Autor Tópico: Ensaio caríssimo de uma amiga  (Lida 6821 vezes)

feefischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
    • Fernanda Fischer
Online: 24 de Março de 2014, 01:31:54
Uma amiga fez um ensaio fotográfico(ou book?) muito belo, numa praia em Florianópolis (onde ela mora) e tudo mais.
Ela ficou muito bonita, fotos bem tratadas, mas não sei quantas fotos ela teve ao total e nem nada, só algumas que ela postou na internet. Mas fiquei meio pasma com o preço, ela pagou R$2300,00 pelo ensaio.  :o :o

Como assim? Alguém aqui já viu um ensaio sair tanto assim?
Pelo que vi a page do fotógrafo, ele é específico em tirar fotos apenas retrato de moças e moços. Os ensaios (book? ñ sei como chamar) são bem diferentes e bem feitos mesmo. Mas esse preço não está salgado?
<a href="http://fernandafischer.com"> Blog Fernanda Fischer </a>


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2014, 01:37:19
A verdade é que pouco importa o que nós achamos.

Quem estabelece a existência ou não de um potencial mercado são os clientes. Se há clientes dispostos a pagar o valor pedido por um determinado serviço, é porque consideram que vale, e que não está salgado para eles :)

Sorte (ou competência) do fornecedor :D

« Última modificação: 24 de Março de 2014, 01:46:43 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2014, 02:56:04
Não acho caro não. R$2.300,00 nos dias atuais não é grande coisa!

Lembro que aquelas fotos da antiga Sonora não eram baratas para a época e não eram grande coisa. Uns 15 anos atrás uma sessão de fotos lá custava mais ou menos R$800,00. Ou seja se as fotos agradaram o preço foi justo, ou barato.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 24 de Março de 2014, 02:59:46
meus ensaios completos saem na casa dos R$2000,00(com o fotolivro e tudo o mais) entrego na media de 35 fotos

Preço é relativo, conheço fotografos que cobram R$10.000,00 o job, conheço que cobram 15...conheço os que cobram 300 :)
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2014, 03:02:16
Não acho caro não. R$2.300,00 nos dias atuais não é grande coisa!

Lembro que aquelas fotos da antiga Sonora não eram baratas para a época e não eram grande coisa. Uns 15 anos atrás uma sessão de fotos lá custava mais ou menos R$800,00. Ou seja se as fotos agradaram o preço foi justo, ou barato.

exatamente, va pagar um aluguel, manutençao de equipamento, marketing, impostos, juros, comprar comida pra casa, pagar imposto do carro, gasolina, aluguel de um apê, dentre outros pra ver se consegue sobreviver cobrando baratinho... até consegue, mas vai ter que trabalhar dobrado/triplicado e consequentemente os jobs nao terao a mesma qualidade.
@jacobfotografiacriativa


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Março de 2014, 08:13:14
Mas fiquei meio pasma com o preço, ela pagou R$2300,00 pelo ensaio.  :o :o

Mas esse preço não está salgado?

É por esse tipo de pensamento que a profissão de fotografo hoje está tão banalizada....
Se o cara cobrou esse valor, é porque sua amiga estava disposta a pagar, pois o trabalho dele deve se destacar entre os outros fotógrafos que ela conhece


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #6 Online: 24 de Março de 2014, 08:32:26
Eu diria que é o contrário. O fotógrafo não cobrou esse valor porque ela estava disposta a pagar. Mas sim, se ela pagou, é porque ela acha que vale. :ok: Se ela não achasse que vale, tem outras pessoas que vão achar. :ok:
D600 - E-M10


feefischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
    • Fernanda Fischer
Resposta #7 Online: 24 de Março de 2014, 08:32:52
Gente, desculpe, devo ter sido mal interpretada.
Eu acho que o trabalho do fotógrafo vale isso, de verdade,
até porque nem tudo fica pela mão de obra e sim os gastos com o fotobook e tudo mais.
(Talvez deveria cobrar até mais então).

Foi mal para quem pareceu que eu desvalorizei o trabalho dos fotógrafos.
Eu só estranhei mesmo, porque minha amiga não é rica nem nada, ela só disse que não achou fotógrafo bom por menos disso, o que faz todo sentido.
<a href="http://fernandafischer.com"> Blog Fernanda Fischer </a>


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 24 de Março de 2014, 08:41:07
Como sua amiga se dispôs a pagar este valor em um serviço não essencial, assume-se que ela não achou caro. Veja uma definição interessante de "caro" e "barato":

- Caro: Preço maior que o valor percebido
- Barato: Preço menor que o valor percebido


O profissional deve se esforçar para aumentar o valor percebido, ou seja, o valor que o cliente dá ao produto ou serviço.

