Autor Tópico: Fotografia de Casamento - Troca de ideias e dicas.  (Lida 87164 vezes)

Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #45 Online: 27 de Março de 2014, 18:36:48
gruggio legal seu depoimento, me identifiquei com várias situações :D.

Adam-ES só para confirmar é esse modelo? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546829686-iluminador-198-leds-aputure-al-198c-ajuste-cor-no-brasil-_JM  . O preço está bom?

viniciustb conta mais desse Workshop :D :D :assobi: .

É este mesmo Douglas!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 28 de Março de 2014, 13:30:56
Cara já faz um tempo que ministro workshops vip para fotógrafos de casamento. E eu estou querendo montar uma turma faz tempo, mas a correria é bem grande, já que a minha prioridade continua sendo atender bem os meus clientes.

O Vip está explicado aqui:

http://vinibrandini.com.br/blog/workshop

abs

Legal cara, fiquei interessado, vou entrar em contato pelo seu site.


É este mesmo Douglas!
Já comprei  :D, agora é esperar chegar e começar os testes, valeu. :ok:


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #47 Online: 28 de Março de 2014, 14:08:20
Legal cara, fiquei interessado, vou entrar em contato pelo seu site.

Já comprei  :D, agora é esperar chegar e começar os testes, valeu. :ok:

Gastou bem seu dinheiro. LED é muito útil!

Abraços,
Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #48 Online: 29 de Março de 2014, 00:08:08
Pergunta de quem nunca usou LED: não incomoda as pessoas a luz continua apontada pra elas? E o LED não atrapalha a iluminação de um segundo fotógrafo que pode estar pegando um outro ângulo? Ou a equipe de filmagem?
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #49 Online: 29 de Março de 2014, 08:34:28
Douglas, eu não compro nada da YOUNGNUO. Recomendo o modelo 198C da APUTURE.
Compre com a bateria SONY F970 porque segura MUITA carga.
Eu tenho quatro LEDs aqui deste porque também uso para filmagem.
Já caíram no chão, de tripé, ou seja, sofreram bastante stress e continuam funcionando numa boa.
LED é uma mão na roda. Cada vez mais estou optando pelos LEDs, principalmente nas fotos da noiva no carro.

Abraços,

Adam

Adam, vi que a sombra dos noivos em sua foto está dura.
A minha pergunta é : vc não deixa de fazer fotos com o LED por ser duro (sem difusor) ou vc já usa algum tipo de suavizador ?


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #50 Online: 29 de Março de 2014, 08:39:01
Pergunta de quem nunca usou LED: não incomoda as pessoas a luz continua apontada pra elas? E o LED não atrapalha a iluminação de um segundo fotógrafo que pode estar pegando um outro ângulo? Ou a equipe de filmagem?


Renato quando tem gente filmando normalmente eles já usam led na câmera e eu não ligo o meu, pego carona no deles. Normalmente o led não atrapalha não, pelo contrário, a maioria dos fotógrafos aprecia a luz extra!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #51 Online: 29 de Março de 2014, 08:41:06
Adam, vi que a sombra dos noivos em sua foto está dura.
A minha pergunta é : vc não deixa de fazer fotos com o LED por ser duro (sem difusor) ou vc já usa algum tipo de suavizador ?


Alexandre, sempre uso o led com um difusor que vem nele. Nunca uso sem o difusor, mas mesmo assim a luz ainda fica um pouco dura, como você viu na foto. Mas, no geral, o resultado e muito bom!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #52 Online: 29 de Março de 2014, 08:43:34
Ontem fiz meu primeiro evento em que, do início ao fim, usei tudo em manual: exposição, flash e WB. Gamei no resultado! NUNCA mais uso TTL e AWB.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #53 Online: 29 de Março de 2014, 08:57:44
Ontem fiz meu primeiro evento em que, do início ao fim, usei tudo em manual: exposição, flash e WB. Gamei no resultado! NUNCA mais uso TTL e AWB.

Mas que evento foi esse ?
Sobre WB automático, creio que pouquíssimos usam. E já passou da hora das fabricantes fazerem presets para as câmeras, em que o fotógrafo escolhe os parâmetros que quiser (WB, potência de flash, abertura, ISO, etc) e monta seu preset e grava com um nome que lhe convier (ex preset salão, mesa do bolo...) e escolhe via LED touchscreen. Não sei pq não fizeram isso ainda.
Exposição pelo que sei a maioria usa manual tb, alguns poucos prioridade por abertura, e controlam na compensação do flash ou na abertura.
Pergunto em que evento foi, pq se foi um com pouca alteração de luz então fica bem mais fácil e lógico usar manual.
Mas se tiver muita alteração então conhecendo bem o conjunto flash/câmera/ttl/histograma fica mais fácil e rápido. Erros acontecerão, mas poucos e consertáveis.


