Autor Tópico: Fotografia de Casamento - Troca de ideias e dicas.  (Lida 87542 vezes)

Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #30 Online: 26 de Março de 2014, 17:19:55
Ótimo tópico. Posso dar minha humilde contribuição dizendo como escolhi a pessoa que fotografou o meu casório.

Primeiro busquei na internet "fotografia casamento [nome da cidade]". Depois, quando todo mundo estava sabendo que eu estava procurando esse serviço, recebi algumas recomendações bem vagas,  tipo uma pessoa que trabalha com minha cunhada tinha um álbum bonito. Só peguei recomendações de gente que eu sabia que tinha um orçamento similar ao meu, não considerei conversar com filho de usineiro nem com morador de comunidade carente.

Olhei o portfólio de uns 15 profissionais, e escolhi 3 para visitar pessoalmente. O primeiro cobrava 10, tinha umas 3 atendentes,  um escritório barulhento e meio desorganizado. A segunda nos atendeu pessoalmente em casa,  onde tinha um pequeno estúdio. Foi muito simpática, falava bem e soube criar uma certa cumplicidade com a noiva. Cobrava 9. O terceiro também nos atendeu pessoalmente em um pequeno escritório, disse que tinha a data disponível mas só iria saber se levaria um segundo depois que consultasse os parceiros, mas que mesmo com um só o álbum ficaria lindo. Cobrava 6.

Todos tinham um portfólio muito bonito e nós, totalmente leigos, não vimos nenhuma diferença na qualidade do resultado.

Ficamos com a segunda, pela confiança que ela nos passou.

Curiosidade: depois de muito tempo, quando já tinha começado a me interessar por fotografia, descobri que ela só fotografa em jpg.

E o resultado?? Gostou??


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #31 Online: 26 de Março de 2014, 17:25:58
E o resultado?? Gostou??

Desde quando o noivo tem direito de gostar ou desgostar de algo? Gostei do meu sapato, que foi o único item no casamento inteiro que tive total liberdade pra escolher. Mas a noiva gostou muito, isso que importa...

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #32 Online: 26 de Março de 2014, 17:30:03
Hehe, mas sério, ficou muito bom, totalmente dentro do esperado.  Mas por mim tinha sido algo mais arrojado, mais diferente do tradicional. Mas nem ousei sugerir...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #33 Online: 26 de Março de 2014, 18:04:17
bom, assim como a maioria aqui, sei como é dificil conseguir os primeiros clientes.
comecei no ano passado na área de casamentos. e por pura sorte consegui dois casamentos de uma vez no fim do ano passado.
Um deles, a pessoa me adicionou no facebook, falando que havia gostado de minhas fotos e iria casar, pediu um orçamento, e depois de muito conversar, acabamos fechando. Acho que o importante nesse momento é mostrar confiança para o cliente. Mostrar conhecimento sobre o assunto, e não pressionar, esperar.

O segundo foi de uma antiga amiga da escola, que foi mais um menos no mesmo rumo do primeiro, ela gostava de minhas fotos e como o outro, depois de muuuita conversa pelo facebook, acabamos fechando contrato e acabei fazendo 2 casamentos em dezembro.
O problema é que agora estou sem trabalhos a 3 meses, respondi 3 orcamentos e nenhuma resposta.... enfim, voltemos a dezembro.

Foi um baita desafio. corri atrás dos equipamentos que faltavam, dentre cartões de memoria extra, bateria extra, HD externo para backup, lente (85 1.8) doble strap, flashes e muitas pilhas.. Investi cerca de 7 mil reais e menos de 3 meses (tempo que tinha do fechamento dos contratos até a data da primeira cerimonia), li bastante, principalmente aqui no forum. Comprei 3 livros e li em menos de 1 mes, fiz um workshop. E fui fotografar. Foi tenso em aluns momentos, mas reconfortante em outros. Aprendi muito, fiz algumas cagadas mas no mais os clientes gostaram bastante.

Vou tentar resumir um pouco do meu primeiro.

