Autor Tópico: Ensaio caríssimo de uma amiga  (Lida 6923 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 24 de Março de 2014, 13:09:14
Dificil julgar se vale ou nao o preco sem ver o trabalho, o que foi oferecido e o curriculo do fotografo. Apesar de que a disposicao em pagar eh pessoal.

Existem muitas pessoas que pagam caro so para dizerem aos amigos que pagaram caro, principalmente em uma sociedade onde o preconceito social eh absurdamente alto e as pessoas sao altamente preocupadas em supervalorizar a propria imagem em qualquer oportunidade.

Exemplos: Corro, produtos de informatica e roupas, que no Brasil eh vendido com frequencia com pecas recuperadas, menos intens e qualidade fora do padrao a precos mais altos do que os vendidos completos, pecas novas e qualidade no topo do padrao fora. Se olhar bem nao vale nem um pouco o preco mas as pessoas ainda assim compram tanto que eh um dos mercados mais lucrativo. Mas para a pessoa que esta preocupada e saciar a prestacao de satisfacao de uma sociedade socialmente preconceituosa, nesse prisma passa a valer a pena para tal individuo, apesar de financeiramente nao ser.

Tem um programa onde as pessoas iam em um restaurante degustar agua, e o menu tinha agua de diferentes marcas com descricao e origem, as pessoas degustavam e avaliavam, dizendo que a agua da marca A eh mais leve, a da marca B eh menos acida, etc, etc, e todos dispostos a pagar de 50 a 150 dollares em uma garrafa de agua. Mas a real eh que todas as guarrafas servidas foram enchidas com a mesma agua da mangueira do jardim do restaurante.

Tem o caso do violinista erudito que cobra caro para as pessoas verem suas apresentacoes, mas ao tocar na porta de um metro sem dizer quem eh e nem cobrando nada, ninguem da bola para ele.

E a velha historia "coloquei um sofa velho no jardir com um recado de que estava dando para quem quisesse pegar. Em 1 semana ninguem pegou o sofa velho. Entao troquei a placa com um preco de 150,00 conto nele e na noite seguinte foi roubado".

Entao tudo depende. Tudo mera percepcao mesmo :D

Se eu tivesse dinheiro suficiente para pagar as contas e sobreviver eu ficaria mais do que satisfeito em fotografar de graca para sempre. Ate mesmo pq dinheiro para mim eh apenas um pedaco de papel. Nunca fui de vender nenhum objeto pessoal mesmo que nao uso mais. Quando alguem diz para mim "me vende a sua camera, me vende, o seu flash, etc" eu fico me perguntando pq venderia algo meu se o objeto parado dura muito mais tempo e tem mais valor real do que um pedaco de papel que logo perde o valor e some da minha mao. E o que dizer do meu tempo e meu trabalho entao!? Em???


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 24 de Março de 2014, 13:19:57
Então... o que exatamente compreendia o pacote?
Figurino, maquiagem, cabelo, locação, álbum???


Exato, tem que ver o que vinha incluso no pacote. Ainda incluo nessa lista 1 ou 2 ajudantes. No fim das contas, a parte desse dinheiro que vai efetivamente para o bolso do fotógrafo é beeeem mais baixa que esses R$2.300... Se for pra fazer um trabalho realmente bem feito, os custos todos são bem altos, e se o fotógrafo é realmente competente, não acho que seja tão caro não.


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 24 de Março de 2014, 13:46:28
Eu diria que é o contrário. O fotógrafo não cobrou esse valor porque ela estava disposta a pagar. Mas sim, se ela pagou, é porque ela acha que vale. :ok: Se ela não achasse que vale, tem outras pessoas que vão achar. :ok:

Perfeito

Ao comprar um serviço vejo se o que estou recebendo é compativel com o que vou pagar ( e se posso pagar ) , ai compro .

_______________________________________________________________ __________________________________
Uma das maiores lições de "Valor para o cliente "  obtive de uma criança de uns 9 anos .

Tinha um pequeno bazar e comprei no atacadista umas caixas com clips/alfintes com cores e desenhos diferentes ,

logo que cheguei na loja e coloquei as caixas no balcao , entrou um menina e me perguntou . Tio quanto custa ? 

