Autor Tópico: Fotografia de Casamento - Troca de ideias e dicas.  (Lida 87558 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #660 Online: 12 de Julho de 2016, 16:27:02
Obrigado pela atenção de vcs :)

Hoje eu faço individualizado, acho mais justo, pois eventos com distâncias maiores ficariam mais caros, e assim por diante, e com os pacotes fechados, uma pessoa que faria um evento do lado da minha casa pagaria por uma "gordura" adicionada nos pacotes.

O motivo de minha mudança para pacotes fechados seria para evitar de clientes pedirem orçamentos de "baciada" todos juntos, e vc receber comentários como: "por quê o meu ficou mais caro do que de fulana?" e eu explicar que o  da outra é cerimônia + festa no mesmo local, que casamento de dia eu faço desconto etc... assim já mataria essa canseira. O outro motivo seria mesmo diminuir o trabalho e conseguir dar foco em outras atividades, assim eu mandava apenas o link da proposta de casamentos e a pessoa escolheria. Eu fiz somente um folder até agora, de ensaios femininos, o de casamentos será no mesmo padrão, ficou assim:
https://issuu.com/carlos.gandolfe/docs/proposta_ensaios_femininos_-_carlos

Não abre em celular, o que é importante, assim a pessoa é forçada a ver num PC e sentirá a qualidade da imagem, e tb poderá clicar nos links...

Será que dá certo?





guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #661 Online: 12 de Julho de 2016, 16:39:50
Então, mas pensa que o que vc hj está considerando como "canseira" pode acabar sendo um diferencial de atendimento ao cliente. Hoje eu me forço a ter essa canseira, isso me permite bater um papo mais próximo e entender melhor as necessidades do meu cliente, entendo que isso traz muito mais confiança no meu trabalho a ponto da pessoa ignorar opções mais baratas e preferir fechar comigo por causa desse atendimento diferenciado...

Meus preços já não variam tanto assim. Eu passo o valor da cobertura fotográfica: X horas por R$ X, sendo em SP Capital. Qualquer outra cidade aí eu faço um cálculo mais certinho de quanto custa deslocamento e etc...
Acho que quanto mais simples e MENOS variáveis, fica melhor pro cliente entender a sua proposta, fazer as contas dele e acabar optando pela gente.

Outro exemplo: antes eu oferecia umas 4293812 opções de álbuns. Podia ser tamanho X ou Y, com 20 ou 40 páginas, capa fotográfica OU de tecido OU sintética, com OU sem estojo, estojo em capa fotográfica OU tecido OU sintética... Ufa...
Isso gerava um nó na cabeça das noivas e na minha tbm. Então hoje eu ofereço só 1 opção: QUER ou NÃO QUER? Aí eu trabalho esse álbum esperando que os noivos vão escolher as opções mais caras, e eu faço a minha gordura aí. Se eles optarem pelo mais simples, aí é lucro...

Edit: Achei de muito bom gosto a tua proposta  :clap:
Só acho que talvez tenha TEXTO demais, talvez se for mais objetivo pode ficar mais interessante (minha visão, veja a visão dos outros colegas tbm).
Quanto à minha proposta, eu ainda não decidi o que fazer, até peço a ajuda dos colegas aqui. Antes eu montei um PDF pelo InDesign e mandava por email pras noivas, mas eu enfrentava o problema do PDF ficar muito pesado e com qualidade das fotos bem ruinzinha. Aí vi a idéia de um cara q montou um link oculto na página dele, aí ele manda o link pros clientes (com layout responsivo e tudo mais) e usando uma short url consegue "rastrear" se o cliente acessou o link. Estou testando assim, o problema disso é que se eu fizer uma alteração na proposta, ela é automaticamente refletida pra todo mundo q eu já mandei...
« Última modificação: 12 de Julho de 2016, 16:43:18 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #662 Online: 12 de Julho de 2016, 17:34:02
eu tenho 3 pacotes, a maioria fecha o do meio.
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #663 Online: 12 de Julho de 2016, 19:16:51
Pessoal, pegando um gancho na pergunta do Gandolfe. Vocês passam orçamentos por telefone ou email, ou só pessoalmente?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #664 Online: 12 de Julho de 2016, 19:22:51
Pessoal, pegando um gancho na pergunta do Gandolfe. Vocês passam orçamentos por telefone ou email, ou só pessoalmente?


Passo por e-mail. Porque eu passo um PDF bem feitinho, com fotos, descrição cuidadosa de cada serviço oferecido, etc. Por telefone a pessoa só vai ouvir um número. E pessoalmente eu costumo me encontrar só depois que o casal já viu o orçamento e quer conhecer mais de mim e do meu trabalho.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #665 Online: 12 de Julho de 2016, 20:24:03

Passo por e-mail. Porque eu passo um PDF bem feitinho, com fotos, descrição cuidadosa de cada serviço oferecido, etc. Por telefone a pessoa só vai ouvir um número. E pessoalmente eu costumo me encontrar só depois que o casal já viu o orçamento e quer conhecer mais de mim e do meu trabalho.

x2
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #666 Online: 13 de Julho de 2016, 08:02:56
PDF por e-mail.
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #667 Online: 13 de Julho de 2016, 08:48:36

Não abre em celular, o que é importante, assim a pessoa é forçada a ver num PC e sentirá a qualidade da imagem, e tb poderá clicar nos links...

