Autor Tópico: Fotografia de Casamento - Troca de ideias e dicas.  (Lida 87175 vezes)

Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Março de 2014, 10:53:08
Fala galera, pensei em criar um local onde pudéssemos trocar ideias e dicas sobre a fotografia de casamento, então criei esse tópico, existe muitas dicas legais por ai, mas sentia falta de um local mais centralizado. Esse ano entrei de cabeça na fotografia de casamento, no início desse mês fotografei o meu 1º (logo colocarei fotos) e tenho mais 3 agendados, então a empolgação está lá em cima :D . Espero que a galera curta a ideia e que esse tópico ajude no crescimento de todos. Abraços. :ok:


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2014, 11:12:15
Acho muito válida a ideia. Vou colaborar, apesar de pouco saber sobre o assunto.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2014, 11:22:25
Acho muito válida a ideia. Vou colaborar, apesar de pouco saber sobre o assunto.
Legal Adam, apesar do pouco tempo no ramo vc está mandando muito bem e com certeza têm muito a passar para os colegas.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #3 Online: 24 de Março de 2014, 12:31:44
Se não se importar, acho que você poderia começar contando como conseguiu seus primeiros clientes. Pelo que eu converso com as pessoas, esta é de longe a principal dificuldade, principalmente pra quem está começando, apesar de não ser uma dúvida relacionada especificamente à fotografia em si.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2014, 12:49:45
Acho legal a ideia! Vou acompanhar e tentar contribuir no que eu puder.

Abraços


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Março de 2014, 14:39:26
Se não se importar, acho que você poderia começar contando como conseguiu seus primeiros clientes. Pelo que eu converso com as pessoas, esta é de longe a principal dificuldade, principalmente pra quem está começando, apesar de não ser uma dúvida relacionada especificamente à fotografia em si.
Com certeza esse é o maior desafio no início, no nosso caso (eu trabalho com minha esposa) já trabalhamos com ensaios e aniversários a algum tempo, sempre com muita dedicação e profissionalismo. Isso ajudou a sermos reconhecidos e ganharmos a confiança das pessoas. Até q uma grande amiga da faculdade fez questão que fotografássemos o casamento dela, ela ainda dizia que queria ser a primeira :D.
O segundo, terceiro e quarto contrato foi mais ou menos nesse esquema de confiança pois não tínhamos portfólio para mostrar.
Mas tudo isso demandou muito tempo, reuniões e conversa. E ainda nem divulgamos muito, grande parte de nossos trabalhos são na base do boca a boca.
O problema é que a maioria dos iniciantes não têm essa paciência e desanimam muito rápido.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Março de 2014, 14:39:59
Acho legal a ideia! Vou acompanhar e tentar contribuir no que eu puder.

Abraços

Legal Humberto, sua ajuda será muito bem vinda. :ok:


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Março de 2014, 14:44:22
Acompanhando..  :snack:
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 24 de Março de 2014, 14:49:17
Mas tudo isso demandou muito tempo, reuniões e conversa. E ainda nem divulgamos muito, grande parte de nossos trabalhos são na base do boca a boca.
O problema é que a maioria dos iniciantes não têm essa paciência e desanimam muito rápido.


Esse é um ponto importante. A maioria das pessoas não tem paciência de trabalhar a divulgação, e espera resultados imediatos. A busca pelo 1° cliente demanda trabalho, investimento e tempo. Eu trabalhei como 2° durante quase 2 anos antes de conseguir meus primeiros clientes. E foi no mesmo esquema, amigos que gostaram das minhas fotos, e tal. A partir daí o negócio foi andando, mas ainda longe de estar bem estabelecido.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Março de 2014, 15:40:42
Eu comecei a trabalhar com foto aos 17 anos, em empresa de fotografia.

com isso, minha vida foi um pouquinho "facilitada" com contatos, tanto com clientes que eu atendi na época de funcionário, (Na base do "oi, lembra de mim? Então saí lá do *************, estou trabalhando por conta própria agora, se precisar de algo estou à disposição")
Quanto com contato com fornecedores, laboratórios, encadernadoras, fotógrafos para free-lance, etc...

_______________________________________________________________ ___________________________________


Fotograficamente falando, é bom indicar aquelas fotos que nunca podem faltar no casamento:

-Decoração;
-Entradas (Pais, padrinhos, criançada, e noivos, principalmente)
-Algumas da cerimonia, close individual, foto de costas, no corredor, etc...
-Juramentos, benção das alianças
-Alianças (Nunca deixe faltar)
-Beijo

Na festa:
-Decoração;
-Corte do bolo e brinde;
-Fotos com pais, padrinhos e parentes próximos;
-valsa;
-Buque da noiva.


Claro, isso é o extremo básico dos básicos pro pessoal novato não tomar processo na cabeça. O ideal é que haja dois ou mais fotógrafos, um garantindo o "arroz com feijão", e um pra criar, garantir as emoções, etc...

Abraço


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2014, 16:13:39
Eu acho que esse tópico sobre fotografia de casamento vai ser bem bacana! Será que poderemos postar algumas fotos de casamento por aqui, fora da galeria? Podíamos consultar a moderação previamente!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2014, 16:16:33
Será que poderemos postar algumas fotos de casamento por aqui, fora da galeria?


Eu sou totalmente a favor! Claro, se a moderação deixar. Mas acho que podia ser algo bem direcionado mesmo, tipo "como vocês fazem tal parte?", e aí o pessoal posta fotos dessa parte. Se for só pra mostrar fotos aleatórias de casamento, ainda acho que a galeria é o melhor lugar.  :ok:


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2014, 16:26:45
Legal o relato de vcs, pessoal.
Não fotografo casamentos, na verdade estou nessa há pouco tempo, estou fazendo alguns ensaios, batizados, etc, e o pessoal tem gostado, tem gente procurando e tudo mais. Na indicação, porque não tenho site, nem facebook, nem nada (ainda).
Penso em talvez no futuro atacar o ramo de casamentos, então vou continuar acompanhando o tópico pra entender melhor como a coisa funciona.
Valeu!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2014, 16:28:20

Eu sou totalmente a favor! Claro, se a moderação deixar. Mas acho que podia ser algo bem direcionado mesmo, tipo "como vocês fazem tal parte?", e aí o pessoal posta fotos dessa parte. Se for só pra mostrar fotos aleatórias de casamento, ainda acho que a galeria é o melhor lugar.  :ok:

É isso aí grande Humberto. Penso que seria válido postarmos algumas fotos por aqui seja para explicarmos como a foto foi feita, seja para servir como referência visual para outros que, como eu, estão abraçando essa espinhosa missão, tendo em vista que uma etapa do casamento, como as fotos protocolares por exemplo, pode ser feita de muitas maneiras diferentes. A postagem das fotos aqui seguiria apenas estas duas vertentes.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 24 de Março de 2014, 16:31:47
Na indicação, porque não tenho site, nem facebook, nem nada (ainda).


Então minha primeira dica pra ti é ter alguma coisa. Não precisa ser um site ainda, mas que seja página do facebook ou do flickr, onde os possíveis clientes possam ver suas fotos. Acho essencial!  :ok:




É isso aí grande Humberto. Penso que seria válido postarmos algumas fotos por aqui seja para explicarmos como a foto foi feita, seja para servir como referência visual para outros que, como eu, estão abraçando essa espinhosa missão, tendo em vista que uma etapa do casamento, como as fotos protocolares por exemplo, pode ser feita de muitas maneiras diferentes. A postagem das fotos aqui seguiria apenas estas duas vertentes.


Perfeito, acho totalmente válido!