Autor Tópico: Infância Perdida?  (Lida 5525 vezes)

ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Online: 18 de Março de 2014, 17:14:56
Se não estiver Perdida, pelo menos está sendo muito mal aproveitada com toda certeza.

Cenas da periferia de Goiânia, mas poderia muito bem do Haiti, Moçambique, Paquistão ...

Apesar de tudo..... que alegria contagiante tem essa criançada!


1



2



3



4



5



6



7



8



9



10

« Última modificação: 18 de Março de 2014, 17:16:52 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Carlos Andre Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.353
  • Sexo: Masculino
    • Minha Página
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2014, 17:16:35
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: muito bom


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2014, 23:38:48
Belas fotos! :clap:

Para mim a 7 foi a melhor da série.


mafemy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • Flickr
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2014, 01:00:58
Pais da copa 2014. :clap:


craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2014, 08:43:11
Gostei da serie, as melhores pra foram os dois ultimos retratos. A alegria do menino e a seriedade da menina.Parabens
Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF


fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2014, 08:55:15
Alex, ótimas fotos!  :ok:

Infelizmente essas cenas se repetem em todo o Brasil, não jeito ...

Ou aceitamos as coisas como estão, ou vamos às ruas e lutamos por um futuro melhor ...
Depender só do governo não dá ... isso já foi comprovado ...

E que venha a Copa do Mundo!

Ah ... ano que vem tem olimpíadas no Rio.
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos


SUMAK

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2014, 10:17:31
Essa 10 esta d+ expressão espetacular :clap: :clap:


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2014, 11:44:10
Essa 10 esta d+ expressão espetacular :clap: :clap:

Realmente a expressão da menina na 10 se destaca bastante pelo contraste com as das outras crianças. Série muito bonita Alex!!  :clap: :clap:
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2014, 11:52:43
Belíssima série Alex  :clap:

Pessoalmente gosto de fotos mais contrastadas, mas assim ficou excelente, dá um aspecto de foto mais antiga.
As preferidas também foram 9 e 10.

Abraço!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2014, 12:01:41
A vida de muitas crianças de classe média e alta não é muito melhor em determinados sentidos.
Gostei das fotos, apesar de achar que o tratamento não as valorizou muito.
No mais, esse tipo de titulo tendencioso não me agrada nem um pouco. Ele nos leva a pensar algo antes de ver as fotos. Nos induz a somente  uma forma de pensar e não acho isso legal. Além disso, é um titulo sensacionalista que não quer dizer absolutamente nada. Nunca se perde a infancia. Muito pelo contrário, a infância é algo extremamente importante na formação do indivíduo. E eu não tenho como concluir, por meio dessas fotos, que a infância deles é ruim. Pobre, talvez; ruim, não; perdida? expressão sensacionalista, vazia e sem sentido
« Última modificação: 19 de Março de 2014, 12:02:54 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2014, 12:35:55
A vida de muitas crianças de classe média e alta não é muito melhor em determinados sentidos.
Gostei das fotos, apesar de achar que o tratamento não as valorizou muito.
No mais, esse tipo de titulo tendencioso não me agrada nem um pouco. Ele nos leva a pensar algo antes de ver as fotos. Nos induz a somente  uma forma de pensar e não acho isso legal. Além disso, é um titulo sensacionalista que não quer dizer absolutamente nada. Nunca se perde a infancia. Muito pelo contrário, a infância é algo extremamente importante na formação do indivíduo. E eu não tenho como concluir, por meio dessas fotos, que a infância deles é ruim. Pobre, talvez; ruim, não; perdida? expressão sensacionalista, vazia e sem sentido

Você está absolutamente correto. Com os elementos que tinha à sua disposição fez a leitura correta. Um pouco dura demais, mas não posso negar que está correta.

Relutei em postar, pois mesmo sem o Título, poderiam parecer, as próprias fotos, sensacionalistas.
Mas postei. Talvez tenha errado ao não inserir o contexto em que foram realizadas, por absoluta falta de Tempo.

Esta Comunidade fica localizada às margens de uma Rodovia Federal, bem distante do Centro de Goiânia, mas já é bem povoada e possui as benfeitorias básicas como asfalto parcial, água encanada e iluminação pública. Não há coleta de esgoto e ao final desta rua, onde fiz as fotos, existe um antigo Lixão desativado. O local é ponto de uso de drogas, principalmente Crack.

Faço parte de um Grupo Espírita que lhes auxilia, na medida do possível, com alimentos, roupas etc...
Neste dia fui ao local para entregar uma certa quantia em dinheiro, para ajudar na conclusão da reforma de uma casa.
A casa em questão, pertence a Mãe das crianças que aparecem na foto 03. São ao todo 4 filhas ainda novas e 1 rapaz de 19 anos. A menina que está na cadeira de rodas se chama Cárita, 15 anos, e, com sua situação, é responsável, através da pensão que recebe, pelo sustento da casa junto com o Bolsa Família.
A menina da foto 10, se chama Franciele e, neste dia, estava muito aborrecida, pois o irmão mais velho, usuário de crack, havia lhe roubado uns trocados que estava juntando para a compra de um celular usado. Por falar em celular, o rapaz roubou também o celular da própria Mãe antes de fugir mais uma vez.

As fotos são super recentes, foram feitas na terça-feira passada e a meninada estava sem aula por causa de mais uma Greve dos professores. Os pais saem para trabalhar e eles ficam na rua o dia todo, pedindo trocados, revirando os restos do antigo lixão e brincando como podem. Não há adolecentes e jovens na rua, a maioria é usuário de crack ou está preso. A rua fica para as crianças e alguns poucos idosos.

Então, finalizando, realmente acho que errei ao postar estas fotos. Realmente são sensacionalistas. Contextualizando ficam mais ainda.
Deveria ficar calado e achar que está tudo bem. Tudo Normal.

Mas postei, com um título assim: Infância Perdida?  e finalizei com frase: Apesar de tudo..... que alegria contagiante tem essa criançada!

Tirem suas próprias conclusões  :ok:

« Última modificação: 19 de Março de 2014, 12:39:33 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2014, 12:49:45
Belíssima série Alex  :clap:

Pessoalmente gosto de fotos mais contrastadas, mas assim ficou excelente, dá um aspecto de foto mais antiga.
As preferidas também foram 9 e 10.

Abraço!

Obrigado Alexandre  :ok: :ok: :ok:

Fiquei em dúvida sobre o tratamento e confesso que não sei se foi acertado. Tentei deixá-las mais cruas, atenuando o contraste e acrescentando um pouco de granulação.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2014, 13:01:36
Eu tenho usado o DxO Filmpack pra fazer os PB, estou gostando muito!
Sempre tem algum efeito de filme PB que fica do meu gosto... kkkkkkk
Peguei a dica do Pictus nesse tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92650.0

Abs!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2014, 13:26:37
Alex, me desculpe. Meu intuito nao era o de ser duro ou grosseiro. Costumo ser um pouco mais direto que a media, o que acaba soando como grosseria. Tenho tentado modificar isso, me adaptando melhor as necesidades de cada receptor, mas toda mudanca e dificil. Enfim, acho que isso que você escreveu agora contribuiu mais para a compreensao dos fatos do que o titulo inicial, que ja sai da descricao jornalistica e entra no campo do juizo de valor.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2014, 13:29:56
De boa Aranha  :ok:

Você é chato.....mas sou seu fã  :D :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI