Autor Tópico: Qual ? Panasonic 20mm 1.7 ou Olympus 25mm 1.8  (Lida 4768 vezes)

Feno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • "Frame a frame a vida vai passando"
Online: 21 de Março de 2014, 21:14:16
Comprei uma Pana G6 para inicio no mundo m43...agora preciso uma lente mais clara para fotos casuais e videos de casamento. Levando em consideração que as duas estão praticamente o mesmo preço, qual vocês escolheriam ? Acho 40mm uma distância focal melhor que 50mm para viagens e festas de casamento.

Oly 50mm
Melhor construção, mais rápida e maior

Pana 20mm
Compacta, mais lenta e leve.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2014, 01:02:59
A PanaLeica 25 1.4, é a segunda melhor lente do sistema M4/3 com AF. Só fica atrás da Zuiko 75 1.8. Contudo, tem a Zuiko 25 1.8 que é a cópia em qualidade de imagem e construção da 45 1.8.

Eu tenho a Panasonic 20 1.7 e é uma lente muito boa e que tem como ponto positivo o fato de ser pancake. O único ponto que deixa a desejar é o AF que é mais lento que outras lentes (em especial quando comparada com as Oly/Zuiko) mas nada que atrapalhe quando se usa AF-S.

Vai depender se você quer mais portabilidade ou mais qualidade de imagem. Eu acho que o ganho em portabilidade é maior do que a perda em qualidade de imagem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2014, 12:41:22
Olá Feno,

Se a grana tiver curta, vai de 20mm 1.7.
Se a grana tiver sobrando e n se importar com tamanho, compra a 25 1.4.  :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2014, 17:04:56
A oly em nitidez e cores superou até a 25mm 1.4......se fosse hj....pelo custo benefício eu iria de oly....e olha que eu tenho a 25mm 1.4....é uma baita lente....a 20mm 1.7 também é muito boa...mas essa nova oly superou as espectativas em todos os reviews

http://robinwong.blogspot.com.br/2014/02/olympus-mzuiko-25mm-f18-lens-review.html

http://photographicwanderings.com/2014/02/24/battle-of-the-50s-olympus-25mm-f1-8-versus-panasonic-25mm-f1-4/

http://www.photoreview.com.au/reviews/lenses/m4-3/olympus-m.zuiko-digital-25mm-f-1.8


Uhhh agora que vi que sua câmera é Pana.....sei lá talvez fosse melhor ir de lente pana mesmo...pode ser só uma impressão minha, mas acho que as lentes só atingem o seu max. com os respectivos corpos...sim a baioneta é a mesma os 11 conectores eletrônicos tbem, mas acho que os processadores tiram o max somente das próprias lentes....como eu disse é um achismo...uma impressão minha....
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 22 de Março de 2014, 17:21:29
Eu iria de Olympus!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Feno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • "Frame a frame a vida vai passando"
Resposta #5 Online: 23 de Março de 2014, 13:27:12
Peso e comprimento das lente:

Panasonic 25mm 1.4    - 200g e 54,5mm
Panasonic 20mm 1.7 ii  - 87g e 25.5mm
Olympus   25mm 1.8     -136g e 40mm

Analisando....antes a Pana 25mm perdia pela portabilidade em tamanho e peso, mas e agora que a Olympus está 1cm menor e bem mais leve que a Panasonic 25mm?
Será que as 49g e 15mm de diferença da Oly 25mm para a Pana 20mm já pode ser desconsiderada ?
Sem contar na qualidade de cada uma...
Na minha opinião a Pana 20mm está compensando apenas se você comprar a versão 1 usada com um bom preço.  :aua:  :ponder:


trosk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2014, 21:39:52
eu estou pensando em pegar uma GM1 com kit inicial (12-32mm) e estou muito interessado em pegar uma lente da panasonic 25mm f1.4.

A 25mm f1.4 é realmente muito diferente da 20mm f.17 em termos de velocidade e qualidade em baixa luminosidade?

Acho que vou usar as lentes do kit em quase todas as situações, mas queria pegar uma lente específica para tirar fotos da minha filha pequena em ambientes com baixa luminosidade (festas infantis), que é o motivo de eu estar trocando a minha compacta (tenho uma s90) pela GM1.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2014, 22:57:43
Cara, eu acho que a 25 1.4 é maior que a GM1... :D
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


trosk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2014, 04:01:17
quase todas são maiores do que a GM1.  já dei uma olhada como vai ficar.

