Autor Tópico: O que vc aprendeu fotografando filme medio e grande formato?  (Lida 2444 vezes)



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 23 de Março de 2014, 13:11:09
O que eu aprendi com filme de uma maneira geral: Pensar na composição, expor corretamente.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2014, 15:13:20
Fotografar menos e observar mais talvez, no sentido de ser mais seletivo!?



Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2014, 22:54:16
Vou considerar o título de post como o mais importante na minha resposta: "O que vc aprendeu fotografando filme medio e grande formato?".

Então tá, vou dizer. Eu aprendi que, neste caso, tamanho faz sim muita diferença. Ter uma película cuidadosamente bem exposta e bem revelada, para a quantidade de informação ali contida, sim, quanto maior melhor o resultado.

Tenho aqui na minha casa uma foto de um famoso fotógrafo português, no tamanho 8x10" (20x25 cm), em papel fotográfico, cuja imagem não é fruto de uma "ampliação", na verdade é uma cópia de contato, portanto trata-se da imagem transferida direto do negativo para o papel em escala 1:1. Ora, ora, é impressionante a qualidade da impressão, é impressionante a gama de cinzentos ali naquela foto.

Então é isso, médio-formato, grande formato, o grande apelo é a qualidade, é o nível de detalhamento que ali se produz.
-22.352971,-48.775582