Como? Suponha que eu lhe ofereça um prato de macarrão com molho de tomate por 50 reais. Caro, todos diriam, já que um pacote de macarrão + uma lata de molho não sai por mais que 5 reais.
E se eu lhe explicar que eu mesmo fiz a massa em casa, com sêmola italiana puríssima, que a deixa extremamente leve e com um sabor todo especial.
Nada de máquina, a massa foi aberta da forma tradicional, com o rolo, técnica que vem sendo passada de geração a geração na família, e que eu aprimorei quando fiquei 2 anos na Itália estudando na "Accademia Europea di Firenze", a escola de gastronomia mais tradicional da Itália, que existe há mais de 200 anos e por onde já passaram os maiores chefs do mundo.

O molho certamente não é uma Pomarola. Tenho aqui no fundo de casa uma horta onde cultivo tomates totalmente sem agrotóxicos. Já reparou que ultimamente os tomates andam cada vez maiores e mais sem gosto? E nunca estão com uma cor tão boa... O meu tomate é menor e bem vermelho, o sabor é tão intenso que chega a ser adocicado. Não tem como descrever, quando você provar garanto que nunca mais vai querer o tomate do supermercado.
Nem rego com água encanada, porque o cloro afeta a acidez do solo, alterando o sabor. Tenho um pequeno poço artesiano que só uso para regar os tomates e as ervas.

O prato inteiro não leva nenhum produto industrializado, nada de conservantes, acidulantes, aromatizantes, estabilizantes... Ou seja, a durabilidade é muito pequena, tudo é preparado no mesmo dia em que é consumido.

E aí, de repente R$ 49,90 já não parece mais tanto para uma refeição bacana em uma ocasião especial, não? Ainda mais que o preço normal é R$ 79,90, mas estou dando um desconto especial para os colegas do Mundo Fotográfico provarem esta iguaria, basta dizer que é do fórum. De vez em quando é bom nos permitirmos um pequeno luxo, algo para fugir da rotina.

Estão servidos?





PS. Texto totalmente fictício, moro em apartamento e quando tenho uma ocasião especial, peço uma pizza pra não ter que cozinhar. Foto aleatória da internet.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #9 Online: 24 de Março de 2014, 09:42:24
feefischer, eu não acho caro o preço que a sua amiga pagou no ensaio. Se quiser um trabalho bem feito, o preço é este mesmo. Existe quem cobre mais barato, mas geralmente a qualidade é proporcional ao que se paga.

RafaZ, sensacional! Eu pagaria R$120,90 pela macarronada descrita, e me deu vontade de almoçar agora mesmo, antes das 10h da manhã.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


feefischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
    • Fernanda Fischer
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2014, 09:51:27
Por curiosidade, qual a % dessa grana fica com o fotógrafo?
Se pensar que uma grande parte vai para a própria produção do fotobook, então acaba até sendo barato,
pois requer estudo e competência fazer um bom trabalho.
<a href="http://fernandafischer.com"> Blog Fernanda Fischer </a>


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2014, 09:54:42
Feefischer, o valor de um ensaio com bom profissional é em torno disso mesmo, sua amiga não foi explorada. Tem os mais baratos e tem os caras famosos, aí o valor vai até o infinito. Mas como os amigos já disseram o espírito da coisa é mais ou menos esse:



Não seria impossível uma pessoa que cobra 150 fazer uma tatuagem tão boa como a de 1000, porém qual é a chance disso acontecer???  Só lembrando que no caso dos fotógrafos muito famosos, a coisa já extrapola a questão da competência e entra no campo do estilo, etc...

Já que dei o exemplo da tatoo pra ilustrar, meu sobrinho quis fazer tatuagem com um cara famoso que faz no estilo que ele gosta. Pagou uma fortuna e ainda teve que ficar quase um ano na fila esperando vaga na agenda do cara...



Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2014, 10:01:38
PS. Texto totalmente fictício, moro em apartamento e quando tenho uma ocasião especial, peço uma pizza pra não ter que cozinhar. Foto aleatória da internet.

Pô Rafa, já ia pedir o endereço do seu bistrô!!   :hysterical: :hysterical:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2014, 10:47:43
Então... o que exatamente compreendia o pacote?
Figurino, maquiagem, cabelo, locação, álbum???
Além das fotos, é claro... que no fundo NÃO SÃO FOTOS.
São a experiência do fotógrafo em utilizar sua capacidade criativa, de direção e capacidade técnica.
Além da capacidade de atendimento, vendas, relacionamento.
São muitas variáveis... e como já foi dito, no final das contas o que se paga é o valor percebido pelo cliente.
Tem excelentes fotógrafos que estão às mínguas por aí... e outros não tão bons que estão com as burras cheias.
São vários fatores que determinam o custo e o preço final.
Abs.


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Março de 2014, 11:59:16
Eu diria que é o contrário. O fotógrafo não cobrou esse valor porque ela estava disposta a pagar. Mas sim, se ela pagou, é porque ela acha que vale. :ok: Se ela não achasse que vale, tem outras pessoas que vão achar. :ok:

Me expressei mal Kokimoto, mas faço minhas as suas palavras...