lhe roubado uns trocados que estava juntando para a compra de um celular usado. Por falar em celular, o rapaz roubou também o celular da própria Mãe antes de fugir mais uma vez.

As fotos são super recentes, foram feitas na terça-feira passada e a meninada estava sem aula por causa de mais uma Greve dos professores. Os pais saem para trabalhar e eles ficam na rua o dia todo, pedindo trocados, revirando os restos do antigo lixão e brincando como podem. Não há adolecentes e jovens na rua, a maioria é usuário de crack ou está preso. A rua fica para as crianças e alguns poucos idosos.

Então, finalizando, realmente acho que errei ao postar estas fotos. Realmente são sensacionalistas. Contextualizando ficam mais ainda.
Deveria ficar calado e achar que está tudo bem. Tudo Normal.

Mas postei, com um título assim: Infância Perdida?  e finalizei com frase: Apesar de tudo..... que alegria contagiante tem essa criançada!

Tirem suas próprias conclusões  :ok:

Gostei muito dessas fotos! Contextualizando ficou ainda melhor. Parabéns pelo trabalho e pelo registro.  :clap: :clap: :clap:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #40 Online: 20 de Março de 2014, 12:06:10

Em relação ao contexto, não são imagens "roubadas" e sim retratos, pedidos, autorizados, curtidos, o que para mim, muda o contexto do mostrar a dura realidade. Não gosto disso na street habitual, quando se rouba a imagem (e a dignidade) dos moradores de rua, mas aqui... lindo trabalho, fotográfico e social...  :worship:


Concordo plenamente  :clap:



Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #41 Online: 20 de Março de 2014, 12:07:41
Ah! Concordo com o Spider sobre o titulo...  ;)


rafapg

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 20 de Março de 2014, 13:27:29
Alex,

ao contrário da maioria, eu gostei mais das fotos 2 e 3.

Achei que vc explorou muito bem a ambientação nessas duas e as outras, por serem retratos de rosto, meio busto e busto, acabam por esconder o ambiente, nos contando menos sobre a história dessas crianças.

Quando for entregar as fotos que vc pretende fazer com as crianças bem arrumadas, eu acho que vc poderia imprimir essas fotos "sem produção" junto.  Isso é uma memória do dia a dia deles e, registros bem feitos como esses são legais.

É isso aí. Parabéns pelo set.  :clap:
Flickr
Vendo: Pentax SL Black | Check de Interesse: Nikkor 105mm f/2.5

Fuji X-Pro1 + Olympus OM1
"Fotografar: é num mesmo instante e numa fração de segundo reconhecer um fato e a organização rigorosa das formas percebidas visualmente que exprimem e significam esse fato." Henri Cartier-Bresson


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 20 de Março de 2014, 13:55:28
Você está absolutamente correto. Com os elementos que tinha à sua disposição fez a leitura correta. Um pouco dura demais, mas não posso negar que está correta.

Relutei em postar, pois mesmo sem o Título, poderiam parecer, as próprias fotos, sensacionalistas.
Mas postei. Talvez tenha errado ao não inserir o contexto em que foram realizadas, por absoluta falta de Tempo.

Esta Comunidade fica localizada às margens de uma Rodovia Federal, bem distante do Centro de Goiânia, mas já é bem povoada e possui as benfeitorias básicas como asfalto parcial, água encanada e iluminação pública. Não há coleta de esgoto e ao final desta rua, onde fiz as fotos, existe um antigo Lixão desativado. O local é ponto de uso de drogas, principalmente Crack.

Faço parte de um Grupo Espírita que lhes auxilia, na medida do possível, com alimentos, roupas etc...
Neste dia fui ao local para entregar uma certa quantia em dinheiro, para ajudar na conclusão da reforma de uma casa.
A casa em questão, pertence a Mãe das crianças que aparecem na foto 03. São ao todo 4 filhas ainda novas e 1 rapaz de 19 anos. A menina que está na cadeira de rodas se chama Cárita, 15 anos, e, com sua situação, é responsável, através da pensão que recebe, pelo sustento da casa junto com o Bolsa Família.
A menina da foto 10, se chama Franciele e, neste dia, estava muito aborrecida, pois o irmão mais velho, usuário de crack, havia lhe roubado uns trocados que estava juntando para a compra de um celular usado. Por falar em celular, o rapaz roubou também o celular da própria Mãe antes de fugir mais uma vez.

As fotos são super recentes, foram feitas na terça-feira passada e a meninada estava sem aula por causa de mais uma Greve dos professores. Os pais saem para trabalhar e eles ficam na rua o dia todo, pedindo trocados, revirando os restos do antigo lixão e brincando como podem. Não há adolecentes e jovens na rua, a maioria é usuário de crack ou está preso. A rua fica para as crianças e alguns poucos idosos.

Então, finalizando, realmente acho que errei ao postar estas fotos. Realmente são sensacionalistas. Contextualizando ficam mais ainda.
Deveria ficar calado e achar que está tudo bem. Tudo Normal.

Mas postei, com um título assim: Infância Perdida?  e finalizei com frase: Apesar de tudo..... que alegria contagiante tem essa criançada!

Tirem suas próprias conclusões  :ok:

Alex, tive o mesmo incômodo que o Spiderman. Perdida por que? Por serem pobres? E, a rigor, com o que você explicou, o problema não é a pobreza, mas o abandono. E digo abandono em termos de direitos. O que parece mais faltar são direitos constitucionalmente previstos.

Sua resposta contextualizou e, em grande parte, explica seu título. Ainda assim, incomoda certa homogenização. Se o irmão de Franciele vai pro crack, ela resiste. A infância, ao menos a sua, não está perdida.

Na própria renitência da alegria das crianças que você fotografa pode-se entender um fator de resistência. Uma resistência transformadora, aliás. Não estou tentando pintar de rosa um quadro dramático, mas apenas sugerindo que você fotografa um jogo que está em curso, então, não está perdido.

As fotos são lindas, aliás, como todas as suas. Não vejo absolutamente nada de sensacionalismo. Vejo, antes, a denúncia e a crueza de mostrar uma situação que há muitos convém não olhar.

Apenas não jogaria sobre essas crianças -- que resistem, em sua alegria e em seu olhar -- o peso determinista de estarem, já, perdidas. O fato de entendermos como "perdido", nos leva a aceitação e imobilidade frente à situação. Aliás, o que parece ser o contrário da sua atitude no caso.

Parabéns pelas fotos e, sobretudo, pelo engajamento na questão.

E um abraço.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 20 de Março de 2014, 14:09:25
Ah, outra coisa. Sim, as fotos incomodam. Muito.

Não lembro o nome, mas um grande cineasta, ao ser questionado sobre o porquê de fazer filmes, deu uma resposta brilhante: "para incomodar os idiotas". Mario de Andrade também disse em algum momento que, só é arte, o que incomoda aos conformistas.

Mais uma vez, parabéns por fazer e por publicar as fotos.