Autor Tópico: Gasolina: comum ou aditivada?  (Lida 23567 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 22 de Março de 2014, 15:11:57
Então, resumindo, se a diferença de valor fosse de 1 centavo entre a comum e a Podium, valeria a pena usar pra qualquer carro?



jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 22 de Março de 2014, 16:55:02
A gasolina premium nunca prejudicará o motor. Se não for benéfica por outros motivos (motor com taxa de compressão abaixo de 10:1) ela polui menos o meio ambiente, por ter menos enxofre. Deste modo, desconsiderando-se a questão de custo, se a pessoa deseja poluir menos o meio ambiente já é válido usar a podium. Se o motor tiver alta taxa de compressão aí já há um ganho duplo. Uma vez que se coloca a diferença de preço na equação, cabe a cada um verificar se a diferença é viável pela menor poluição e (eventual) melhor rendimento do motor.
JVc.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #47 Online: 22 de Março de 2014, 17:19:51
em se tratando de poluição, tem como o álcool ser mais poluente do que a gasolina? dificil hein ?



kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 22 de Março de 2014, 17:26:58
Fui abastecer a XT600e. Acabou a gasolina exatamente em frente a um posto latina. Tanque original, 15 litros. Sendo 2 reserva. Sempre que entra na reserva, abasteço 12,5 litros, minima variação +- conforme distância do posto.
Deu 14,3 litros. Impossível. Fiquei  >:( >:( >:(.       Para denunciar ao Procon, precisa se identificar?    >:( >:(   
« Última modificação: 22 de Março de 2014, 17:28:46 por kado »


Gustavo Mendes

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
Resposta #49 Online: 22 de Março de 2014, 19:11:17
Pessoal, um dos maiores diferenciais da gasolina Podium até o ano passado, além da octanagem, era o menor percentual de enxofre em sua composição. Enquanto as "outras" gasolinas possuíam 200ppm de enxofre, a Podium possuía 30ppm. O enxofre é o principal causador de acúmulo de depósitos nas válvulas e no motor como um todo.
Desde janeiro desse ano o percentual máximo de enxofre foi diminuído, sendo assim distribuída a chamada gasolina S-50, com 50ppm de enxofre.
Com isso todos fomos beneficiados.
Nikon D750 + D3300 + 28mm f/1.8G + 50mm f/1.8G + 80-200mm AF-S f/2.8D + 28-105mm f/3.5-4.5D + 18-55 f/3.5-5.6G VR II + SB700


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 22 de Março de 2014, 20:52:54
em se tratando de poluição, tem como o álcool ser mais poluente do que a gasolina? dificil hein ?

O Alcool é menos poluente, e ainda vem de fonte renovável, mas nem todo motor é flex (em especial os importados), e alguns projetos de "flexilização" não preparam o motor adequadamente para a água do álcool, o que resulta em muita corrosão a longo prazo. Importados "nacionalizados" são um bom mau exemplo.

Para viaturas que aceitam álcool e tem um motor realmente desenvolvido para usar este combustível, é definitivamente uma escolha mais ecológica.
JVc.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #51 Online: 23 de Março de 2014, 02:52:56
Pessoal, um dos maiores diferenciais da gasolina Podium até o ano passado, além da octanagem, era o menor percentual de enxofre em sua composição. Enquanto as "outras" gasolinas possuíam 200ppm de enxofre, a Podium possuía 30ppm. O enxofre é o principal causador de acúmulo de depósitos nas válvulas e no motor como um todo.
Desde janeiro desse ano o percentual máximo de enxofre foi diminuído, sendo assim distribuída a chamada gasolina S-50, com 50ppm de enxofre.
Com isso todos fomos beneficiados.

A S-50, que é novidade por aqui, já não é usada na Europa ocidental, que atualmente usa a S-10, que tem 1/5 do enxofre da S-50. Na América do Sul, o Chile usa S-15. Ou seja, aqui ainda estamos bem atrasados.


Gustavo Mendes

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
Resposta #52 Online: 23 de Março de 2014, 06:15:37
A S-50, que é novidade por aqui, já não é usada na Europa ocidental, que atualmente usa a S-10, que tem 1/5 do enxofre da S-50. Na América do Sul, o Chile usa S-15. Ou seja, aqui ainda estamos bem atrasados.

AFShalders, com certeza nossa gasolina, apesar da melhora ocorrida, está bem longe de ser referência em termos de qualidade. A Europa possui o maior número de países com maior restrição em relação ao teor de enxofre da gasolina. Nos EUA o atual limite é de 30ppm. Parece que a partir de 2017 eles também terão o limite diminuído para 10ppm.
De qualquer forma, para quem já usou gasolina s800, a s50 é uma bela evolução. Nossos motores agradecem :D
Nikon D750 + D3300 + 28mm f/1.8G + 50mm f/1.8G + 80-200mm AF-S f/2.8D + 28-105mm f/3.5-4.5D + 18-55 f/3.5-5.6G VR II + SB700


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 23 de Março de 2014, 15:18:57
O meu carro recomendam usar a podium, ele é turbo e dizem que a gasolina comum pode gerar borra no óleo e prejudicar o motor! Eu acompanho o consumo para ver no gráfico se a gasolina é adulterada ou não...

Pope, só por xeretisse, que carro vc tem?

Abraço.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 23 de Março de 2014, 16:40:16
Meu carro também tem recomendação de Podium, eu sempre usei desde o primeiro dia que tirei o carro da concessionária. Como vou a pé pro trabalho, acabo não gastando muito mesmo.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #55 Online: 23 de Março de 2014, 19:26:17
Pope, só por xeretisse, que carro vc tem?

Abraço.
Um Audi...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 23 de Março de 2014, 19:45:20
Acompanhando o tópico, aliás muito interessante.

Meu carro fazia 7,5km/l na cidade e nos dois últimos tanques, caiu pra 5km/l, sempre utilizando o mesmo posto que até então me era confiável.

Hoje completei com podium pra ver ser muda algo, já que sempre usei comum.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 23 de Março de 2014, 19:47:09
Acompanhando o tópico, aliás muito interessante.

Meu carro fazia 7,5km/l na cidade e nos dois últimos tanques, caiu pra 5km/l, sempre utilizando o mesmo posto que até então me era confiável.

Hoje completei com podium pra ver ser muda algo, já que sempre usei comum.


cara, vc deveria ter um posto só pra vc  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #58 Online: 23 de Março de 2014, 20:14:11
Isso de consumo é uma coisa muito relativa e muito difícil de medir de forma efetiva, no sentido de saber que o carro está gastando mais ou menos. Um dia vc está mais estressado e pisa um pouco mais ao arrancar no sinal, e sua média já fica diferente. Eu faço exatamente o mesmo trajeto diariamente, que envolve auto-estrada e cidade, e gasto aproximadamente um tanque de gasolina por semana. E as médias variam absurdamente. Se pegar um dia da semana com mais congestionamento que o normal, a média da semana já vai lá prá baixo. E minha pressa e paciência no trânsito também tem grande influência.
« Última modificação: 23 de Março de 2014, 20:15:32 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 23 de Março de 2014, 20:46:18
Um Audi...

 :clap: :clap:
Toda vez que eu vejo um carro com as quatro argolas eu piro...
Quando saiu o RS6 V10, eu cheguei a sonhar, kkkkk

 :D :D

*Tá, parei de desvirtuar o tópico, foi mals!  :D