Autor Tópico: Ensaio caríssimo de uma amiga  (Lida 6926 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #45 Online: 25 de Março de 2014, 17:04:22

Tenho que aprender a vender melhor o meu trabalho pra poder enriquecer. Sou um péssimo marketeiro.


Reclamação absurdamente comum por aqui, em geral entre os mais talentosos. Tô pensando em abrir uma consultoria no assunto, será que dá futuro?
« Última modificação: 25 de Março de 2014, 17:06:12 por RafaZ »
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #46 Online: 25 de Março de 2014, 17:04:52
:no:

Tá foda...vivo na farinha pra encher a barriga.  :D

Mas agradeço o elogio!

Tenho que aprender a vender melhor o meu trabalho pra poder enriquecer. Sou um pessimo marketeiro. Aliás, se não fosse a minha mulher eu estaria  na sarjeta :)

Estou sempre dando prioridade pra fotografia e pouco para essa questão mercadologica, que não tenho paciencia.
Bons artistas nao costumam serem bons marqueteiros, sempre tem que ter algum parente rico, algum apreciador influente ou alguma mulher/amante para trabalhar a parte do negocio.

Marketing tambem eh o meu fraco. Sou tao ruim que eu me vendo melhor de boca fechada. Tambem nao tenho sorte com as mulheres... Tambem nao tenho sorte com meus trabalhos que me deixam a desejar na qualidade... Ou seja, eh questao de dias para eu ser visto na rua pedindo esmolas.  :no:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #47 Online: 25 de Março de 2014, 17:15:49
Bons artistas nao costumam serem bons marqueteiros, sempre tem que ter algum parente rico, algum apreciador influente ou alguma mulher/amante para trabalhar a parte do negocio.

Marketing tambem eh o meu fraco. Sou tao ruim que eu me vendo melhor de boca fechada. Tambem nao tenho sorte com as mulheres... Tambem nao tenho sorte com meus trabalhos que me deixam a desejar na qualidade... Ou seja, eh questao de dias para eu ser visto na rua pedindo esmolas.  :no:
Pelo menos a esmola ai na alemanha deve ser mais nobre, né? :D
Eu acho esse lance de se auto-promover muito dificil. Sei lá, falar bem de se si próprio é algo que me soa pretencioso. E o marketing que rola aqui no Brasil, em geral, costuma ser muito agressivo, pouco sutil, meio evidente.
Por exemplo, eu vejo muitos fotografos profissionais levando as conversas sobre fotografia pro seu perfil pessoal. Assim isso vai os ajudando a se tornarem mais e mais populares com suas discussões e opiniões dentro de suas "casas". Eu já acho isso muito ruim, pois como alguem vai discutir/discordar de voce na sua propria "casa". Ai o que acontece de fato nao é bem uma discussão. So se manifestam aqueles que concordam com aquilo. Por isso prefiro muito mais os ambientes de forum e grupos de fotografia onde estamos num ambiente neutro. Mas mercadologicamente falando, estou no lugar errado. :)
« Última modificação: 25 de Março de 2014, 17:51:12 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #48 Online: 25 de Março de 2014, 17:16:14
Esse é so um exemplo das bolas fora que eu dou por ai :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #49 Online: 25 de Março de 2014, 17:23:40
Outro exemplo é a "sacada" que alguns fotografos marketeiros tiveram de abrir suas vidas pessoais, como uma espécie de super star. Eles revelam os lugares que frequentam, as viagens que fazem, as comidas que comem, etc. Como se as pessoas estivessem mais interessadas na vida que ele leva do que nas fotos que ele tira. Isso é pra tentar passar uma imagem pra sua marca. Ele está trabalhando essa imagem. O problema é que a marca dele é ele proprio. Isso é muito comum no meio fotográfico. O fotografo se torna a propria marca que vende. Respeito as estratégias de cada um mas eu não consigo fazer isso. Nunca fui muito de abrir a minha vida pessoal por aí. Não tenho vocação para super star.
p.s. O engraçado é que em vez de se diferenciar todos parecem se igualar, mostrando o quanto são "descolados" em seus gostos.
« Última modificação: 25 de Março de 2014, 17:30:42 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #50 Online: 25 de Março de 2014, 17:27:12

Reclamação absurdamente comum por aqui, em geral entre os mais talentosos. Tô pensando em abrir uma consultoria no assunto, será que dá futuro?
Eu estudei administração, marketingm finanças por alguns anos. Eu sei o que tem que ser feito, mas não tenho figado pra isso.
Só uma parada que tenho que pesquisar melhor é sobre SEO. Nessa área ai eu não sei muita coisa.   :(
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #51 Online: 25 de Março de 2014, 17:32:07
Sou um pessimo marketeiro.

