Autor Tópico: Gasolina: comum ou aditivada?  (Lida 23817 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #30 Online: 21 de Março de 2014, 22:06:47
Opaaa, finalmente um tópico em que minha opinião não vai ser baseada em achismos e suposições!!! (sou engenheiro mecânico)

Vários mitos e alguns acertos por aqui, vamos à minha humilde contribuição.

- Gasolina aditivada só tem detergente, que previne sim a formação de depósitos no motor. A diferença de preço vale a pena.
- O álcool tem o mesmo efeito de evitar acúmulos de resíduos. Se quiser alternar um tanque de álcool a cada 2 de gasolina comum, o efeito será o mesmo.
- No reservatório de partida a frio (o "tanquinho") use sempre aditivada, pois essa gasolina fica parada por mais tempo, facilitando o acúmulo de impurezas.
-Não use aditivos, além de ineficazes, podem invalidar a garantia do veículo. A garantia só cobre a utilização de combustível no tanque, qualquer outra substância não é recomendada pelas montadoras. O mesmo vale para aditivos de óleo.
- Não existe chumbo na gasolina do Brasil. Mas existe combustível adulterado pra caramba, e isso a garantia também não cobre.
- Octanagem: só faz diferença para motores projetados para alto desempenho. Leia o manual do carro.
- Consumo: o principal fator que influencia o consumo é a condição de rodagem. Trânsito e pé pesado, basicamente. Normalmente nossas percepções nos enganam, eu não tentaria relacionar consumo com tipo de combustível, a não ser que ele esteja adulterado. Condições de manutenção obviamente também influenciam, especialmente velas, cabos de velas e catalisador.