Autor Tópico: Fotografia de Casamento - Troca de ideias e dicas.  (Lida 87706 vezes)

rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #75 Online: 07 de Abril de 2014, 18:06:45
Valeu!
Alguém conhece algum contrato meio que padrão que eu possa usar?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #76 Online: 07 de Abril de 2014, 18:12:25
Valeu!
Alguém conhece algum contrato meio que padrão que eu possa usar?


Dá pra procurar uns modelos na internet. O meu eu fiz me baseando em dois modelos que peguei (um deles em um livro). Não saberia te indicar algum assim de cabeça, mas se procurar pela rede deve encontrar. Daí você pega o modelo e inclui ou retira o que acha que deve. Porque nem todos os contratos contemplam tudo o que a gente tem em mente.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 07 de Abril de 2014, 18:13:57
Minhas impressões e opiniões!  :D

- É normal pedirem nota fiscal? No caso de sim, tem como ficar passando RPA ou vou ser obrigado a abrir empresa (como ainda estou em fase de teste seria ruim ter gastos de empresa já)

Nota fiscal, eu tenho que dar quando é formatura ou evento para empresas.
Se vc quiser fazer nota fiscal sem ter que vender um rim pro leão, se cadastra no MEI, e faz nota fiscal avulsa de serviços, na prefeitura. Por ser MEI, vc pode declarar até 6 mil por mês, sem pagar ISS.
Eu uso esse sistema.

- O pagamento é feito como? Uma parte simbólica na entrada e o resto na entrega? Metade/metade? Tudo na entrega?

Fuja do "Acerto na entrega". Mesmo que vc tenha que receber depois do evento, estipule no contrato datas para pagamento das prestações e também para entrega dos materiais. Assim, você se protege de uma eventual inadimplencia e ele se protege de um eventual atraso.

- Vocês usam algum contrato padrão com o cliente para se proteger?

Sim, contratinho, com duas vias assinadas, se puder reconhecer firma, melhor ainda.
Aqui mesmo no MF tem um monte de modelo de contrato.
Edit: Usei a busca do fórum, deu certo no primeiro link:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=19802.0

- Rola de fazer casamento com apenar um fotógrafo com duas câmeras ou é arriscado?

Dá sim. Tranquilo. Não vai ficar aquela coisa toda artística, linda de morrer, porque vc vai ter que ficar mais atento com os cerimoniais, sem perder nada. Ainda assim, pra casamentos simples, dá tranquilo.
A segunda camera, isso sim é importante. Não apenas um segundo corpo, mas tbm lente e flash reserva, se puder.

Abraço!
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, 18:16:06 por Mike Castro »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #78 Online: 07 de Abril de 2014, 20:59:39
Fuja do "Acerto na entrega". Mesmo que vc tenha que receber depois do evento, estipule no contrato datas para pagamento das prestações e também para entrega dos materiais. Assim, você se protege de uma eventual inadimplencia e ele se protege de um eventual atraso.

Complementando a ótima análise do Mike: Na minha experiência de consumidor de fotografia, todos fotógrafos que já consultei pediram o pagamento de 100% até a data do evento. Como casamento em geral é algo planejado com uma boa antecedência, dá para você fazer um bom parcelamento e ainda garantir que receberá.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 07 de Abril de 2014, 21:39:35
Opa opa opa olha eu aqui acompanhando  :D
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #80 Online: 10 de Abril de 2014, 22:18:36
O que teinha a dizer ja foi dito pelos colegar portanto vou ficar acompanhando. :snack: :snack: :snack:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 14 de Abril de 2014, 10:04:48
Foi divulgado os finalistas do Wedding Best o Álbum http://www.feirafotografar.com.br/weddingbest/finalistas/, e o nosso colega do fórum  Vini Brandini está entre eles, parabéns meu caro. :clap: :clap:
« Última modificação: 14 de Abril de 2014, 10:05:15 por douglas83 »


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #82 Online: 19 de Abril de 2014, 16:10:11
Foi divulgado os finalistas do Wedding Best o Álbum http://www.feirafotografar.com.br/weddingbest/finalistas/, e o nosso colega do fórum  Vini Brandini está entre eles, parabéns meu caro. :clap: :clap:

Valeu, Douglas!! O álbum ficou exposto na Feira Fotografar, foi bem bacana!

E quem ganhou o prêmio foi um grande amigo, o Rafael Karelisky.