Anda nao tinha posto preço e perguntei a ela , quanto voce qu pagar ?  Ela me disse :

eu "só tenho 3 reais " vai dar ? Eu gostei muito é diferente de tudo que eu vi aqui na cidade .  ( na epoca eu morava no interior )

Vendi por R$ 2,00 , e a menina saiu toda feliz

A caixinha tinha me custado menos de R$ 0,30 , e era um item dentros dos muitos que tinha trazido .
Mesmo rateando viajem, combustivel , etc , nao chegaria  perto de R$ 1,00

Abraços
Fábio José





"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


soaresdss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Março de 2014, 14:48:01
Pois é. Acho que o preço varia de acordo com a competência e principalmente presença do profissional na área. Um profissional que trabalha com ensaios de modelos ou que conhece famosos e tal, não fará um ensaio barato, primeiro por saber que pagarão e segundo pelo excelente trabalho que ele provavelmente exerce. Já ouvi falar que os ensaios do M. Marinho custam R$ 3, R$ 4000 e os pequenos clipes de 4, 5 minutos custam R$ 5, R$ 6000.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 24 de Março de 2014, 14:57:37
Crianca tem muito pouco nocao de valores monetarios. Eu sei, eu trabalhei em balcao de loja de conveniencia por alguns anos.

Acho que esse negocio de valores eh muito bem retratado no filme blow up citado no outro topico. O filme eh sobre isso, a percepcao de valores e realidade.

Essa cena por exemplo, a galera brigando pelo pedaco de guitarra. Logo que ele consegue se livrar das pessoas que estao brigando pelo braco da guitarra quebrada ela em seguida perde totalmente o valor: http://www.youtube.com/watch?v=_zeza1xeWKM


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 24 de Março de 2014, 15:09:17
Pois é. Acho que o preço varia de acordo com a competência e principalmente presença do profissional na área. Um profissional que trabalha com ensaios de modelos ou que conhece famosos e tal, não fará um ensaio barato, primeiro por saber que pagarão e segundo pelo excelente trabalho que ele provavelmente exerce. Já ouvi falar que os ensaios do M. Marinho custam R$ 3, R$ 4000 e os pequenos clipes de 4, 5 minutos custam R$ 5, R$ 6000.
Para fazer trabalho para os outros cobram caro pq o nome deles os fazem serem requisitados, o que nem sempre eh sinal de qualidade mas apenas de nome, quanto maior a procura mais as pessoas querem, igual a cena da guitarra no video que postei. As vezes sao trabalhos que nao requerem tanto skill ou diferencial, mas o nome de quem esta envolvido vende.

Eh um dos motivos de pagarem muito mais para uma celebridade cheia de imperfeicoes e terem trabalho extra para fazer ela parecer um simbolo de beleza, do que pagar muito menos para uma mulher formosa e atraente naturalmente. O nome da celebridade vende, nao importa a qualidade do trabalho dela.

Mas para projetos que os interessa, quando tem interesses a parte de algo que esta alem de ganhar dinheiro, como produzir trabalhos artisticos independentes, tem muitos fodoes da fotografia, cinema, modelagem, etc, trabalhando por pouco ou de graca. Ou por ser algo que ninguem pede para eles fazerem ou por se interessar por projetos de pessoas com orcamento baixo, ou por ser pessoal mesmo.

Fotografos de moda conceitual (Vogue, Bazaar, Elle, etc) eh uma das areas menos remuneradas e onde estao os fotografos ditos top de linha. Ja casamento que eh uma das areas mais bem pagas, se nao for a mais bem paga, a grande maioria dos fotografos sao mero mais ou menos e ganham muito mais que fotografos top fashion. E fotografar celebridades tambem nao esta entre as areas mais bem pagas.

Alguns tops da fotografia mesmo no alge da carreira fotografaram mais de graca do que remunerados.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #21 Online: 24 de Março de 2014, 18:25:05
RafaZ, sensacional! Eu pagaria R$120,90 pela macarronada descrita, e me deu vontade de almoçar agora mesmo, antes das 10h da manhã.
Pô Rafa, já ia pedir o endereço do seu bistrô!!   :hysterical: :hysterical:

Valeu galera, quem sabe no futuro, se eu ganhar na mega sena e puder ficar uns anos estudando na Itália... kkk



Mas voltando ao tópico, se me permitem vou discordar dos colegas que citaram 2 pontos importantes: CUSTO e relação PREÇOxQUALIDADE.


