Autor Tópico: Tablet como substituto de notebook  (Lida 9691 vezes)

Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Março de 2014, 21:00:41
Caros, boa noite!

Alguém aí usa o tablet como substituto do notebook em viagens ou no dia a dia? Estou planejando uma viagem para o exterior neste ano, e não tenho e nem pretendo ter um notebook. Assim, pensei que talvez um tablet poderia ser melhor aproveitado futuramente.

Poderiam me dar indicações de tablets que:

- permitam passar as fotos da câmera para o tablet (tipo um copiar/colar mesmo, usando o cartão sd), para fazer backup
- tenham conectividade com dispositivos USB (tipo pendrive ou hd externo)
- não custem os olhos da cara  :D

Dei uma rápida pesquisada, mas gostaria de algumas sugestões de pessoas que já utilizem o tablet tanto para o dia a dia quanto para backup e pra mexer um pouco com fotos.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 23 de Março de 2014, 21:12:38
Acho que se for usar só para acessar internet, mandar e-mail e fazer becape, substitui bem. Qualquer coisa além disso, o note ganha de lavada rsrsrs

Fazer becape das fotos é mais fácil no Android. IOS é meio chatinho - eu, pelo menos, só sei copiar lá pra dentro, mas não sei tirar depois rsrsrs

Tenho um Galaxy N5005 com micro SD de 64 gigas. Serve bem para esse uso que você procura.
D600 - E-M10


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2014, 21:37:45
Opa Kokimoto!

No seu caso, como você faz para passar as fotos para o tablet? Coloca o cartão da câmera, passa para a memória do tablet e depois para o micro SD? Ou é preciso usar um leitor de cartões usb?

Eu estava pensando num dispositivo Android mesmo, acho os iPads muito caros para o uso que eu faria deles, e se os tablets com windows tem poucos aplicativos, então deixei-os de lado.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2014, 21:39:40
Kuni, tenho um adaptador SD para micro-USB. Quando espeto no tablet, ele reconhece na hora e copio do SD da máquina direto pro Micro-SD do tablet. Muito prático!
D600 - E-M10


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2014, 22:16:30
Adoro o iPad para navegar na internet e redes sociais. Mas, o mais gostoso, é assistir a vídeos em HD no YouTube. Realmente muito mais confortável, agradável e com qualidade quando usado com o fone da maça.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Março de 2014, 22:38:13
tsouto, sempre ouvi falar muito bem dos produtos da maçã, mas pelo preço fico meio em dúvida se vale o investimento, tendo em vista que podem haver produtos que satisfazem minhas necessidades e que são mais baratos... minha ideia era pegar um tablet bacaninha mas não muito caro, e depois investir num bom monitor com tela ips e calibrador, aqui ainda não tenho, e seria ótimos para poder editar as fotos da viagem :)


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2014, 22:51:25
Realmente muito mais confortável, agradável e com qualidade quando usado com o fone da maça.

Eu não gosto do fone da Apple (nem do iphone 4 nem do 5), comprei um baratinho da Sennheiser que achei bem melhor.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2014, 23:35:23
tsouto, minha esposa tem um ipad e ele é muito bom. Mas como faz becape de foto nele?? Temos o adaptador de SD e ele "suga" pro ipad até raw, mas não sei tirar depois! rs
D600 - E-M10


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Março de 2014, 00:47:11
Acho que eu posso te ajudar.

Na última viagem que eu fiz, eu levei um iPad, o CCK (camera connection kit) e um Gauntlet Node da Patriot. Achei muito melhor que levar notebook, fonte, HD externo e etc. Mesmo que fosse um Macbook Air. Aliás, melhor que o iPad pra isso, só o iPad mini!

Eu tinha o mesmo problema do Kokimoto - o CCK serve pra fazer o backup no iPad, mas e para as fotos sairem dele? Ai entra o Gauntlet. Ele é um HD com bateria que tem um roteador WiFi nele, e ele conecta com o iPad via WiFi e permite que vc suba os arquivos do iPad pra ele. Problema de backup resolvido.

Contudo, eu não acho que essa é a melhor solução pra todo mundo, mas funcionou muito bem pra mim. Talvez sirva bem pra quem já tem um iPad e quer aproveitar melhor numa viagem.

Eu já tive 2 tablets Android, e no caso deles a coisa é BEM mais fácil. Basta ter um adaptador OTG e um leitor de memória. Mas ai tem um truque: não é todo leitor de cartões que funciona com todos os tablets. As vezes precisa de energia. Ou de um hub USB energizado (com fonte). EU tenho 3 leitores (2 chineses e um do Eye-Fi. Só 1 dos chineses funcionou sem energia extra, o do Eye-fi só funcionou com fonte e o outro chines não funcionou de jeito nenhum).

E mais: se vc quiser transferir as fotos do cartão de memória pro tablet e dele depois pra um HDD portátil, vc vai precisar de energia - de novo, pode ser um hub que tenha fonte, pra alimentar o HDD (ou o HDD precisa ter uma fonte própria).