Acho que rede social se tornou mais importante do que ter um site proprio. Se não fosse o facebook, não teria fechado os casamentos.
Arrumei um modelo de contrato pela internet e fiz o meu próprio. O casamento foi bem simples, mas bonito. Comecei pelo making off da noiva, a 10 min da igreja. Foi bem tranquilo, fotografamos por cerca de 50 minutos. Ela estava de costas para uma parede, pedi a maquiadora que ficassem no meio da sala, para ter mais espaco para fotografar. Usei bastante a 50mm na D7000, pois acostumei com o ângulo fechado. Corri para a igreja e encontrei com meu segundo fotografo, que havia chegado a meia hora. A igreja estava 50% cheia.
Aos poucos as pessoas foram chegando. logo começou a cerimonia, e as pessoas começaram a entrar. essa hora, é bem punk, estava com duas câmeras, em um doble strap: uma com 50mm e outra com a tamron 17-50. As primeiras fotos que fiz das pessoas entrando foram com a 50, mas entravam muito rápido, e mudei para a camera com a tamron. algumas fotos levemente borradas, aprendi a nunca mais usar velocidades abaixo de 1/80, mesmo que com flash externo.
a  noiva chegou de carro, e como a sogra estava agarrada no transito, pudemos fazer várias fotos bacanas nesse momento.
no mais, a cerimonia ocorreu tudo tranquilo. Esqueci de fotografar as alianças, erro grave, eu sei. mas como não teve festa, e nem ensaio externo, não teve tempo mesmo, no geral, tirando a correria da entrada e as aliancas esquecidas, ocorreu tudo ok.

Estou montando um site/blog mas as fotos no flickr vão servir para ilustrar o meu relato: https://www.flickr.com/photos/gabrielruggio/sets/72157642179040675/

Qualquer dia eu faço um relato do meu segundo casamento!

abraços a todos


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #34 Online: 26 de Março de 2014, 18:25:47
Vou iniciar minha contribuição com uma foto de externas que gostei bastante.



A cämera utilizada foi a 5D Mark 3 com lente 24-70 2.8 L II.
Exif: 1,3 seg, f8, ISO 1000.
A cämera estava no tripé, disparada por controle remoto.
O assistente iluminou os noivos com um LED.

Os ajustes no LIGHTROOM foram vários e seguem neste preset https://www.dropbox.com/s/abwnpu8g9m8pso2/Externa%20CAROL.lrtemplate

Abraços,

Adam

Bacana, Adam!

Eu também sou fã de led, facilta bem ver o resultado antes de clicar.

Em algumas fotos eu chego a ligar o liveview para ver o resultado na tela antes do clique. Ajuda a não clicar muito "torto" e a ver as luzes.

abs


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #35 Online: 26 de Março de 2014, 18:35:08

 Esqueci de fotografar as alianças, erro grave, eu sei.


Não acho que é um erro não. É questão de estilo e do que você vendeu para o cliente. E se o cliente pedir uma foto é só encontrar com eles, pegar as alianças e fotografar numa mesa de madeira ou qualquer outro lugar "neutro". Até com iphone dá para fazer uma foto decente, se tiver boa luz.

Erro grave é perder momentos importantes que não voltam mais, como entrada da noiva, troca das alianças na cerimônia ou alguma outra coisa legal que aconteceu e que não tem como voltar e clicar.

abs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 26 de Março de 2014, 23:07:47
Não acho que é um erro não. É questão de estilo e do que você vendeu para o cliente. E se o cliente pedir uma foto é só encontrar com eles, pegar as alianças e fotografar numa mesa de madeira ou qualquer outro lugar "neutro". Até com iphone dá para fazer uma foto decente, se tiver boa luz.

Erro grave é perder momentos importantes que não voltam mais, como entrada da noiva, troca das alianças na cerimônia ou alguma outra coisa legal que aconteceu e que não tem como voltar e clicar.


Também não acho erro não, tem vários casamentos que eu não faço e o pessoal não se incomoda muito com isso não. Quando eu lembro eu faço, porque é um tipo de foto que eu gosto, mas em vários casamentos já entreguei sem as fotos das alianças, e mesmo assim foi só elogios por parte do casal.  :ok:


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #37 Online: 26 de Março de 2014, 23:20:10
Adam-ES, vc recomenda algum modelo específico, ou usa esses da YN que se vê aos montes no Mercado Livre?