CUSTO: Atrelar preços a custos é receita certa para fracasso comercial. Claro que os preços devem cobrir os custos, mas hoje em dia as empresas minimamente capacitadas sabem que é o custo que deve ser definido em relação ao preço, não o contrário. Já vi muitas receitas e até planilhas para ajudar um fotógrafo definir quanto cobrar por um serviço. Sempre começam definindo os custos com equipamento, materiais, mão de obra, alugueis etc, e depois pedem para determinar o "salário" que o profissional deseja, e assim forma-se o preço (simplificadamente).

Nada mais equivocado. Essa receita simplesmente ignora as forças principais do mercado: concorrentes e clientes. De nada adianta você fazer uma conta super precisa dos seus custos, colocar uma margem de lucro qualquer e cobrar um preço que ninguém está disposto a pagar, ou que é muito acima do preço dos concorrentes que oferecem serviços similares (ou melhor, oferecem valor percebido parecido).

Imaginem que eu queira abrir uma fábrica brasileira de celulares. Vou primeiro definir em que mercado o meu produto se encaixa, quanto os concorrentes cobram e quanto acho que posso cobrar. Pode ser mais, menos ou o mesmo que os concorrentes, mas sei também que valor devo oferecer. Se eu for pelo caminho do custo, posso chegar à conclusão que vou oferecer um CCE pelo preço de um iPhone. Nada mais equivocado.


Relação PREÇOxQUALIDADE: Alguns colegas comentaram que o preço é proporcional à qualidade (não vou cita porque foi mais de um). Também não é um conceito adequado. O CROIX já deu ótimos exemplos, então pra complementar, pergunto: será que o próprio preço já não é parte da percepção de valor? O exemplo do sofá no jardim é perfeito. Muitas vezes basta aumentar o preço para criar uma percepção de valor maior! Exemplos não faltam. Fica aqui a sugestão para os fotógrafos que estão tendo dificuldades para conseguir clientes: já pensaram em aumentar os preços?

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #22 Online: 24 de Março de 2014, 18:47:27
tem books que só o custo de impressão é de R$ 2,300.

é tudo muito relativo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 25 de Março de 2014, 04:25:45
Muitas vezes basta aumentar o preço para criar uma percepção de valor maior! Exemplos não faltam. Fica aqui a sugestão para os fotógrafos que estão tendo dificuldades para conseguir clientes: já pensaram em aumentar os preços?
No FAA tinham infinitas pessoas dizendo que passaram a vender bem depois que aumentaram os precos de suas impressoes.



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #24 Online: 25 de Março de 2014, 07:12:50
O  que é FAA?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 25 de Março de 2014, 11:17:35
Fine Art America: http://fineartamerica.com/


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #26 Online: 25 de Março de 2014, 11:48:53
Sempre começam definindo os custos com equipamento, materiais, mão de obra, alugueis etc, e depois pedem para determinar o "salário" que o profissional deseja, e assim forma-se o preço (simplificadamente).
Nada mais equivocado.

Concordo em gênero número e grau. Eu já até escrevi isso em outro tópico por aí. E isso não é só na área fotográfica, este conceito está em muitos manuais de planos de negócios e afins por aí. Sei porque quando abri minha empresa (que não é na área de fotografia) recebi essa "dica" de muitas fontes diferentes. Montar o preço em cima do custo é 99% de chance de fracasso. To muito longe de ser um expert em negócios, mas o custo deve entrar no estudo de viabilidade. O preço praticado vem antes disso, no estudo de marketing.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 25 de Março de 2014, 14:09:56
Valeu galera, quem sabe no futuro, se eu ganhar na mega sena e puder ficar uns anos estudando na Itália... kkk



Mas voltando ao tópico, se me permitem vou discordar dos colegas que citaram 2 pontos importantes: CUSTO e relação PREÇOxQUALIDADE.


