Opaaa, finalmente um tópico em que minha opinião não vai ser baseada em achismos e suposições!!! (sou engenheiro mecânico)
Vários mitos e alguns acertos por aqui, vamos à minha humilde contribuição.
- Gasolina aditivada só tem detergente, que previne sim a formação de depósitos no motor. A diferença de preço vale a pena.
- O álcool tem o mesmo efeito de evitar acúmulos de resíduos. Se quiser alternar um tanque de álcool a cada 2 de gasolina comum, o efeito será o mesmo.
- No reservatório de partida a frio (o "tanquinho") use sempre aditivada, pois essa gasolina fica parada por mais tempo, facilitando o acúmulo de impurezas.
-Não use aditivos, além de ineficazes, podem invalidar a garantia do veículo. A garantia só cobre a utilização de combustível no tanque, qualquer outra substância não é recomendada pelas montadoras. O mesmo vale para aditivos de óleo.
- Não existe chumbo na gasolina do Brasil. Mas existe combustível adulterado pra caramba, e isso a garantia também não cobre.
- Octanagem: só faz diferença para motores projetados para alto desempenho. Leia o manual do carro.
- Consumo: o principal fator que influencia o consumo é a condição de rodagem. Trânsito e pé pesado, basicamente. Normalmente nossas percepções nos enganam, eu não tentaria relacionar consumo com tipo de combustível, a não ser que ele esteja adulterado. Condições de manutenção obviamente também influenciam, especialmente velas, cabos de velas e catalisador.
- Para os motores flex não existe qualquer recomendação de usar x tanques de um combustível a cada y tanques de outro. Os combustíveis podem ser usados em qualquer proporção. Porém é importante (em alguns modelos) rodar um pouco logo após trocar de combustível. Ou seja, não estacionar logo após ter abastecido. Na verdade isso é mais crítico ao colocar álcool em motor que estava rodando com gasolina. Como o álcool requer uma vazão maior, ao dar a partida o motor que estava com gasolina pode injetar uma quantidade insuficiente e álcool, e aí não pega.
Tanto o álcool que é misturado à gasolina na refinaria, quanto o que é usado como combustível puro, são etanol. A diferença é que o primeiro é anidro e o segundo é hidratado. Para o consumidor não faz qualquer diferença.
O tal texto do site notícias automotivas está cheio de furos, eu recomendaria não levar em consideração.
Eu particularmente só uso álcool, mais por uma questão de princípio, pois polui menos e provém de fonte renovável. Mas quando coloco gasolina, é sempre aditivada. Só não usaria em um motor antigo, carburado, com alta quilometragem e que não tenha sido aberto para manutenção.
Sei que muito disso já foi escrito pelos colegas, mas para facilitar preferi resumir os principais pontos de dúvida. Qualquer dúvida tamos aí.