Autor Tópico: Navegantes usuários da Sony RX-100 (I ou II) - postem suas "expressões" !!!  (Lida 7693 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Olá pessoal,

Venho através deste convidar os usuários da Sony RX-100 (versões I ou II) para postarem suas impressões e imagens favoritas!!  :ok:

Saí de uma RX-1 e peguei esta RX-100.... então, óbvio que a diferença foi grande, mas fiquei muito satisfeito com o potencial dessa super-mini câmera de bolso (DE FATO!!!! ...cabe num bolso de calça jeans apertado...rssss, ou num bolso da camisa de gola....). Eis o primeiro grande ponto positivo: um verdadeira compacta, com qualidade muito próxima das DSLR's, sem exagero...!!  :clap:

Vamos lá, aqui está a menina:



A minha é usada, e já veio com o "grip" (borrachinha que ajuda bastante na pegada)...

Veja como ela é bem menorzinha que a Canon G12:



Em resumo:

-Construção excelente, em metal;
-sensor de 20MP Cmos de 1" (grande "barato" desta compacta!!!);
-processador Bionz de última geração (mesma tecnologia da RX-1 e demais DSLR's sony...)
-controle manual total e Ai (automático inteligente, muito interessante...);
-3.6X de zoom (28-100mm eq.) com abertura f/1.8-4.9;
-excelente qualidade de gravação de videos (...filmei um "unboxing" surpresa com ela, depois vou editar e postar aqui...hehehe...);
-flash embutido, articulável!!
-etc..!!!

****************************

Ok, vamos para as fotos....!! (Todas fotos em Jpeg, direto do cartão da câmera)

A. Primeiras "gerais"

1. Zoom de dia (28mm):


2. Zoom de dia (100mm):


3. Zoom de noite (28mm):


4. Zoom de noite (100mm):


B. Bokeh

5.


6.


C. Flash embutido

7. Sem flash


8. Com flash, rebatido no teto (...muito show, para uma compacta!!!)


D. Gerais, "navegando" pelos cantos e recantos diversos...

9. Prédio e céu azul...


10. Vidro azul e coqueiro...


11. Espetáculo infantil, num teatro (1):


12. Espetáculo infantil, num teatro (2):


13. Retrato de menininho:


14. Retrato de cachorrinho:


15. Retrato de gatinha: (...a lindinha não podia ficar de fora, né!!!)


16. Retrato da Ceci... perfil: (...tb não podia faltar minha princesinha, né!!)


***************************

Bom, acho que para início de tópico deu dá pra ter uma noção introdutória das qualidades dessa compacta!!!

Valeu!!!  :ok: :ok: :ok:
Sony A5100 + 16-50mm


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Legal, Fernando. Já respondi no outro tópico que sou apaixonado por essa compactazinha e que em breve espero comprar a minha também. Além do sensor com tamanho bem interessante, vem com uma ótica decente e é mais compacta que outras de sensores menores. É uma proposta muitíssimo bem acertada pela Sony. Não à toa, vende o que vende mundo afora!

Este tópico pode ser bastante útil pois, acompanhando a área das compactas, a procura pelas "premium" vem crescendo bastante, tem muita gente comprando G15 e LX7 por aí, e nada como essa RX100 para contar como um passo adiante, digamos assim.

Quanto as fotos, destaco as duas mostrando o uso do flash rebatido, algo impensável em outras compactas. É um recurso simples porém extremamente útil para a grande maioria do público alvo que quer registros caseiros, aniversários, festinhas, baladas e afins. Sem esquecer da sempre presente Lindinha, claro...

Parabéns pelo mini-review e pela aquisição.


EDIT: Mais uma comentário: acho que se não falasse que a foto do cachorro veio da RX100, muitos poderiam dizer que é da RX1! Muito nítida! Ao menos sem ver a ampliação, claro...
« Última modificação: 23 de Março de 2014, 14:21:36 por greatwalker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Vamos lá então com minha contribuição.