Marketing tambem eh o meu fraco.

Vixe, somos 3 então...  :no:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #52 Online: 25 de Março de 2014, 17:34:09
Vixe, somos 3 então...  :no:
Pensei que japonês fosse melhor pro negóci$$
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #53 Online: 25 de Março de 2014, 17:38:31
Eu acho até que se eu fosse trabalhar a marca de outro fotografo eu faria bem feito. Não me soaria pretensioso. Acho que conseguiria jogar esse jogo.
Então o que eu faço é passar as dicas pra minha mulher, que nunca estudou administração, marketing, e ela cuida dessa parte até que direitinho pra minha salvação.  :worship:
« Última modificação: 25 de Março de 2014, 17:42:38 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #54 Online: 25 de Março de 2014, 20:44:43
Pensei que japonês fosse melhor pro negóci$$

Kkkkkk

Essa questao de sermos a nossa propria empresa e muito complicada mesmo.
A pessoa tem que saber se vender sem se vender, sabe? Oo

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #55 Online: 25 de Março de 2014, 20:59:18
Já estou montando na minha cabeça uma consultoria comercial e de técnicas de vendas para fotógrafos.

Vai ser muito diferente do "empurrômetro" que vemos por aí, que se baseia em insistência, falsidade e constrangimento.

Acredito que o auto elogio não é a melhor estratégia de venda. Saber escutar mais do que falar e entender exatamente o que o cliente quer é importantíssimo, e o primeiro passo para conquistar o respeito do cliente.  A venda época consequência.

Me irrita demais aquele tipo de vendedor de carro que quer a venda a qualquer preço, nunca trabalhei assim, e já estou nesse ramo desde o início do século.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 25 de Março de 2014, 22:47:50
Olha só em, e o povo aqui reclama do meu preço, dizendo: Aí que caro!

Ultimamente quando começa o chororô, eu começo a choramingar também hehhe.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #57 Online: 26 de Março de 2014, 05:39:51
Eu estudei administração, marketingm finanças por alguns anos. Eu sei o que tem que ser feito, mas não tenho figado pra isso.
Só uma parada que tenho que pesquisar melhor é sobre SEO. Nessa área ai eu não sei muita coisa.   :(
Eu fiz escola de Business justamente pq um cara chegou para mim e disse que se eu nao aprender a vender, para eu esquecer a vida de fotografo remunerado. Eu fiquei muito decepcionado com esse mundo dos negocios e nao consigo ver eu mesmo nesse ambiente sem vomitar.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #58 Online: 26 de Março de 2014, 08:01:08
Infelizmente a realidade da vida é que precisamos de dinheiro. Basicamente, só existem 3 formas de geração de renda: alugar nossa terra (imóveis), alugar nosso dinheiro (investimentos) e alugar nossa mão de obra (trabalho). Dentre os 3 itens, o mais comum, que quase todo mundo tem, é o trabalho, então a oferta sempre será maior que a procura, de forma que todo mundo que trabalha, de alguma forma, vai ter que "vender" seu trabalho. Seja diretamente, como no caso do fotógrafo, seja indiretamente, numa entrevista de emprego. Todo mundo em algum momento vai ter que se vender.

"Convença-me a dar meu dinheiro para você e não ao cara ao lado", é o subtexto que se passa na cabeça de todo entrevistador e cliente.

A diferença é que alguns optam por vender de forma ética, correta e de forma que beneficie ambas as partes, enquanto alguns inescrupulosos só querem faturar a qualquer preço, nem que para isso seja preciso enganar ou constranger o cliente. E o pior que tanto um quanto o outro podem faturar bastante... Você conhece alguém que já comprou uma peça de roupa só porque ficou constrangido ou o vendedor insistiu muito? Perguntem isso a uma mulher, acontece o tempo todo.

A venda boa é aquela em que o cliente sai satisfeito com um bom produto a um preço justo (meio óbvio), mas também em que o vendedor saia satisfeito e com a consciência tranquila de ter feito um bom negócio e oferecido um produto que realmente atende o que o cliente espera.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Ricksphard

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • rparmigianifotografia
Resposta #59 Online: 26 de Março de 2014, 10:35:42

Reclamação absurdamente comum por aqui, em geral entre os mais talentosos. Tô pensando em abrir uma consultoria no assunto, será que dá futuro?

Acho que dá. Tem fotógrafos que estão fazendo uma "boquinha" de R$ 2.000,00 dando conselhos, fora paricipações em congressos e outras coisitas.
http://revelandoosucesso.com.br/