Autor Tópico: Pega, mata e come 7  (Lida 918 vezes)

Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Novembro de 2019, 23:59:08
AQ4A4805 by Marcio WH, no Flickr


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2019, 10:14:57
Bom dia, Marcio! Tudo certo?

Então... fui dar umas olhadas nas suas fotos no Flickr e tem uma coisa que acho muito legal: o momento. Tem algumas fotos bem difíceis de conseguir, principalmente de insetos e aves, que consegue. Muito bom! Porém... minha opinião, ok? Só consigo ver melhor isso quando dou zoom na imagem... elas, como estão, são registros. Cortadas, aproximadas, viraram, para mim, imagens significativas. Inclusive esta, da libélula. Só vi que ela havia capturado um inseto quando dei o zoom. Esta foto, cropada com o bokeh de fundo ficaria muito boa... como está, para mim, se perdeu. Tem várias fotos assim no flickr. Entendo seu purismo quase bressoniano, mas Bresson tinha uma visão para enquadramento fantástica, imexível... que não é o seu caso (desculpe novamente, minha opinião).

E... por que tem tanta "aversão" por edição? Bresson era um excelente editor das próprias fotos... conheço um pintor que também gosta de fotografar que não usa edição... são excelentes registros, pois mora no Parque Nacional de Itatiaia. Poucas fotos dele acho fantásticas...


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2019, 13:33:35
Bom dia, Marcio! Tudo certo?

Então... fui dar umas olhadas nas suas fotos no Flickr e tem uma coisa que acho muito legal: o momento. Tem algumas fotos bem difíceis de conseguir, principalmente de insetos e aves, que consegue. Muito bom! Porém... minha opinião, ok? Só consigo ver melhor isso quando dou zoom na imagem... elas, como estão, são registros. Cortadas, aproximadas, viraram, para mim, imagens significativas. Inclusive esta, da libélula. Só vi que ela havia capturado um inseto quando dei o zoom. Esta foto, cropada com o bokeh de fundo ficaria muito boa... como está, para mim, se perdeu. Tem várias fotos assim no flickr. Entendo seu purismo quase bressoniano, mas Bresson tinha uma visão para enquadramento fantástica, imexível... que não é o seu caso (desculpe novamente, minha opinião).

E... por que tem tanta "aversão" por edição? Bresson era um excelente editor das próprias fotos... conheço um pintor que também gosta de fotografar que não usa edição... são excelentes registros, pois mora no Parque Nacional de Itatiaia. Poucas fotos dele acho fantásticas...


Boa tarde!  Entendo seu ponto de vista, mas como voce mesmo disse um "crop" ajudaria muito e e uma coisa simples de dazer…

Quanto a distancia, normalmente e porque nao tem como chegar mais perto, seja por limitacao do equipamento ou do local.

No caso dessa foto na minha frente antes dessas pedras, tem arbusto funcionando como cerca, nao tinha como chegar mais perto, dos lados e a plantacao de flores de iris que fica na agua…

Caso esteja usando a 70-200, a distancia minima pra focar e de 140 cm, que deixa qualquer inseto pequeno.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2019, 13:34:39 por Marcio WH »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2019, 14:20:38
Boa tarde!  Entendo seu ponto de vista, mas como voce mesmo disse um "crop" ajudaria muito e e uma coisa simples de dazer…

Quanto a distancia, normalmente e porque nao tem como chegar mais perto, seja por limitacao do equipamento ou do local.

No caso dessa foto na minha frente antes dessas pedras, tem arbusto funcionando como cerca, nao tinha como chegar mais perto, dos lados e a plantacao de flores de iris que fica na agua…

Caso esteja usando a 70-200, a distancia minima pra focar e de 140 cm, que deixa qualquer inseto pequeno.


sim, eu sei isso tudo o que você falou... eu dei zoom na imagem do Flickr para ver aproximado... o que você poderia fazer, se quisesse, era cropar no editor de imagem... foi isso o que eu quis dizer.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2019, 15:10:50
Excelente ter a Pris de volta, com a visão artística apurada dela. Vale a pena ouvir!

Sobre o que ela disse, eu traduziria desta forma: ao deixar sua foto grande do jeito que está, o que é interessante nela se perde, invariavelmente, pois o assunto se perde nos detalhes. Se vc fizer um corte digital, pode ser que perca um pouco de nitidez, mas o assunto se torna mais interessante. Aí vai ser uma limitação do seu equipamento. Trabalhe sempre pra que a limitação seja do equipamento, não sua.

EDIT: também olhei a foto no Flickr, e me parece que, tendo acertado o foco na libélula, você nem perderia nitidez nesta foto. Experimente dar um corte enquadrando a libélula e a presa, e veja o que você acha.

Mas estou gostando muito da sua sequência de ideias "pega, mata e come". Mostra que você sabe o que quer fazer, que normalmente é o passo mais difícil. Agora o desafio é como fazer.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2019, 15:16:29 por felipemendes »


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2019, 18:10:44
Pris e Felipe, foi o que eu expliquei em outro topico…

Pensando bem, nessa foto, fora a libelula, nao tem muito o que apreciar  :D

O problema maior e a composicao, ou eu tenho o momento ou nao, eu prefiro ter…
« Última modificação: 14 de Novembro de 2019, 18:11:17 por Marcio WH »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2019, 00:42:19
Pris e Felipe, foi o que eu expliquei em outro topico…

Pensando bem, nessa foto, fora a libelula, nao tem muito o que apreciar  :D

O problema maior e a composicao, ou eu tenho o momento ou nao, eu prefiro ter…

Mas o que a Pris sugeriu (e eu concordei) é que depois da foto feita você pode isolar o assunto. Exagerando o que queremos dizer:


É a mesma foto, mas agora me pareceu mais interessante. Mas, claro, isso é só minha opinião sobre suas fotos. Não se sinta de maneira alguma pressionado a concordar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2019, 01:05:26
Aquela foto famosa do Bresson que vc gosta foi cropada... Robert Frank, Walker Evans, Elliot Erwitt, e mais um monte, todos esses caras cropavam suas fotos.

veja artigo:

https://erickimphotography.com/blog/cropping/

Conhecimento importa mais que equipamento.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2019, 05:44:45
Felipe e Pris, entendi o que voces queria dizer, desde o primeiro post.

E olha que interessante, pra quem gosta de fotografar closes de insetos, uma 55-250 seria muito melhor que a 70-200 L 2.8, devido a distancia minima de foco, com a 55-250 teria conseguido uma foto da libelula 2.5 vezes maior, que nao chegaria nesse ''crop'' mas o alimento seria bem visivel e por ser no centro do quadro, com uma boa qualidade…

Com a 70-200, ficaria mais ou menos como ficou, um pouco maior…