Autor Tópico: Kawasaki Z 750  (Lida 872 vezes)

Mister_Marcelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Março de 2014, 13:12:09
Olá pessoal! Este é o primeiro tópico que crio aqui no fórum. Também estou começando a fotografar e o Mundo Fotográfico tem sido um apoio excelente em muitos sentidos. Gostaria então de mostrar a vocês um pouco do que já estou produzindo, pois considero cada um dos participantes deste fórum colaboradores diretos no que estou fazendo. Estas fotos, do meu Cunhado em sua Kawasaki Z 750, foram feitas quando fui a Brasília. A ideia era treinar a técnica de Panning. Usei a Canon T3i, com a lente 55-250. Ficaria muito feliz em saber a opinião de vocês, além de possíveis dicas para melhorar. Obrigado por acessar este tópico!

1.

_MG_0831 por Marcelo Oliveira 73, no Flickr

2.

_MG_0830 por Marcelo Oliveira 73, no Flickr


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #1 Online: 21 de Março de 2014, 13:59:52
Particularmente gostei dessa Marcelo
http://www.flickr.com/photos/marcelosrc/12176810724/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2014, 14:05:47
Marcelo, panning a grosso modo consiste em tentar transmitir a sensação de movimento mantendo o assunto ou parte dele em foco e o fundo borrado.

Partindo deste pressuposto, a segunda foto está até bacana, mas não poderia ser caracterizada como panning. Aliás, olhe as duas fotos e veja como na primeira existe uma sensação de movimento que não existe na segunda. A primeira está bacana.

Isso posto, procure fazer as fotos de um ângulo um pouco mais perpendicular, o efeito ficará melhor.

De resto, normalmente o que se faz é usar prioridade de obturador para fixar a velocidade, foco em AI-Servo, acompanhar  o objeto desde mais longe e depois usar o burst da camera se for o caso. A 55-250, em todas as versões, já tem detecção de panning, então não é necessário desligar o IS. Em lentes mais antigas, talvez seja necessário desligar a estabilização.

Panning é uma técnica bem simples mas que exige um pouco de treino. Mas conseguir um panning "nítido" de moto é bem mais difícil do que de um carro, pelo menos eu acho. A coisa mais difícil que eu já fiz panning foi kart, em função da proximidade e velocidade muito alta.

E finalmente, de um motociclista para outro, diz pro teu cunhado providenciar um macacão completo ou uma calça com proteção para fazer estas brincadeiras na pista. Fica bem mais divertido :)

Abçs



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mister_Marcelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2014, 14:09:50
Particularmente gostei dessa Marcelo
http://www.flickr.com/photos/marcelosrc/12176810724/

Muito obrigado pelo interesse e pela boa vontade de entrar lá para ver as outras, Andrei! Valeu mesmo!


Mister_Marcelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2014, 14:22:46
Marcelo, panning a grosso modo consiste em tentar transmitir a sensação de movimento mantendo o assunto ou parte dele em foco e o fundo borrado.

Partindo deste pressuposto, a segunda foto está até bacana, mas não poderia ser caracterizada como panning. Aliás, olhe as duas fotos e veja como na primeira existe uma sensação de movimento que não existe na segunda. A primeira está bacana.

Isso posto, procure fazer as fotos de um ângulo um pouco mais perpendicular, o efeito ficará melhor.

De resto, normalmente o que se faz é usar prioridade de obturador para fixar a velocidade, foco em AI-Servo, acompanhar  o objeto desde mais longe e depois usar o burst da camera se for o caso. A 55-250, em todas as versões, já tem detecção de panning, então não é necessário desligar o IS. Em lentes mais antigas, talvez seja necessário desligar a estabilização.

Panning é uma técnica bem simples mas que exige um pouco de treino. Mas conseguir um panning "nítido" de moto é bem mais difícil do que de um carro, pelo menos eu acho. A coisa mais difícil que eu já fiz panning foi kart, em função da proximidade e velocidade muito alta.

E finalmente, de um motociclista para outro, diz pro teu cunhado providenciar um macacão completo ou uma calça com proteção para fazer estas brincadeiras na pista. Fica bem mais divertido :)

Abçs

Obrigado pelas valiosas observações, Alexandre! De fato, a segunda não é um exemplo de panning. Eu ia fazer esta observação, mas acabei esquecendo, o que foi até bom, porque deu gancho para tuas dicas. O panning, pelo que pude perceber, é muito fácil de fazer e muito difícil de fazer bem feito!  :D

Ah! Sobre o macacão, você tem toda razão! Fica bem mais legal quando se tem maior segurança, além de ficar mais bonito na foto! Ele tem lá o paramento completo, mas neste dia fomos ao autódromo (e ao Estádio Mané Garrincha) por acaso e fizemos as fotos na pista de saída, que não tem movimento.

Muito obrigado e um forte abraço!