Autor Tópico: Cotidiano achado na beira do rio  (Lida 1064 vezes)

mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Março de 2014, 01:56:27
Caros amigos,

Seguem algumas fotos dos três últimos dias. A intenção não foi além de registrar gestos, momentos e olhares da vida de uma cidade ribeirinha amazônica.

Todas as críticas, principalmente as que apontem as falhas e os defeitos, são muitíssimo bem vindas. Agradeço demais os comentários que mostrem onde posso me corrigir.


1

20032013-DSC_0341 por mautorre00, no Flickr

2

18032013-DSC_0081 por mautorre00, no Flickr

3

18032013-DSC_0125 por mautorre00, no Flickr

4

20032013-DSC_0283 por mautorre00, no Flickr

5

18032013-DSC_0073 por mautorre00, no Flickr


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 21 de Março de 2014, 11:09:22
Eu achei toda a série fantástica. Belíssimas imagens. Até a sequência que aparecem na sua listagem favoreceu, como a do destaque da mão logo após o percador com quadro mais aberto.

Tentando criticar em algo, já que pediu: na primeira achei o tratamento bem forte no claraty/contraste, mas acabou combinando com o tema. Na última acho que uma composição com um ângulo mais baixo teria favorecido (e muito) essa perspectiva de vários barquinhos enfileirados, mas não sei se era possível essa captura.

Parabéns pelas fotos!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2014, 14:35:29
Belas fotos! :clap:

Gostei muito da 1 e da 4. Tive a impressão que a 5 ficaria melhor com um enquadramento mais aberto ou vista de outro ângulo (como o greatwalker citou acima).


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2014, 16:52:03
Oi Mauricio! Você tem um olhar interessante para detalhes... gostei de todas as imagens... o retrato é forte... experimentou em P&B?
A 2 é do estilo que gosto...:)
A 3 tem ótimo enquadramento e luz... a conversão achei muito cinza, sem amplitude tonal. Não sei se teria como ser diferente ou se poderia trabalhar melhor no editor...
Amei a 4!!!Como ficaria em P&B? (amo P&B... rsrs)
A 5 tem ótimo enquadramento... a  sensação de achatamento é da distância focal e não tanto do ângulo... mais baixo acho que teria uma sobreposição dos barcos. Uma grande angular, chegando mais perto do primeiro barco aumentaria a sensação de profundidade, mas seria outra foto.

Gostei da série! Você é bom nisso... :)


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2014, 17:16:44
Todas muito belas, mas a primeira, o retrato, está fantástica.  :clap: :clap:

De imediato me ocorreu o mesmo que a Pris, pensei em PB. Mas ela está tão boa colorida que PB talvez a deixasse apenas como "mais uma", que nesse estilo é muito comum. Não sei  :ponder:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2014, 18:07:36
Excelentes Mau!!
D600 - E-M10


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #6 Online: 21 de Março de 2014, 18:24:18
Boas fotos...   :clap: :clap: :clap:
Algumas mesmo excelentes como a 1.ª a 2.ª e a 4.ª  :clap: :clap: :clap: :clap:

Defeitos, so vejo um barquinho mais queimado pela luz na 5.ª

Tb gostei da sugestao do Pris WerSo sobre uma outra foto para a 5.º com GA  ou nao... baixando a camera mais...

Boas fotos e nada de olhar vulgar...  :ok:

A primeira daria um belissimo retrato a PB...
A mim me parece que só a ultima perderia em PB...
« Última modificação: 21 de Março de 2014, 18:34:14 por i9forex »
A. Fernandes


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Março de 2014, 19:00:30
Muito obrigado a todos pelos comentários e críticas. Estou aprendendo (ou tentando) e vocês não imaginam o quanto me são importantes os apontamentos de falhas, defeitos e alternativas melhores para cada foto.

Também não é menos importante ter agradado. Vocês são parâmetros importantes e balizam se estou indo pelo caminho certo. Afinal, num saltinho um pouco mais ousado, é muito pequena a distância entre o dar certo e o mergulho no kitsch.

A foto das canoas em GA e de um ângulo mais baixo, por exemplo, é uma ideia que me fugiu completamente e diz muito ter sido lembrada pelo greatwalker e por todos depois.

Pris e Alexandre, tenho até vergonha em falar, mas não sei fazer tratamento de imagem. E isso faz falta especialmente na conversão pra PB. A primeira foto, também achei que ficaria melhor em PB, mas não consegui dar a amplitude tonal adequada, como também não consegui na 3. Esta será a próxima lição de casa.

Kokimoto, todas foram com a máquina que você "me fez" comprar :ok:. Realmente eu não imaginava que a diferença em qualidade da imagem seria tanta. E, você me "ferrou"  :), agora tô andando atrás de umas lentes caras pra caramba, pois as minhas lentes zoom eram na maioria DX. Minha mulher quer meu fígado, mas eu expliquei pra ela que não tenho culpa de nada, sou uma vítima sua. Aliás, me dá uma ajuda na escolha de uma zoom GA no post http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=99826.0.

Fernandes, o o preço de se evitar o olhar vulgar "é a eterna vigilância". Acredite ou não, foi a primeira vez que em dois ou três dias, com duas ou três saídas, consegui fazer uma pequena seleção que, ao menos em alguma medida, tenha fugido do prosaico. Sem dúvida nenhuma, muito em mérito do que leio aqui. As primeiras fotos que postei aqui, no post sobre a fuga ao olhar vulgar, foi uma seleção em arquivos somados por mais de dez anos. Não tenho como não estar feliz com o -- creio que posso presumir -- avanço.

mais uma vez, muito obrigado a todos.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #8 Online: 21 de Março de 2014, 19:18:13
Que bom Mau, bacana que está gostando bastante do brinquedo novo!! Achei legal seu depoimento também, e pode ter certeza de que está tirando fotos soberbas!!
D600 - E-M10


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 21 de Março de 2014, 19:32:44
Ótima serie, mas as duas do barquinha são minhas preferida. Principalmente a segunda. Costumo entrar na galeria com certo pessimismo, mas esse tópico me surpreendeu. Êh muito bom ver belas imagens sexta a noite. Obrigado
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #10 Online: 21 de Março de 2014, 19:35:34
:ok: :ok:

Sem sombras de dúvida sua fotografia esta excelente :) :)

Parabéns :clap: :clap:


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #11 Online: 21 de Março de 2014, 19:53:51
Que bom Mau, bacana que está gostando bastante do brinquedo novo!! Achei legal seu depoimento também, e pode ter certeza de que está tirando fotos soberbas!!
Que brinquedo novo é esse? Curiosidade...
A. Fernandes


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Março de 2014, 20:07:32
Fernandes, é uma D610.
Nunca imaginei que a diferença de qualidade das imagens geradas fosse tanta.
Já tive uma D70, uma D200, uma D90 e tenho uma d7100. Todas muito boas e nunca senti maiores problemas no fator de crop imposto pelo sensor menor. Aí, apareceu uma oportunidade de eu comprar por um bom preço uma D610 e quase deixei passar. Mas acabei comprando e fiquei muito, muito surpreso. Em ISO alto então, é outra dimensão.
O trabalho de convencimento, com os fortes argumentos dos amigos a quem sou grato está aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=99635.0

abç.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #13 Online: 22 de Março de 2014, 04:53:19
Estava a desconfiar que era uma FF  :)
A. Fernandes