Ano passado iria fazer uma viagem longa e não estava muito disposto a levar a D7000 e lentes e flash e etc...

Estava querendo uma compacta, mas temeroso que não conseguiria fotos com a qualidade esperada, pois seria uma viagem única, provavelmente difícil de ser repetida. China e Japão, passando por Dubai, já que minha filha estava morando na China.

Adquiri a Sony RX-100, com dicas do pessoal que a conhecia. Queria uma compacta de verdade, ou seja, que coubesse em qualquer lugar, mas com uma qualidade melhor que as comuns.

Grata surpresa. A bichinha deu conta do recado e nem precisei usar a bateria extra que levei. Aliás, está na embalagem ainda, pois nunca precisei usá-la. A bateria é boa pra dedéu e dura o dia inteiro, numa boa.

Fiz fotos boas, muito boas tanto que convidei sobrinhas e amigos que queriam ver as fotos da viagem, para uma cervejinha aqui em casa.

No grupo havia um fotógrafo (noivo da minha sobrinha) e quando mostrei as fotos pela TV, sem qualquer tratamento, Jpeg direto da cam, para algumas delas ele imediatamente achou que tinham sido tiradas com a D7000.

Recomendo incondicionalmente para todos que querem uma compacta de bolso, com controles manuais e um bom flashizinho embutido, que pode ser rebatido para o teto. Como meu filho se apoderou da bichinha, agora vou atrás de uma Merryl DP2 pra ver aquele foveon como funciona. Estou esperando a próxima viagem.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Muito legal hein Fernando! Poderia disponibilizar o link com o arquivo maior de alguma delas  pra dar uma ideia melhor? Abs



Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Legal, Fernando. Já respondi no outro tópico que sou apaixonado por essa compactazinha e que em breve espero comprar a minha também. Além do sensor com tamanho bem interessante, vem com uma ótica decente e é mais compacta que outras de sensores menores. É uma proposta muitíssimo bem acertada pela Sony. Não à toa, vende o que vende mundo afora!

Este tópico pode ser bastante útil pois, acompanhando a área das compactas, a procura pelas "premium" vem crescendo bastante, tem muita gente comprando G15 e LX7 por aí, e nada como essa RX100 para contar como um passo adiante, digamos assim.

Quanto as fotos, destaco as duas mostrando o uso do flash rebatido, algo impensável em outras compactas. É um recurso simples porém extremamente útil para a grande maioria do público alvo que quer registros caseiros, aniversários, festinhas, baladas e afins. Sem esquecer da sempre presente Lindinha, claro...

Parabéns pelo mini-review e pela aquisição.


EDIT: Mais uma comentário: acho que se não falasse que a foto do cachorro veio da RX100, muitos poderiam dizer que é da RX1! Muito nítida! Ao menos sem ver a ampliação, claro...

Legal chará...!!! (...vichi, agora me confundi, desculpe... tu tb é Fernando, né...!!)

Eu pesquisei e não achei um grupo de usuários ainda aqui no MF da RX-100, por isso achei interessante abrir... creio que aqui deve ter bastante gente já com essa Sony, vamos ver... a idéia era tb essa, reunir os usuários do fórum e compartilhar experiências e fotos.

Assim que vc pegar a sua, considere-se já dentro deste grupo... já ansioso, aguardando fotos suas!!!!

Abraço!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Vamos lá então com minha contribuição.

Ano passado iria fazer uma viagem longa e não estava muito disposto a levar a D7000 e lentes e flash e etc...

Estava querendo uma compacta, mas temeroso que não conseguiria fotos com a qualidade esperada, pois seria uma viagem única, provavelmente difícil de ser repetida. China e Japão, passando por Dubai, já que minha filha estava morando na China.

Adquiri a Sony RX-100, com dicas do pessoal que a conhecia. Queria uma compacta de verdade, ou seja, que coubesse em qualquer lugar, mas com uma qualidade melhor que as comuns.