Douglas, eu não compro nada da YOUNGNUO. Recomendo o modelo 198C da APUTURE.
Compre com a bateria SONY F970 porque segura MUITA carga.
Eu tenho quatro LEDs aqui deste porque também uso para filmagem.
Já caíram no chão, de tripé, ou seja, sofreram bastante stress e continuam funcionando numa boa.
LED é uma mão na roda. Cada vez mais estou optando pelos LEDs, principalmente nas fotos da noiva no carro.

Abraços,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #38 Online: 26 de Março de 2014, 23:23:09
Bacana, Adam!

Eu também sou fã de led, facilta bem ver o resultado antes de clicar.

Em algumas fotos eu chego a ligar o liveview para ver o resultado na tela antes do clique. Ajuda a não clicar muito "torto" e a ver as luzes.

abs

Poxa Vinicius, você gostou de uma foto minha!
Muito obrigado!
Não arquivei o projeto do Workshop com você não. A nas minhas férias em setembro vamos avançar com esse projeto.
LED simplifica bastante as coisas e ultimamente tenho pensado que "MENOS" é "MAIS" e procurado simplificar tudo o que posso.
Um abração,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #39 Online: 27 de Março de 2014, 07:36:11
Não acho que é um erro não. É questão de estilo e do que você vendeu para o cliente. E se o cliente pedir uma foto é só encontrar com eles, pegar as alianças e fotografar numa mesa de madeira ou qualquer outro lugar "neutro". Até com iphone dá para fazer uma foto decente, se tiver boa luz.

Erro grave é perder momentos importantes que não voltam mais, como entrada da noiva, troca das alianças na cerimônia ou alguma outra coisa legal que aconteceu e que não tem como voltar e clicar.

abs

 :ok:
Em festas simples ha muita coisa que pode ser repetida,
o assunto e nao perder "aqueles momentos"!!!!!.
« Última modificação: 27 de Março de 2014, 07:37:12 por agalons »


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 27 de Março de 2014, 11:26:51
gruggio legal seu depoimento, me identifiquei com várias situações :D.

Adam-ES só para confirmar é esse modelo? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546829686-iluminador-198-leds-aputure-al-198c-ajuste-cor-no-brasil-_JM  . O preço está bom?

viniciustb conta mais desse Workshop :D :D :assobi: .


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #41 Online: 27 de Março de 2014, 11:39:12
a sogra estava agarrada no transito

Mineiro da gema! Kkkk
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #42 Online: 27 de Março de 2014, 14:22:05

Eu sou totalmente a favor! Claro, se a moderação deixar. Mas acho que podia ser algo bem direcionado mesmo, tipo "como vocês fazem tal parte?", e aí o pessoal posta fotos dessa parte. Se for só pra mostrar fotos aleatórias de casamento, ainda acho que a galeria é o melhor lugar.  :ok:

Não sou fotógrafo de casamento mas me interesso pelo tema.
Creio que além das experiências de cada um, a idéia do Humberto seria muito proveitosa para todos.
 :ok:


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #43 Online: 27 de Março de 2014, 14:29:09
Poxa Vinicius, você gostou de uma foto minha!
Muito obrigado!
Não arquivei o projeto do Workshop com você não. A nas minhas férias em setembro vamos avançar com esse projeto.
LED simplifica bastante as coisas e ultimamente tenho pensado que "MENOS" é "MAIS" e procurado simplificar tudo o que posso.
Um abração,

Adam

Claro, a foto tá bacana! Você manda bem!!

Eu uso muito led, flash só na festa mesmo para não luz contínua atrapalhando os convidados.

Quanto o workshop, eu estou por aqui! Também não avancei muito na ideia de montar a turma aí, pois a correria ficou grande por aqui, ainda mais quando decidi tirar férias...haha. Mas já estou em dia novamente.

Quando quiser prosseguir com a ideia, ou de montar o curso aí, ou de virem para cá, me avise!!

abração!

Vini


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #44 Online: 27 de Março de 2014, 14:31:00

viniciustb conta mais desse Workshop :D :D :assobi: .

Cara já faz um tempo que ministro workshops vip para fotógrafos de casamento. E eu estou querendo montar uma turma faz tempo, mas a correria é bem grande, já que a minha prioridade continua sendo atender bem os meus clientes.

O Vip está explicado aqui:

http://vinibrandini.com.br/blog/workshop

abs