Parece contraditório pegar uma lente dessas com a GM1 por causa do tamanho, mas no meu caso tem um fatores adicionais (medo da esposa) que me impedem de ter uma câmera maior (já tive que dar uma superzoom por causa disso). Essa lente no caso, só iria usar em ambientes que ela acha seguro (dentro de salões de festa e/ou parques de diversões ou festas da escola).

O duro é investir em algo que não dará resultados mínimos e eu ficando frustrado no final por ter pago caro ou ter que me desfazer

eu queria saber se realmente haverá tanta diferença..de velocidade e qualidade em baixa luminosidade


claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2014, 07:36:46
quase todas são maiores do que a GM1.  já dei uma olhada como vai ficar.

Parece contraditório pegar uma lente dessas com a GM1 por causa do tamanho, mas no meu caso tem um fatores adicionais (medo da esposa) que me impedem de ter uma câmera maior (já tive que dar uma superzoom por causa disso). Essa lente no caso, só iria usar em ambientes que ela acha seguro (dentro de salões de festa e/ou parques de diversões ou festas da escola).

O duro é investir em algo que não dará resultados mínimos e eu ficando frustrado no final por ter pago caro ou ter que me desfazer

eu queria saber se realmente haverá tanta diferença..de velocidade e qualidade em baixa luminosidade

Já tive a 20 1.7 e hoje tenho a 25 1.4. A 20mm só ganha na portabilidade, e muito. De resto...af, cor, contraste, nitidez, a 25mm é melhor. Agora mensurar essa diferença, é difícil.


trosk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 27 de Março de 2014, 08:09:54
Claudio, obrigado pelo feedback. Eu sei que é difícil mensurar.

 que eu gostaria de saber se em termos de velocidade na captura (não entendo quase nada) é perceptível a diferença e estou entendendo que pelo seu post que sim, a 25mm f1.4  vale a pena comprar nesse quesito também


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #11 Online: 27 de Março de 2014, 08:47:51
Claudio, obrigado pelo feedback. Eu sei que é difícil mensurar.

 que eu gostaria de saber se em termos de velocidade na captura (não entendo quase nada) é perceptível a diferença e estou entendendo que pelo seu post que sim, a 25mm f1.4  vale a pena comprar nesse quesito também
quase todas são maiores do que a GM1.  já dei uma olhada como vai ficar.

Parece contraditório pegar uma lente dessas com a GM1 por causa do tamanho, mas no meu caso tem um fatores adicionais (medo da esposa) que me impedem de ter uma câmera maior (já tive que dar uma superzoom por causa disso). Essa lente no caso, só iria usar em ambientes que ela acha seguro (dentro de salões de festa e/ou parques de diversões ou festas da escola).

O duro é investir em algo que não dará resultados mínimos e eu ficando frustrado no final por ter pago caro ou ter que me desfazer

eu queria saber se realmente haverá tanta diferença..de velocidade e qualidade em baixa luminosidade

Eu tenho a GM1 e junto acabei comprando minha terceria 20/1.7… :D

Porém…. apesar de que encomendei o grip (de madeira) da JB Camera Designs (amazon), tenho achado que a 20 fica meio 'grande' na camera. Não me entendam mal… rsrs… claro a 20 é muito pequena, mas é a questão do diametro que está me incomodando um pouco. Se coloco a camera numa mesa por exemplo, ela fica apoiada na lente, e a camera fica apontada pra cima. A chegada do grip deve resolver esse problema, mas nesse meio tempo comecei a namorar a nova 25 da Olympus, que 'parece' que não vai exarcebar os limites do corpo da camera 'pelada'. Sim, ela é um pouco mais longa, mas isso em parte facilita a focagem manual, recurso que uso com frequência, principalmente em video. Na 20 o anel de foco fica muito perto do corpo e minha sensação é de que a 25 é mais confortável nesse sentido. Estou decidindo ainda, mas não estranhem se virem minha 20 no ml em breve… rsrs..

Quanto a ƒ/1.4 vs 1.8 eu acho que a diferença física entre as lentes não compensa essa diferença de luminosidade. A Pana-Leica ou PL 25/1.4 é uma lente excelente, sem dúvida, mas é um pouco grande (para esses padrões) e o mecanismo de foco é parecido com o da 20. Mais rápido, claro, mas faz um certo barulho e o foco automático não é tão ultra-rápido e silencioso quanto o da 25 deve ser (baseio minha análise na 45, lente que já tive). Mas essa análise é subjetiva e já existem alguns comparativos na web, precisa ver o que é bom o suficiente pra você.