Grata surpresa. A bichinha deu conta do recado e nem precisei usar a bateria extra que levei. Aliás, está na embalagem ainda, pois nunca precisei usá-la. A bateria é boa pra dedéu e dura o dia inteiro, numa boa.

Fiz fotos boas, muito boas tanto que convidei sobrinhas e amigos que queriam ver as fotos da viagem, para uma cervejinha aqui em casa.

No grupo havia um fotógrafo (noivo da minha sobrinha) e quando mostrei as fotos pela TV, sem qualquer tratamento, Jpeg direto da cam, para algumas delas ele imediatamente achou que tinham sido tiradas com a D7000.

Recomendo incondicionalmente para todos que querem uma compacta de bolso, com controles manuais e um bom flashizinho embutido, que pode ser rebatido para o teto. Como meu filho se apoderou da bichinha, agora vou atrás de uma Merryl DP2 pra ver aquele foveon como funciona. Estou esperando a próxima viagem.

Olá Diogenes!!

Puxa, interessante.... se tiver um tempinho, podia postar aqui algumas fotos dessa sua viagem. Fiquei super curioso, pelas paisagens, devem ter ficado bem legais, etc...!!!

Valeu, um abraço!!!

p.s.: bom, a DP2 acho que já é outra categoria heim... bom, não sei o tamanho dela, se é do porte dessa RX-100... creio que compete com a nikon A1, e mesmo as Nex, EOS-M, MFT's, etc.... impressão minha...
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Muito legal hein Fernando! Poderia disponibilizar o link com o arquivo maior de alguma delas  pra dar uma ideia melhor? Abs


Oi Alexandre,

Segue abaixo o link do álbum da RX-100 no meu Flickr:

http://www.flickr.com/photos/fkozu/sets/72157642793403834/

...creio que dá pra ver os arquivos em alta resolução (originais, em jpeg direto do cartão), e tb o exif, estou certo?

Depois me diga o que achou, ok!!!!

Abraço!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Muito boas as fotos para esse sensor de 1". Até chega a dar resultados de uma M4/3.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Legal chará...!!! (...vichi, agora me confundi, desculpe... tu tb é Fernando, né...!!)

Eu pesquisei e não achei um grupo de usuários ainda aqui no MF da RX-100, por isso achei interessante abrir... creio que aqui deve ter bastante gente já com essa Sony, vamos ver... a idéia era tb essa, reunir os usuários do fórum e compartilhar experiências e fotos.

Assim que vc pegar a sua, considere-se já dentro deste grupo... já ansioso, aguardando fotos suas!!!!

Abraço!!!

Haha, vou levar o chará como um vocativo apenas. Não sou Fenrnando não. Tenho um nome menos convencional: Elder!  :assobi:

Sem dúvida alguma, foi uma bela iniciativa a sua. Infelizmente, ou temos poucos usuários com a RX100, ou estes poucos não participam muito. Talvez com seu tópico apareçam mais alguns. O Diogenes eu já sabia por outros tópicos na área de compactas. Acho que ele poderia contribuir bastante com algum acervo pessoal...

Quanto a minha, acabo de me coçar mais ainda: as listas do PY etão trazendo a RX100 por 437 dólares, preço de ebay mesmo, mais em conta que a B&H. Eu tenho uma viagem já paga para Bonito no feriado do dia primeiro de maio, mas acho que não vai ser suficiente pra convencer a patroa da compra, já que pretendo levar a T4i de qualquer forma!  :hysterical: Mas conte comigo como futuro membro sim...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Fernando vi as fotos em tamanho grande no Flickr. A conclusão que cheguei é que pra uma compacta está excelente!!
Porém ainda não dá pra comparar com APS-C ou FF, como era o caso da RX-1. Até fiz busca e vi mais fotos de outras pessoas feitas com ela.
Pelo que pude ver e na minha opinião de leigo, a RX-100 é uma ótima câmera pra "levar no bolso" e fazer bons registros, porém sem muita pretensão. Concorda ou estou falando besteira? rsrsrs


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2014, 14:27:28
Fernando vi as fotos em tamanho grande no Flickr. A conclusão que cheguei é que pra uma compacta está excelente!!
Porém ainda não dá pra comparar com APS-C ou FF, como era o caso da RX-1. Até fiz busca e vi mais fotos de outras pessoas feitas com ela.
Pelo que pude ver e na minha opinião de leigo, a RX-100 é uma ótima câmera pra "levar no bolso" e fazer bons registros, porém sem muita pretensão. Concorda ou estou falando besteira? rsrsrs

Alexandre, na minha opinião você não está falando besteira.

