Luciano.
Pago em média um a dois tributos por semana (a funcionária dos Correios, já sabe meu nome de cor e já nem me pede identificação mais
).
90% das compras que faço são importados. Compro de tudo que tenha um preço mais em conta que o mercado nacional. Compro de tudo mesmo. Até parafusos, pregos....
Posso afirmar que todos o rastreios que foram tributados constavam no site a emissão da Nota tributária. O que pode acontecer é que algum vendedor envie um produto sem um código ou ainda forneça um não rastreável nacionalmente. Nesse caso, eles atribuem um código rastreável, até para controle deles mesmo. Nesse papel de aviso, consta o código, que pode ser diferente de um existente, devido às razões citadas.
Outro fator é que as informações podem não ser atualizadas em tempo real, para alguns serviços. Já retirem produtos, e no rastreio consta como aguardando a retirada, mas sendo atualizada em alguns dias. Pois os funcionários priorizam as informação Sedex, Sedex 10, etc....
O retorno ao remetente pode ocorrer devido a diversos fatores: 3 ausências do destinatário que acabou não indo retirar na agência, recusa de recebimento, endereço incompleto/inexistente, produto proibido ou acondicionado indevidamente....