Autor Tópico: Navegantes usuários da Sony RX-100 (I ou II) - postem suas "expressões" !!!  (Lida 7720 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 24 de Março de 2014, 15:03:56
...agora: se comparar a RX-100 com outras compactas, acho que a diferença seria equivalente, ou seja: a RX-100 dá um Show !!!  :clap:
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Março de 2014, 15:06:43
Fernando, não tenho uma RX100, mas na minha última viagem para NY eu comprei uma pra um amigo. Daí tirei umas fotos pra testar e gostei muito da câmera! A qualidade de imagem é muito boa mesmo, bate de longe compactas com sensores menores como a S110. O tamanho é extremamente compacto, e o flashzinho rebatido foi o que eu mais gostei.

Uns detalhes que eu percebi do flash. Ele não vira totalmente pra cima, fica um pouco inclinado pra frente, que acho que é pra mandar um pouco de luz pra frente e eliminar as sombras debaixo dos olhos. E ele funciona melhor quando o assunto está um pouco distante. Para assuntos próximos, ele fica com uma luz muito dura na parte de cima, não rebate muito bem. Mas pra uma compacta é mais que suficiente, e está anos-luz à frente do flash de outras compactas.

Mas o melhor mesmo é a qualidade de imagem, o sensor de 1" faz bonito mesmo, muito rico em detalhes e com ISOs altos bacanas. Acho que é uma ótima câmera! A única coisa que não me agradou muito foram os menus, achei meio confuso, mas é só questão de costume mesmo.

Abraços

Isso Humberto, ela tem seus "poréns", mas os resultados são muito satisfatórios para uma câmera desse "porte", com muitos recursos como o flash, controle de abertura no anel da lente, ISO de 80 a 6400 e expansível, panorâmica, etc, etc, etc....!!!

Os caras fizeram um projeto muito bem pensado...!!!

Valeu, abraço!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 24 de Março de 2014, 15:17:00
Isso Humberto, ela tem seus "poréns", mas os resultados são muito satisfatórios para uma câmera desse "porte", com muitos recursos como o flash, controle de abertura no anel da lente, ISO de 80 a 6400 e expansível, panorâmica, etc, etc, etc....!!!

Os caras fizeram um projeto muito bem pensado...!!!

Valeu, abraço!!!


Sem dúvida! E outra coisa digna de nota sobre o flash - rapaz, que flashzinho potente! Não sei qual o n° guia, mas pareceu bem mais potente que os flashs de compactas "normais". Potente o suficiente pra rebater no teto sem problemas.


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Março de 2014, 15:42:42

Sem dúvida! E outra coisa digna de nota sobre o flash - rapaz, que flashzinho potente! Não sei qual o n° guia, mas pareceu bem mais potente que os flashs de compactas "normais". Potente o suficiente pra rebater no teto sem problemas.

Humberto, achei essa informação sobre o flash dela: "Flash Guide Number, 6.30 (m / ISO 100)" ...não sei exatamente qual valor das outras compactas para comparar, mas com certeza fiquei impressionado tb com a potência, vide a foto que postei nos exemplos acima sem o flash e com o flash rebatido no teto: clareou o quarto inteiro!!!

(Info: http://www.camera-usermanual.com/sony-cyber-shot-dsc-rx100.html)
Sony A5100 + 16-50mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 24 de Março de 2014, 15:47:19
Legal! Só que precisaria saber se esse n° guia é em grande angular ou em tele, lá não diz... Mas se não me engano, o n° guia do flash da Canon S120 é 5m, acho, ou seja, o da RX100 é mais de 20% mais potente. E isso em ISO100, subindo o ISO lá pruns 800, o flash rende muito bem mesmo!


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 24 de Março de 2014, 15:51:34
Outro exemplo com uso desse flash embutido da RX-100:

1. sem flash:



1a. com flash, para o "céu", uns 60 graus, acho....



2. com flash para cima (céu aberto...):


...bom, tem que praticar mais até começar a "dominar" as regulagens e comportamento desse flash, com certeza dá pra conseguir ótimos resultados!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 24 de Março de 2014, 15:57:48
Fenando, o flash pra cima em céu aberto não é muito recomendado. Ele desperdiça muita potência, o que vai iluminar mesmo o sujeito é apenas o pouco de flash que escapa pra frente. Esse pouco que escapa é sim um pouco mais suave do que o flash direito (em inglês, chamam essa técnica de "feather the flash", não consigo uma tradução boa), mas ainda assim não vale a pena, melhor ir de flash direto mesmo, nessas situações.