De fato a RX-100 é "apenas" uma compacta muito boa.

Sou quase leigo entretanto, de forma que há colegas por aqui que poderão falar muito melhor sobre isto, mas minha opinião é como usuário de ambas. DSLR e compactas premium.

Me parece um pouco óbvio que não se poderia conseguir qualidade similar a uma APS ou mais ainda, a uma FF. Seja pelo tamanho do sensor, seja pela qualidade da lente ou seja por outras razões, muito embora a RX-100 tenha praticamente quase todos os recursos de uma DSLR.

Ocorre porém que tenho uma opinião já expressada aqui, sobre viajar com ou sem uma DSLR.

E fugindo um pouco do tópico principal, a conclusão que cheguei foi: Você vai viajar para fotografar para a National Geographic? Pegue sua tralha toda, com o que você tem de melhor e manda bala. Você vai viajar a lazer mas quer aproveitar para fazer fotos de qualidade para colocar no seu portfolio, para mostrar a clientes que você é bom e pode ser contratado? Pegue sua tralha toda, com algumas peças de qualidade e manda bala. Mas se você vai apenas viajar a lazer, de férias com a patroa e a molecada e portanto está alí para descansar mesmo, pegue sua compacta de bolso (nem a Canon G1 vale) e seja feliz. Fotografe a molecada na piscina, andando a cavalo e tudo mais com a melhor qualidade que conseguir, mas sem estressar, afinal você está de férias. E para este ultimo caso a RX-100 é boa, muito boa.

Soube outro dia por aqui que não sou o único a pensar assim.
« Última modificação: 24 de Março de 2014, 14:53:37 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2014, 14:30:43
Muito boas as fotos para esse sensor de 1". Até chega a dar resultados de uma M4/3.

Isso mesmo Thales... se "bem" utilizada, e em condições favoráveis os resultados são excelentes, pelo tamanho do sensor e da câmera!!! ...não faz milagres, mas como ferramenta somente de registro (...claro, outras aplicações etc...) não vejo necessidade de algo superior... (...mesmo para fotos que vão para um jornal, impresso ou na net, essa dá conta do recado!!!)
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2014, 14:34:23
Haha, vou levar o chará como um vocativo apenas. Não sou Fenrnando não. Tenho um nome menos convencional: Elder!  :assobi:

Sem dúvida alguma, foi uma bela iniciativa a sua. Infelizmente, ou temos poucos usuários com a RX100, ou estes poucos não participam muito. Talvez com seu tópico apareçam mais alguns. O Diogenes eu já sabia por outros tópicos na área de compactas. Acho que ele poderia contribuir bastante com algum acervo pessoal...

Quanto a minha, acabo de me coçar mais ainda: as listas do PY etão trazendo a RX100 por 437 dólares, preço de ebay mesmo, mais em conta que a B&H. Eu tenho uma viagem já paga para Bonito no feriado do dia primeiro de maio, mas acho que não vai ser suficiente pra convencer a patroa da compra, já que pretendo levar a T4i de qualquer forma!  :hysterical: Mas conte comigo como futuro membro sim...

Opa Elder, já está gravado na minha memória de curto prazo...rsss cara, sou uma lástima para guardar nomes, números de telefone e placas de carro (...do meu carro ainda não decorei, acredita?!!!).