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #54 Online: 29 de Março de 2014, 11:37:22
Alexandre, foi um aniversário de quinze anos. Bacana essa ideia dos presets!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #55 Online: 29 de Março de 2014, 16:09:59
Alexandre, nas câmeras mais profissionais da Canon, existem 3 modos pré-programados (C1, C2 e C3). Eu não ajusto para salão, mesa do bolo, etc. Eu deixo mesmo para modo manual (já fotometrado), prioridade de abertura com flash e prioridade de abertura sem flash. Daí daria pra fazer mais ou menos esse esquema que você falou. Só que, como são só 3 modos, fica complicado deixar um pra cada situação...

A única coisa que não dá pra pré-programar nesses modos "C" é a potência do flash, ela fica sempre como já estava, mesmo trocando os modos...


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 31 de Março de 2014, 13:24:54
Ontem fiz meu primeiro evento em que, do início ao fim, usei tudo em manual: exposição, flash e WB. Gamei no resultado! NUNCA mais uso TTL e AWB.

Legal, sem flash eu uso a câmera em modo manual, com flash a câmera fica no manual e o flash no TTL, já o WB eu deixo no auto e corrijo no Lightroom. Eu pretendo começar a usar o flash em manual tb, pois assim tenho total controle sobre a exposição. :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #57 Online: 31 de Março de 2014, 13:38:05
O balanço de brancos é das poucas coisas que se pode mudar no RAW sem prejuízo à qualidade da imagem final. Por isso é das poucas coisas que não me preocupo em ajustar no momento. Geralmente deixo no automático ou em um dos pré-programados mesmo, e faço um ajuste fino pra cada imagem no tratamento do RAW.

Eu já tive umas aventuras com o flash manual em eventos. Como uso exclusivamente flash rebatido, e muito mais nas paredes que no teto, isso implica em muitas coisas pra se pensar na hora (minha distância até a parede onde estou rebatendo, distância da parede onde estou rebatendo até o sujeito), dificulta bastante o trabalho. Mas os resultados são ótimos, muito consistentes, e poupa muito trabalho na pós.

Mas ultimamente eu tenho deixado de lado esse projeto de flash manual porque os ambientes que tenho fotografado possuem muitas variáveis (paredes em distâncias muito variáveis, paredes com cores diferentes, paredes com janelas, etc). Tenho me dedicado mais a ver a cena e enxergar a proporção de pretos e brancos pra calcular mais ou menos o quanto eu devo compensar na exposição do flash, e tenho conseguido resultados até que bem consistentes.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 31 de Março de 2014, 18:15:09
Quando comecei a usar camera digital, a gente só fotografava em jpg, ninguém entendia direito esse "negócio de raw"... Aí, pra tentar acertar o máximo possivel as cores, me acostumei a usar o balanço de branco em Kelvin, e tbm  WB shift:



A temperatura de cor, me acostumei a "ver" por causa dos cinegrafistas, que usavam o tempo todo, e com o viewfinder PxB das Panasonic DVC-200...

Flash, usei manual no começo do digital, porque no foto a gente aproveitou muito flash analõgico, kkkk
Fotografei com a 10d usando o 430 ez, o 540ez, até SB-28 eu usei nas digitais. :hysterical:

Mas o piorzinho mesmo, foi enquanto "essa parada de digital" tava em teste, ainda, fiz alguns casamentos, com a Fuji Finepix S 7000, como 2º fotógrafo, claro, usando um Nissin, kkkkk

Hoje, mesmo fotografando tudo em RAW, não consigo usar o WB automático, nem o flash em TTL. Eu trampo com o flash fora da camera, direto no assunto...
« Última modificação: 31 de Março de 2014, 18:17:06 por Mike Castro »


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 04 de Abril de 2014, 11:37:47
Vamos movimentar o tópico  :D, quais fotógrafos brasileiros servem de inspiração para vcs? Vou colocar alguns mas sem ordem de preferência:

1- http://www.agenciauai.com.br/

2- http://www.carolinecerutti.com.br/work/

3- http://www.lafoto.com.br/blog/

4- http://www.allanelly.com.br/

5- http://www.aleborges.blog.br/

6- http://www.jvkovacs.com.br/blog/

7- http://www.evandrorocha.com.br/blog/

Sempre visito esses sites atrás de inspiração e aprendizado,e vcs costumam fazer isso?