Abraços


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 24 de Março de 2014, 16:07:54
Fenando, o flash pra cima em céu aberto não é muito recomendado. Ele desperdiça muita potência, o que vai iluminar mesmo o sujeito é apenas o pouco de flash que escapa pra frente. Esse pouco que escapa é sim um pouco mais suave do que o flash direito (em inglês, chamam essa técnica de "feather the flash", não consigo uma tradução boa), mas ainda assim não vale a pena, melhor ir de flash direto mesmo, nessas situações.

Abraços

Hum... interessante Humberto, não conhecia essa expressão técnica... legal, mais um aprendizado!!

Eu fico muito nas tentativas e erros, tudo meio que no olhômetro... (maldito vício da era digital, queria ver alguém fazendo isso na época dos filmes, rssss!!).

Vou experimentar tb com um pequeno difusor, tipo "pedaço de copinho plástico".... dá pra carregar no bolsinho do bolso da calça, rssss!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 24 de Março de 2014, 16:11:18
Vou experimentar tb com um pequeno difusor, tipo "pedaço de copinho plástico".... dá pra carregar no bolsinho do bolso da calça, rssss!!!


Então, a função desses difusores de copinho é espalhar o flash pra todas as direções, pra que ele rebata nas paredes e teto (e no que mais for) e atinja o sujeito de forma mais suave. Ou seja, só serve mesmo onde tem lugar pra rebater, e desperdiça bastante potência também. Já que ele só funciona mesmo em internas, acho que aí o melhor é rebater pro teto mesmo.


Pra não dizer que não, ele dá uma leve suavizada na luz sim, mas apenas se você fotografar bem de pertinho. É bom para macros, por exemplo...


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Março de 2014, 16:22:05

Então, a função desses difusores de copinho é espalhar o flash pra todas as direções, pra que ele rebata nas paredes e teto (e no que mais for) e atinja o sujeito de forma mais suave. Ou seja, só serve mesmo onde tem lugar pra rebater, e desperdiça bastante potência também. Já que ele só funciona mesmo em internas, acho que aí o melhor é rebater pro teto mesmo.


Pra não dizer que não, ele dá uma leve suavizada na luz sim, mas apenas se você fotografar bem de pertinho. É bom para macros, por exemplo...

Hum.... interessante todas essas variáveis sobre o uso do flash. Apesar de ter lido muito a respeito, tenho e li inclusive o livro "flash dedicado" do N.V.Niekerk, mas não lembro dessas dicas lá... acho que preciso reler...rsss. Na verdade não tenho praticado muito o uso de flash, hehe.... são muitas variáveis e configurações possíveis...!!

Obrigado Humberto pelo "pronto atendimento", melhor que os "ensinos-à-distância" por aí....rsss!! Abraço!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 24 de Março de 2014, 16:22:59
Obrigado Humberto pelo "pronto atendimento", melhor que os "ensinos-à-distância" por aí....rsss!! Abraço!!!


Rsrs, sempre às ordens! Abraços


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #26 Online: 24 de Março de 2014, 18:20:16
Fernando, adorei a sua escala de pontuação!! Pelas observações que faço de muitas fotos aqui no fórum e no flickr e apesar de nunca ter utilizado mft e tekpix ( :hysterical:) parece que está bem perto da realidade. A comparação dos retratos também foi muito esclarecedora e me ficou mais claro ainda que pra uso "civil" a RX100 está excelente!!

Obrigado!


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Março de 2014, 20:27:18
Estou tentado a pegar uma dessas pros meus streets - o preço parece estar bem em conta e o desempenho não deixa muito a dever para minha a700, que é um baita de um trambolho. O melhor de tudo é que, aparentemente, cabe maravilhosamente dentro do bolso do meu paletó.



O único problema é que tenho a impressão que deveria estar guardando meu dinheiro para alguma coisa  :no: :no: :no: :no:
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #28 Online: 24 de Março de 2014, 20:39:17
O único problema é que tenho a impressão que deveria estar guardando meu dinheiro para alguma coisa  :no: :no: :no: :no:

Copos, tenho essa sensação toda vez que olho pro meu set  :hysterical:


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 24 de Março de 2014, 20:55:12
Copos, tenho essa sensação toda vez que olho pro meu set  :hysterical:
Tá complicado - está chegando a época que a Sony costuma fazer promoções de lentes aqui, o que pode fazer com que muito vidro bom de a-mount apareça bem baratinho. Outra coisa que me interessa também é a a7r + a FE35 e/ou a FE55 , que não acredito que vá aparecer por aqui, dado o histórico da Sony na América Latina, aí eu fico dependendo do Nelson resolver importar ela também.

Sim, é muita coisa que pode acontecer. E aí eu penso em como eu iria me beneficiar com uma rx100 ou uma rx1 na minha fotografia de rua e os pensamentos voltam  :no: :no: :no: :no: :no:


Por que eu não termino essa faculdade logo e começo a ganhar um salário decente? :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462