Os tablets com android em geral fazem esse serviço de maneira mais amigável, tem apps de gerenciamento de arquivos que lembram muito o uso de um computador (tem o ES, que é ótimo, e o Astro, mas ele não funciona bem em algumas versões do Android), ainda podem controlar a sua camera. Acho que pra maioria das pessoas é uma solução bem melhor que um iPad, pelo menos pra essa coisa de fazer backup e alguma manipulação de fotos, há também apps pra fazer geotagging e manipular RAW. E claro, pode ser que um cartão microSD de 64GB resolva a sua necessidade de armazenamento, dai vc só precisaria do tablet (pode ser qualquer um que tenha entrada USB e microSD... DL, Philco, xing-ling, Samsung, etc), do cabo OTG e do leitor de memória. Ah, o Android precisa ser 3.2 pra frente, anteriores a isso não têm suporte a OTG. Acho que o ICS (4.0) se dá melhor com arquivos no microSD que os Android mais recentes (o Google colocou algumas restrições como não poder instalar apps no SD externo).

Em tempo: nesse fim de semana tinha tablet da Samsung por 450 reais no boleto... serve pra fazer tudo isso que estamos falando... além dessa coisa de fotos, dá pra vc fazer tudo o que se precisa numa viagem - ver mapas, informações de lojas/locais/restaurantes, ver email, usar skype, anotar coisas, etc etc...
« Última modificação: 24 de Março de 2014, 00:50:05 por lsd »


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Março de 2014, 01:39:11
Olá lsd

Muito obrigado pelas informações! Acho que vou de tablet mesmo, vou procurar um Galaxy Tab ou qualquer outro que seja razoável, dual core ao menos, para durar mais tempo. Cheguei a cogitar um netbook, mas a oferta deles é bastante escassa hoje em dia...


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2014, 10:51:45
Nossa um netbook, se não for um MacBook Air, vc só vai passar nervoso. A não ser que vc coloque mais RAM, ssd, mas aí fica caro, e continua sendo pesado...

Os tablets da Samsung são muito bons. Tem o note de 8", ele tem um tamanho bom e é quad, eles costumam usar processadores quad só nos Galaxy Note, nos "normais" eles usam dual, e, acho que vc vai com o tempo achar eles "lentos". E ele tem um preço razoável, menos de 1000 reais. Outra opção excelente de tablet são os da Asus, costumam ter tela e hardware melhor, o problema é que são mais caros e é difícil achar acessórios pra eles no Brasil.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2014, 19:37:14
Bem, a ideia do netbook foi só porque parece mais familiar que um tablet, ao menos é um PC. Mas como um netbook não é barato, e um tablet razoável custa o mesmo preço, creio que vou de tablet mesmo, só preciso decidir marca e modelo agora :)


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2014, 23:59:51
Nossa um netbook, se não for um MacBook Air, vc só vai passar nervoso. A não ser que vc coloque mais RAM, ssd, mas aí fica caro, e continua sendo pesado...

Os tablets da Samsung são muito bons. Tem o note de 8", ele tem um tamanho bom e é quad, eles costumam usar processadores quad só nos Galaxy Note, nos "normais" eles usam dual, e, acho que vc vai com o tempo achar eles "lentos". E ele tem um preço razoável, menos de 1000 reais. Outra opção excelente de tablet são os da Asus, costumam ter tela e hardware melhor, o problema é que são mais caros e é difícil achar acessórios pra eles no Brasil.

depois de intensa pesquisa me decidi pelo Asus. O modelo foi o Memo Pad FHD. Tenho 2 bons note e mais um de mesa com boa configuração. O tablet foi para eu substituir os albuns de fotos em papel. Carregar 30 fotos 15x21 é um saco. No Tablet eu carrego milhares. Para isso escolhi este Asus por sua magnifica tela IPS de alta resolução. Impossível mostrar fotos para as pessoas num Notebook sem tela IPS (praticamente todos no brasil e quando tem custam os olhos da cara mais um RIM). Neste Asus eu mostro minhas fotos com qualidade de imagem e um monte de gente pode ver ao mesmo tempo, pois não tem problema quanto ao ângulo de visão e ainda consegue mostrar de forma bem correta áreas claras e escuras. Foi uma compra q me deixou muito satisfeito. Plugo até HD externos nele e é reconhecido de pronto. Plugo ele no PC e a comunicação é perfeita, podendo trocar arquivos com muita facilidade. Para completar ainda tem um som acima da média com suas duas colunas de alto falantes....
Se encontrar um pode comprar q é satisfação garantida.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Ricksphard

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • rparmigianifotografia
Resposta #13 Online: 04 de Abril de 2014, 13:09:16
Colega, só encontrei um site desconhecido vendendo este modelo.
Onde vc comprou e quanto pagou?
Se puder falar, tks


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2014, 14:55:37
Mercado Livre >  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546557448-tablet-asus-memo-pad-16gb-full-hd-1920-x-1200-tela-100-_JM


Pergunta lá se é o modelo FHD 10 com 2 giga de memória RAM e tela IPS.
Me parece q sim, mas antes de fechar confirma, pois as informações estão muito resumidas. Se for, tá no preço q paguei e acho q foi com este mesmo vendedor. O meu tá com 6 meses de uso e maravilhoso. A tela e o som (não a altura do som e sim a qualidade) são incríveis.
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, 14:56:21 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.