Oly 25 vs PL 25: http://robinwong.blogspot.it/2014/02/olympus-mzuiko-25mm-f18-lens-review.html

A GM1 é uma camera incrível, estou adorando. Você terá que aprender a lidar com a falta de botões e com o uso mais frequente do LCD. Pretendo usá-la eventualmente em meu trabalho de produção de video, pois a imagem é profissional, das melhores do mercado. Melhor que a GH3 em pouca luz, e como sempre falo vai bater qualquer Canon em qualidade de video, aos interessados. Uma opção de uso é para timelapses e a GM1 é um pequeno monstro nesse quesito: possui intervalometer interno aliado ao shutter eletronico silencioso (e que não desgasta) e monitoração via wi-fi. O problema é a bateria (pequena, não dura muito), mas já encomendei o AC dela. Para uso na mão (handheld) a falta de visor realmente é um problema, mas já encontrei uma lupa da LCDVF (modelo 3/2) que encaixa com perfeição nela. O LCD tem muita resolução e a lupa caiu como uma luva, resultado melhor (e bem maior) que qualquer EVF externo poderia me dar, além de trazer muita estabilidade ao conjunto. Mas a GM1 tem seus compromissos claro, e um deles é o sync de flash máximo em 1/50, ausência de hot-shoe e modo bulb...

Estou muito feliz e satisfeito com esse kit pra passeio e fotos familiares: GM1 + 12-32 + 45-175 (ótima lente) + 20 (ou 25). A 45/1.8 cairia muito bem também, mas essa terei que esperar um pouco pra recomprar. Mas se quero extrair o máximo da camera pego uma das lentes que considero profissionais, como as zooms Pana 2.8 ou as primes Nokton, que uso profissionalmente pra video. Ou mesmo a GH3 para maior conforto e mais controles. Essa é minha sorte, poder aliar o trabalho ao hobbie... e vice-versa…  8-)
  vimeo     flickr     insta


Feno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • "Frame a frame a vida vai passando"
Resposta #12 Online: 28 de Março de 2014, 14:11:29
Decidido ! Olympus 25mm 1.8. Pq ? Está no meio termo de tamanho e peso entre a Pana 20mm 1.7 e Pana 25mm 1.4, só que a vantagem de ter a qualidade da Pana 25mm 1.4 e preço da Pana 20mm.

Ahh...e minha Pana G6 chega na segunda ou terça.... :clap:

Vou fazer um comparativo entre a Pana G6 e Canon 6D, apenas para "ilustração".....não querendo criar a velha guerra...de espelho x sem espelho.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Março de 2014, 15:09:34
Decidido ! Olympus 25mm 1.8. Pq ? Está no meio termo de tamanho e peso entre a Pana 20mm 1.7 e Pana 25mm 1.4, só que a vantagem de ter a qualidade da Pana 25mm 1.4 e preço da Pana 20mm.

Ahh...e minha Pana G6 chega na segunda ou terça.... :clap:

Vou fazer um comparativo entre a Pana G6 e Canon 6D, apenas para "ilustração".....não querendo criar a velha guerra...de espelho x sem espelho.

Pra fotos, sua 6D vai ser melhor. Pra vídeo, vai ser a G6. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #14 Online: 28 de Março de 2014, 19:18:43
Decidido ! Olympus 25mm 1.8. Pq ? Está no meio termo de tamanho e peso entre a Pana 20mm 1.7 e Pana 25mm 1.4, só que a vantagem de ter a qualidade da Pana 25mm 1.4 e preço da Pana 20mm.

Ahh...e minha Pana G6 chega na segunda ou terça.... :clap:

Vou fazer um comparativo entre a Pana G6 e Canon 6D, apenas para "ilustração".....não querendo criar a velha guerra...de espelho x sem espelho.

Ótima escolha!! Eu estou decidindo manter a 20 por mais um tempo e adiar a aquisição da 25, também porque já tenho uma 25. Fiz uns clicks hoje com a 20 na GM1, só pra lembrar da imagem. Aproveitei pra testar o Miniature Effect da camera...

GM1 + 20/1.7:










 
  vimeo     flickr     insta