Será que dá certo?

Amigo, esse é o maior erro que vc pode cometer atualmente,
Mais da metade dos acessos ao meu site vem através de dispositivos mobile, e acredito que isso seja o padrão para qualquer site, senão for maior por ai.
Tenho convicção que vc está dando um tiro no pé, as pessoas não vão buscar um desktop e sim outro orçamento que abra no celular.

Eu ofereço pacotes que são para casamentos "padrão".
Qualquer coisa diferente eu retiro ou acrescento no valor.
Tambem não vejo sentido em ficar passando orçamento personalizado para todo cliente, muito trabalho, pouco resultado e tem a chance dessas saias justas que citaram.
Como mando por e-mail, qualquer particularidade é uma boa desculpa para marcar um encontro com o cliente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #668 Online: 13 de Julho de 2016, 13:14:50
Citar
Tenho convicção que vc está dando um tiro no pé, as pessoas não vão buscar um desktop e sim outro orçamento que abra no celular.

Obrigado vangelismm, eu vou fazer um mesclado, envio a proposta via link, no formato que viram acima, por e-mail ou inbox do facebook e após a escolha do pacote pelo cliente, mando um Orçamento resumindo o pacote escolhido e detalhes de locais etc, também em .pdf e por e-mail. Acho que se o cliente gostou do seu trabalho, no mínimo ele vai fazer o esforço de abrir o link num PC ou laptop, se ele não fizer nem este esforço, é o tipo de cliente que eu nem quero.

Esta é uma primeira evolução apenas, eu já ví noivas receberem de outros fotógrafos um pacote de 31MB para baixar contendo vídeos, 2 ou 3 arquivos .pdf...documento do word...então pelo menos estou mais enxuto...num futuro posso melhorar mais...


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #669 Online: 13 de Julho de 2016, 14:18:13
Eu tenho feito um PDF de um Word, com poucas fotos mais simples. Até pq as fotos eles ja tem ideia de será o material, explico melhor como será o dia e o que tem em cada pacote.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #670 Online: 13 de Julho de 2016, 15:31:57
Eu tenho proposta padrão para todos os clientes em PDF, hospedado no Google Drive.
Daí eu mando o link pra pessoa.
Foi a forma mais fácil que encontrei.
Canon


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #671 Online: 27 de Junho de 2020, 11:51:02
Olá Tulio, beleza?

Então, eu utilizo o flash fora da camera, acionado via rádio. Inclusive, não uso nada de flash em cima da camera.

eu costumo trabalhar com o flash numa manopla, 1,5~1,8m acima da cabeça das pessoas, de longe, com o "zoom" da lampada em 24mm, direto, sem difusores. Com isso, uso cargas muito baixas de flash, entre 1/32 a 1/128 no YN565ex ou 1/8 a 1/32 no YN 468II.

Mais ou menos assim:








Esse esquema ilustra  como eu iluminei:


Nesse desenho eu expliquei como fiz a iluminação dos noivos, etc...

Eu sempre gostei desse esquema de iluminação, luz direta incidindo diagonalmente.
Em todos os meus eventos utilizo esse esquema.

Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.  :ok:


Cara, no primeiro evento que eu usei, parecia um pinguim com assadura na virilha.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Isso porque eu já tinha usado em ensaio, usei em casa um tempo pra acostumar, andar, etc...

Hoje já não me incomodo mais, só quando vou me abaixar muito, aí pego a máquina que não vai ser usada e coloco na perna, pronto.
E quando tenho que andar entre as mesas, por exemplo, aí dou uma cuidada, coloco a mão por fora, pra "abrir caminho". Mas, vez ou outra, entra uma cabeça na frente. :D :D  >:D >:D

Mike você lembra que 17-50 usou? foi a tamron?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #672 Online: 28 de Junho de 2020, 19:24:53
Mike você lembra que 17-50 usou? foi a tamron?

Opa, nessa época eu usava a Tamron, sem estabilizador.  :ok:





lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #673 Online: 28 de Junho de 2020, 19:48:58
Opa, nessa época eu usava a Tamron, sem estabilizador.  :ok:

Fiz uma troca e peguei uma hoje. Mas acho que ela já tem idade e tem muitas opções melhores.

Eu gostei muito dela em 5.6
Foco tosco, mas funciona
Construção não curti. Anel de foco se mexe durante a focagem.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #674 Online: 29 de Junho de 2020, 12:56:35
Fiz uma troca e peguei uma hoje. Mas acho que ela já tem idade e tem muitas opções melhores.

Eu gostei muito dela em 5.6
Foco tosco, mas funciona
Construção não curti. Anel de foco se mexe durante a focagem.

Concordo com você, é uma excelente lente, mas o tempo dela já tá passando...
Com essas máquinas novas e seus vários pontos AF, ela sofre um pouco.

Na 60d, fazia um kit perfeito, já com a 80d ela é o gargalo no AF.

Tenho uma Tamron, e ia trocar ela esse ano, mas o coronga me fez desviar o dinheiro de upgrades, hehehe...

Tive as três versoes: Tamron, Canon e Sigma. Minha escolha hoje, se as três custassem o mesmo valor, seria a Sigma, rsrs.