Eu tb acho que tem mais gente aqui no fórum que possui a rx-100.... vamos aguardar  e ver se estes dão a cara por aqui...!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2014, 14:40:05
Fernando, não tenho uma RX100, mas na minha última viagem para NY eu comprei uma pra um amigo. Daí tirei umas fotos pra testar e gostei muito da câmera! A qualidade de imagem é muito boa mesmo, bate de longe compactas com sensores menores como a S110. O tamanho é extremamente compacto, e o flashzinho rebatido foi o que eu mais gostei.

Uns detalhes que eu percebi do flash. Ele não vira totalmente pra cima, fica um pouco inclinado pra frente, que acho que é pra mandar um pouco de luz pra frente e eliminar as sombras debaixo dos olhos. E ele funciona melhor quando o assunto está um pouco distante. Para assuntos próximos, ele fica com uma luz muito dura na parte de cima, não rebate muito bem. Mas pra uma compacta é mais que suficiente, e está anos-luz à frente do flash de outras compactas.

Mas o melhor mesmo é a qualidade de imagem, o sensor de 1" faz bonito mesmo, muito rico em detalhes e com ISOs altos bacanas. Acho que é uma ótima câmera! A única coisa que não me agradou muito foram os menus, achei meio confuso, mas é só questão de costume mesmo.

Abraços


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Março de 2014, 15:00:30
Fernando vi as fotos em tamanho grande no Flickr. A conclusão que cheguei é que pra uma compacta está excelente!!
Porém ainda não dá pra comparar com APS-C ou FF, como era o caso da RX-1. Até fiz busca e vi mais fotos de outras pessoas feitas com ela.
Pelo que pude ver e na minha opinião de leigo, a RX-100 é uma ótima câmera pra "levar no bolso" e fazer bons registros, porém sem muita pretensão. Concorda ou estou falando besteira? rsrsrs

Alexandre,

Está correto: não dá pra comparar com um sensor APC-S, muito menos uma FF.... mas digamos, numa escala de 0 a 100 pts, considerando uma FF com lente Top uns 90-100 pts, uma APS-C com lente Top uns 70-80 pts, as MFT uns 50-70 pts, eu diria que logo na sequencia viria esse sensor de 1" da Sony (...uns 50 pts), e as outras compactas (G15, LX-7...) uns 40 pts, as super-zoons uns 30 pts, demais compactas e celulares comuns uns 10-20 pts, tecpixel..é assim??, uns 0,02-0,03 pts etc...

Sei que é furada essa comparação, mas só pra eu tentar fazer uma escala de valores de comparação, sei lá....  acho que não tem nada a ver essas pontuações minhas, esquece....kkkkk.

Mas veja uma comparação entre essa RX-100 e a RX-1, só para vc ter uma ideia bem clara das diferenças entre as duas "compactas", e ficar juntando grana a partir de agora para comprar a RX-1...rssss!!!!

Antes de me desfazer da RX-1, fiz esse teste rápido só pra eu ficar bem ciente do que eu tava fazendo, e não ficar batendo a cabeça no muro depois... sabia que estava me desfazendo da melhor câmera que já tive, claro, comparada com a 6D ou MIII + sigma 35 1.4 art....!!! Essa comparação não foi feita com "exatidão", pois o exif está diferente, mas com certeza serve para ilustrar o que estamos discutindo, veja só:

AS duas fotos em Jpeg, no original do cartão (abaixo deixo o link com o arquivo em tamanho real).
P.S.: olhe bem a primeira antes de ver a segunda, ok!! (...e não fique reparando na minha cara de bobo, nas espinhas etc...rss) :ok:


PRIMEIRO: auto-retrato com a Sony RX-100:


ARQUIVO ORIGINAL: https://farm3.staticflickr.com/2809/13385401314_b38d962f6c_o.jpg
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
SEGUNDO: auto-retrato com a Sony RX-1:


ARQUIVO ORIGINAL: https://farm3.staticflickr.com/2827/13385036675_0676893b55_o.jpg

 :eek: :eek: :eek:
Sony A5100 + 16-50mm