 :ok: :ok: :ok:


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 19 de Abril de 2014, 16:44:59
Valeu, Douglas!! O álbum ficou exposto na Feira Fotografar, foi bem bacana!

E quem ganhou o prêmio foi um grande amigo, o Rafael Karelisky.

 :ok: :ok: :ok:

Vc chegou bem perto parabéns  :clap: :clap: :clap:, poderia colocar as lâminas do álbum aqui para nós? :assobi: :ok:


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 23 de Abril de 2014, 15:09:26
Galera segue o link com as fotos do meu primeiro casamento, aceito dicas e sugestões.
http://www.cintiaedouglasfotoarte.com/fotografia-de-casamento-jaqueline-e-leandro/

Abraços. :ok:


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #85 Online: 25 de Abril de 2014, 14:36:47
Galera segue o link com as fotos do meu primeiro casamento, aceito dicas e sugestões.
http://www.cintiaedouglasfotoarte.com/fotografia-de-casamento-jaqueline-e-leandro/

Abraços. :ok:
Gostei das fotos! Algumas realmente muito boas  :clap:
Só cuidado com o foco em algumas. Algumas não estão com o foco cravadinho nos olhos, mas não tira o mérito!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #86 Online: 25 de Abril de 2014, 14:40:33
Pessoal, pra ver se dá uma movimentada no tópico, como vocês carregam o equipamento no dia do evento?
Um setup, digamos, de 2 câmeras com 4 lentes. Como administram? Mochila, bolsa lateral? Deixam guardado e quando precisa vão buscar? Alguém usa aqueles cintos com espaço pra colocar lentes? Acho meio feio, parece o inspetor bugiganga hehaehahehe mas talvez seja bem prático, mas nunca testei..
Abraços!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #87 Online: 25 de Abril de 2014, 14:51:06
Pessoal, pra ver se dá uma movimentada no tópico, como vocês carregam o equipamento no dia do evento?
Um setup, digamos, de 2 câmeras com 4 lentes. Como administram? Mochila, bolsa lateral? Deixam guardado e quando precisa vão buscar? Alguém usa aqueles cintos com espaço pra colocar lentes? Acho meio feio, parece o inspetor bugiganga hehaehahehe mas talvez seja bem prático, mas nunca testei..
Abraços!


Eu uso 2 câmeras, cada uma com uma objetiva, e uso uma daquelas alças duplas estilo black rapid. O resto do equipamento fica dentro da mochila, em local acessível, mas geralmente faço o casamento inteiro com essas duas câmeras e objetiva mesmo.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #88 Online: 25 de Abril de 2014, 21:14:10

Eu uso 2 câmeras, cada uma com uma objetiva, e uso uma daquelas alças duplas estilo black rapid. O resto do equipamento fica dentro da mochila, em local acessível, mas geralmente faço o casamento inteiro com essas duas câmeras e objetiva mesmo.

Legal! Pela sua assinatura eu imagino que você esteja falando da 35mm e da 100mm, certo?
Eu também tenho uma 100mm f2. Baita lente, to usando bastante. E vou pegar uma 35mm também, por ser uma das DFs que mais uso na 24-105L. Eu pararia no meu setup atual numa boa, o problema da 24-105 é que ela é f4. Faz falta aberturas maiores.. Aliás, obrigado pela ajuda no outro tópico sobre a 35mm, ajudou bastante  :ok:
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #89 Online: 25 de Abril de 2014, 23:54:20
Pessoal, pra ver se dá uma movimentada no tópico, como vocês carregam o equipamento no dia do evento?
Um setup, digamos, de 2 câmeras com 4 lentes. Como administram? Mochila, bolsa lateral? Deixam guardado e quando precisa vão buscar? Alguém usa aqueles cintos com espaço pra colocar lentes? Acho meio feio, parece o inspetor bugiganga hehaehahehe mas talvez seja bem prático, mas nunca testei..
Abraços!

Antes eu fotografava com um corpo + lente e outra lente pendurada no ombro. Era um sufoco!  :aua:
Depois descobri o maravilhoso black rapid com alça dupla e nunca mais fotografei sem isso!  :wub:


Eu uso 2 câmeras, cada uma com uma objetiva, e uso uma daquelas alças duplas estilo black rapid. O resto do equipamento fica dentro da mochila, em local acessível, mas geralmente faço o casamento inteiro com essas duas câmeras e objetiva mesmo.

Faço isso também e comigo tem funcionado muito bem. Um corpo com a 35mm, outro com a 100mm.