CUSTO: Atrelar preços a custos é receita certa para fracasso comercial. Claro que os preços devem cobrir os custos, mas hoje em dia as empresas minimamente capacitadas sabem que é o custo que deve ser definido em relação ao preço, não o contrário. Já vi muitas receitas e até planilhas para ajudar um fotógrafo definir quanto cobrar por um serviço. Sempre começam definindo os custos com equipamento, materiais, mão de obra, alugueis etc, e depois pedem para determinar o "salário" que o profissional deseja, e assim forma-se o preço (simplificadamente).

Nada mais equivocado. Essa receita simplesmente ignora as forças principais do mercado: concorrentes e clientes. De nada adianta você fazer uma conta super precisa dos seus custos, colocar uma margem de lucro qualquer e cobrar um preço que ninguém está disposto a pagar, ou que é muito acima do preço dos concorrentes que oferecem serviços similares (ou melhor, oferecem valor percebido parecido).

Imaginem que eu queira abrir uma fábrica brasileira de celulares. Vou primeiro definir em que mercado o meu produto se encaixa, quanto os concorrentes cobram e quanto acho que posso cobrar. Pode ser mais, menos ou o mesmo que os concorrentes, mas sei também que valor devo oferecer. Se eu for pelo caminho do custo, posso chegar à conclusão que vou oferecer um CCE pelo preço de um iPhone. Nada mais equivocado.


Relação PREÇOxQUALIDADE: Alguns colegas comentaram que o preço é proporcional à qualidade (não vou cita porque foi mais de um). Também não é um conceito adequado. O CROIX já deu ótimos exemplos, então pra complementar, pergunto: será que o próprio preço já não é parte da percepção de valor? O exemplo do sofá no jardim é perfeito. Muitas vezes basta aumentar o preço para criar uma percepção de valor maior! Exemplos não faltam. Fica aqui a sugestão para os fotógrafos que estão tendo dificuldades para conseguir clientes: já pensaram em aumentar os preços?


Acho que é por aí mesmo. Vejo muitos fotografos justificando os preços pelo custo. Estão pensando pelo lado do vendedor e não de quem compra. Quem compra não tá muito interessado nos seus custos. Está mais preocupado com o próprio bolso.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 25 de Março de 2014, 14:12:56
Para fazer trabalho para os outros cobram caro pq o nome deles os fazem serem requisitados, o que nem sempre eh sinal de qualidade mas apenas de nome, quanto maior a procura mais as pessoas querem, igual a cena da guitarra no video que postei. As vezes sao trabalhos que nao requerem tanto skill ou diferencial, mas o nome de quem esta envolvido vende.

Eh um dos motivos de pagarem muito mais para uma celebridade cheia de imperfeicoes e terem trabalho extra para fazer ela parecer um simbolo de beleza, do que pagar muito menos para uma mulher formosa e atraente naturalmente. O nome da celebridade vende, nao importa a qualidade do trabalho dela.

Mas para projetos que os interessa, quando tem interesses a parte de algo que esta alem de ganhar dinheiro, como produzir trabalhos artisticos independentes, tem muitos fodoes da fotografia, cinema, modelagem, etc, trabalhando por pouco ou de graca. Ou por ser algo que ninguem pede para eles fazerem ou por se interessar por projetos de pessoas com orcamento baixo, ou por ser pessoal mesmo.

Fotografos de moda conceitual (Vogue, Bazaar, Elle, etc) eh uma das areas menos remuneradas e onde estao os fotografos ditos top de linha. Ja casamento que eh uma das areas mais bem pagas, se nao for a mais bem paga, a grande maioria dos fotografos sao mero mais ou menos e ganham muito mais que fotografos top fashion. E fotografar celebridades tambem nao esta entre as areas mais bem pagas.

Alguns tops da fotografia mesmo no alge da carreira fotografaram mais de graca do que remunerados.
Por isso que chove de fotografo no facebook dizendo que não tem tempo pra nada, que tá com a agenda lotada e que tem gente pedindo orçamento pro ano de 2030. Acho meio patético, mas se o fazem deve ser porque funciona.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 25 de Março de 2014, 14:13:51
E eu já acho que se o cara arruma tempo pra dizer essas coisas no FB é porque o tempo não tá tão escasso assim. :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya