Autor Tópico: Gasolina: comum ou aditivada?  (Lida 23588 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 20 de Março de 2014, 18:51:30
Meu carro é um novo Uno 1.0. Nunca recebi qualquer recomendação de qual combustível seria melhor, mas tenho seguido uma dica que vi numa comunidade do orkut há anos atrás, de usar comum mas colocar alguns tanques de aditivada pra dar uma limpada em não lembro o que, rs. Já vi mecânicos indicando comum (mas não sei se é por interesse, pra terem mais carros pra consertar). Minha mãe tinha um Honda Fit e a própria Honda aconselhava só usar gasolina comum.
Bem, os meus dois últimos tanques foram de gasolina aditivada. O último chegou a incríveis 14,5 km/L de consumo, algo nunca alcançado antes!!! A média é de 13 km/L, mas andava chegando a 12 e até 11 (com gasolina comum).. Esse último que coloquei, peguei vários engarrafamentos e mesmo assim o consumo foi acima da média.
Enfim, tem algum entendido aí pra dar seu parecer sobre o assunto?  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2014, 19:00:15
Acompanhando...

Do que eu ouvi dizer, a aditivada só vale a pena se você colocar sempre, não vale tanto se colocar só de vez em quando. E, até onde eu saiba, melhora o rendimento justamente nessas condições que você falou, de engarrafamentos...

Eu só uso comum, e de vez em quando coloco uns aditivos de limpeza de bico. Também não sei o quanto isso ajuda, mas sei lá, me deixa mais tranquilo, rsrs...


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2014, 19:04:34
... Também não sei o quanto isso ajuda, mas sei lá, me deixa mais tranquilo, rsrs...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2014, 19:24:33
Eu só usava aditivada no meu carro. A única diferença para a comum é a adição de detergentes que dissolvem resíduos acumulados em peças que entram em contato com o combustível.

Mas existem algumas outras boa práticas para manter o consumo baixo: sempre manter os pneus calibrados; trocar o óleo e o filtro na periodicidade recomendada pelo fabricante, e sempre usar o óleo especificado (não precisa ser a mesma marca, mas as mesmas especificações); trocar filtro de combustível a cada seis meses (o filtro de combustível é muito barato, não custa nem R$20,00, e faz uma diferença muito grande, dada a qualidade da nossa gasolina).


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Março de 2014, 19:32:53
Eu só usava aditivada no meu carro. A única diferença para a comum é a adição de detergentes que dissolvem resíduos acumulados em peças que entram em contato com o combustível.

Mas existem algumas outras boa práticas para manter o consumo baixo: sempre manter os pneus calibrados; trocar o óleo e o filtro na periodicidade recomendada pelo fabricante, e sempre usar o óleo especificado (não precisa ser a mesma marca, mas as mesmas especificações); trocar filtro de combustível a cada seis meses (o filtro de combustível é muito barato, não custa nem R$20,00, e faz uma diferença muito grande, dada a qualidade da nossa gasolina).

 :ok:

Apesar da publicidade e propaganda transmitirem a ideia de maior potência... os benefícios da gasolina aditivada residem nas propriedades detergentes dos 'aditivos'. Eles possuem uma ação de limpeza, fazendo com que haja menor produção e acúmulo de resíduos, evitam ressecamento de mangueiras, juntas...

O rendimento e economia está mais associado à calibragem dos pneus, 'regulagem do motor', uso correto das marchas, etc.

O problema de mesclar as gasolinas, ó o fato que a aditivada pode desprender os resíduos da outra, ocasionando entupimentos, etc.

Pessoalmente só uso aditivada.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 20 de Março de 2014, 22:07:54
:ok:

...
O rendimento e economia está mais associado à calibragem dos pneus, 'regulagem do motor', uso correto das marchas, etc.

...

Estou sempre cuidando dessas coisas, e a diferença entre o consumo com aditivada ou comum, é visível...

Ah sim, e outra coisa que ouvi nos tempos do orkut, foi que a aditivada continha chumbo que poderia danificar a médio (ou longo) prazo algum componente do motor.

Ainda estou na dúvida... Se no final das contas não houver prejuízo com o uso continuo da aditivada, vou acabar adotando como combustível, já que a economia esta´gritante.
« Última modificação: 20 de Março de 2014, 22:09:39 por Helena Bsb »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 20 de Março de 2014, 22:18:17
Suspeita minha, o motivo pode ser a quantidade de álcool na gasolina, mais álcool na comum significa maior consumo. Outra coisa q me veio a mente eh a octanagem da gasolina, pode ser q no lugar onde vc coloque gasolina, a comum seja de menor octanagem em relação a aditivada, o q aumenta o consumo do carro  :ok:
Vc abastece sempre no mesmo posto?


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Março de 2014, 23:24:44
...

Ah sim, e outra coisa que ouvi nos tempos do orkut, foi que a aditivada continha chumbo que poderia danificar a médio (ou longo) prazo algum componente do motor.

...

No Brasil é proibida a adição de chumbo à gasolina (prática utilizada para aumentar da octanagem da gasolina), já há alguns anos.... E também na maioria dos Países.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #8 Online: 20 de Março de 2014, 23:57:27
Helena, dá uma olhadinha no manual do carro, geralmente tem alguma indicação nesse sentido. Também tenho Honda Fit e só uso gasoroba comum.

Pelo que sei a aditivada só tem a mais os detergentes que a longo prazoevitam que as partes em contato sujem, na verdade ela não limpa nada.
Será que você não colocou alguma gasolina premium não? É diferente de aditivada. Seria o caso da Podium da Petrobras, essa sim é bem diferente da comum.

Eu só uso comum, e de vez em quando coloco uns aditivos de limpeza de bico. Também não sei o quanto isso ajuda, mas sei lá, me deixa mais tranquilo, rsrs...
Há controvérsias sobre isso. Dizem que se você usa sempre gasolina comum, naturalmente vai havendo acúmulo de borra nas partes em contato, que são normais e ficam ali por muuuuito tempo até dar algum tipo de problema. Uma vez usando esses aditivos "limpadores" essas borras podem se soltar e aí sim trazer problema de entupimento de bico, etc...

Conselho que tive de mecânico amigo (amigo meu, não da onça... kkkk)
- nunca colocar esses aditivos limpadores ou seja lá o que for, no combustível.
- não existe limpeza "preventiva" de bico. É só gastar dinheiro à toa. Se um dia o carro apresentar problema de falha ou algo do tipo, aí sim precisa fazer uma boa verificação e mesmo assim dificilmente será sujeira no bico. A menos claro, que os filtros não tenham sido trocados na época certa como os amigos mencionaram.

Tem o álcool também no caso dos Flex, que suja bem menos que a gasolina, mas gasta mais, no fim da meio que elas por elas... rsrsrs

 :ok:



Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #9 Online: 21 de Março de 2014, 00:11:00
Lembrei dessa matéria postada no fórum de motos  :ok:

Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/diferencas-entre-gasolina-comum-aditivada-e-premium-podium/



Diferenças entre gasolina comum, aditivada e premium/podium


É comum ouvir um amigo dizer que abasteceu o carro com combustível aditivado, qualquer modelo que seja, e que ele ficou “muito mais forte”. E também que a gasolina comum “é suja”, que a aditivada “é besteira”, que a Premium (seja a BR Podium, ou a Shell) é “jogar dinheiro fora”. Essas, entre outras lendas e mitos, acabam deturpando a verdade sobre os inúmeros combustíveis disponíveis no mercado.

A verdade é que o consumo, independente do tipo de combustível, não tem razão físico-química nenhuma que justifique diferenças gritantes. Os três tipos de combustíveis vendidos no Brasil são, por força de lei federal, misturados com 20% a 25% de álcool anidro. Vale lembrar que este álcool não é exatamente o mesmo do outro combustível, que é o Etanol.

A diferença entre gasolina comum, aditivada e premium é bastante simples; a primeira não contém aditivos de limpeza e dispersantes, portanto ocorre, ao longo do tempo, acúmulo de detritos no motor e sistema de combustão. A segunda, aditivada, traz uma série de “detergentes” especiais misturados ao combustível; cada bandeira faz o próprio coquetel, e a sua eficiência varia de acordo com a qualidade deles.

Por último, há a gasolina Premium/Podium — assim como o combustível aditivado, ela também traz componentes de limpeza especiais, porém tem mais octanas (fato que é aproveitado por veículos com alta taxa de compressão, permitindo um total aproveitamento do potencial do motor), emite menos enxofre durante a queima e, assim, causa menos impacto ambiental, já que polui menos.

É possível, gradualmente, passar a utilizar gasolina aditivada ou mesmo premium em motores “acostumados” com combustível comum. A vantagem será, a longo prazo, mais durabilidade ao motor e seus componentes, menos resíduos acumulados, manutenção da limpeza interna de tubulações, bicos e câmara de combustão e, como já citado, menos poluição. E como é de conhecimento geral, um veículo com seu “coração” limpo anda melhor e com mais qualidade.

E ao contrário do que diz o mito popular, qualquer veiculo à gasolina pode usar a Podium da BR ou a Premium da Shell, sem quaisquer problemas ao carro. Ele não é mais “forte”, portanto não estraga o motor, e também não é “mais puro”, correndo tubulações.

Estes são mitos populares sem fundamentação alguma. O preço mais alto dos combustíveis ditos “especiais” podem se justificar, a longo prazo, já que seu carro continuará limpo e saudável. A Petrobrás recomenda que usuários não troquem de combustível subitamente: se você for usuário de combustível comum, deverá adicionar 10% de aditivada ou Podium a cada abastecimento até completar 100%.

Adicionalmente, veículos “FLEX” abastecidos com ETANOL (ou “alcool”, como é chamado popularmente) devem sempre colocar combustível de alta qualidade (preferencialmente Podium ou Premium) no tanque de partida a frio, pois a validade da gasolina é maior nestes casos. E para manter o sistema de combustão limpo, é recomendado abastecer um tanque completo com gasolina a cada três ou quatro tanques de ETANOL.

A tendência é que, com o tempo, a gasolina “comum” desapareça, como ocorreu em certos países. A grande vantagem virá no futuro, pois com uma frota inteira rodando com motores mais limpos reduzirá a emissão de poluentes — e neste ponto, cada pequena ação é mais do que válida.

Por Orlando Ortiz


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 21 de Março de 2014, 00:33:07
A gasolina brasileira, assim como outros diversos produtos tupiniquim acompanham o mesmo padrão, é um lixo

O "chumbo" da gasolina, ou melhor  chumbo tetraeltila é um aditivo para aumentar a octanagem da gasolina (ruim). Por ser altamente tóxico e viciante (como o toluol da cola de sapateiro) foi substituído pelo álcool tolerável em até 30% em massa  para correção da octanagem (to rindo aqui imaginando se alguém controla isso), claro que quanto falta álcool o governo libera.

Do "chumbo" estragar motor é no mínimo duvidoso. Sempre esteve presente na gasolina brasileira, só foi tirada quando o projeto Pró-Álcool startou

As gasolinas aditivadas devem ter um tratamento premium mas a função dela é limpar o sistema de injeção mesmo,  de certa forma contribui para uma melhor queima, melhor rendimento e obviamente melhor consumo

Como sou do tempo que o Mar Morto tava doente , lembro da gasolina azul que sumiu no final da década de 70.  Essa sim era uma gasolina de melhor qualidade, sem aumento de octanagem via aditivo, acima dela só a gasolina de avião.

Como regra eu sempre ponho combustível num pequeno numero de postos, evito finais de semana e fujo do Via Brasil como diabo da cruz. Nos carros injetados, graças a sonda lambida é praticamente impossível detectar variação de combustível pelo barulho do motor (salvo quando é muito ruim) mas no consumo é facinho

Eu rodo um tempo com álcool que por teoria tem uma pureza maior que a gasolina e faz a mesma função dela aditivada

Cada um tem uma teoria mirabolante, ganha quem empurrar menos o carro


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Março de 2014, 00:42:00
Aditivada. Se o motor for de alta compressão (acima de 10:1) a Premium ajuda. Se a compressão não for tão alta a Premium ainda ajuda a diminuir a poluição, mas não muito na queima em si.

Fora o que já se mencionou lembrar das velas. Se elas estiverem em mau estado a combustão é ruim e para compensar mais gasolina é incluída. Velas de Iridium tem resultado ainda melhor. Mas são tantas coisas a mais a observar. Dependendo do carro o sistema de controle vai se ajustando ao combustível, de tal modo que usar o mesmo combustível (mesma marca e tipo) ajuda a manter os parãmetros ótimos. VEz por outra quando tenho de mudar de gasolina por algum motivo (viagem ou tanque muito baixo para esperar chegar no posto usual) o consumo aumenta vertiginosamente. Aos poucos o consumo vai melhorando até chegar nos niveis normais (tenho uma planilha com TODOS os abastecimentos das viaturas aqui. Uma coisa que observo é o consumo em Km/l, quando aumenta muito sem motivo (engarrafamentos extras, por exemplo) é hora de procurar o culpado.
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 21 de Março de 2014, 08:01:44
No Brasil é proibida a adição de chumbo à gasolina (prática utilizada para aumentar da octanagem da gasolina), já há alguns anos.... E também na maioria dos Países.

e será que isso é respeitado?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 21 de Março de 2014, 08:08:14
respondendo perguntas:
-sim, sempre abasteço no mesmo posto (Ipiranga que tem perto de casa). Sempre peço pra ser até o automático da bomba.
-não, não foi podium ou premium, no posto em que abasteço nunca vi essas opções. Só mesmo as gasolinas comum e aditivada, e etanol.

E agradeço a quem está aqui compartilhando seus conhecimentos em gasolina, motores e mecânica.  :)
« Última modificação: 21 de Março de 2014, 08:09:27 por Helena Bsb »


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Março de 2014, 08:24:06
Minha vida toda usei aditivada por causa dos "detergentes", afinal a diferença de preço é mínima.
Usaria gasolina pódium ou premium se eu tivesse um baita de um carro com um baita de um motor hehehehehehe
Pode ser neura minha, mas quando abasteço em qualquer posto Ipiranga parece que o consumo aumenta. Faço menos Km com o tanque. Gostava dos combustíveis texaco (a Ipiranga comprou) e hoje abasteço mais em postos Shell.
César L. T.