Autor Tópico: Falta alguma coisa na fotografia?  (Lida 3292 vezes)

andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Online: 24 de Março de 2014, 14:58:53
Eu tenho uma vertente empreendedora muito acentuada. Por conta disso penso em transformar em negócio várias áreas e com a fotografia não é diferente.

No entanto, pensando sobre esse mercado, notei que existe uma vasta gama de iniciativas. Temos sites complexos e completos com Dpreview, sites de comparação de câmeras, inúmeros sites sobre a fotografia como forma de arte, outros mais específicos que falam somente de Fotografia de Rua ou fotografia em preto e branco, empresas de eventos que podem focar ou não em um nicho (casamento, batizados, etc) e por ai vai... a lista é grande.

Com isso mente eu pergunto: Falta alguma coisa na fotografia? Eu não consegui responder essa pergunta. Algo do tipo: "putz, se existisse tal coisa assim ou assado seria um adianto". Procuro aqui as questões mais práticas, menos filosóficas. 

Alguém se arrisca?


soaresdss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2014, 15:07:56
Olá, Anderson. Creio que um site completo como o snapsort.com, mas voltado para LENTES poderia ser algo legal. Não sei se existe.
Um comparativo com preço, características, melhor usabilidade, qual é mais recomendada para tal situação, preço... Enfim.
O cara vai começar a fotografar casamento, mas não sabe exatamente qual lente usar. Ele vai no site e vê o recomendado por profissionais e experiente em casamento.
Enfim, fica o pensamento. hehe


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2014, 16:14:11
o Brasil tem uma escassez muito grande de material de pesquisa, em todas as áreas.
Quase tudo que se encontra é em inglês, e apesar dos avanços do google tradutor e da quantidade de pessoas que começam a aprender e dominar o idioma, acho que qualquer site de testes sérios de equipamentos (como lentes e câmeras) teria muito sucesso no Brasil. Não sei como isso ser um negócio lucrativo, mas aí são outros quinhentos..
« Última modificação: 24 de Março de 2014, 16:14:52 por Luciano.Queiroz »


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #3 Online: 24 de Março de 2014, 16:49:41
Olá, Anderson. Creio que um site completo como o snapsort.com, mas voltado para LENTES poderia ser algo legal. Não sei se existe.
Um comparativo com preço, características, melhor usabilidade, qual é mais recomendada para tal situação, preço... Enfim.
O cara vai começar a fotografar casamento, mas não sabe exatamente qual lente usar. Ele vai no site e vê o recomendado por profissionais e experiente em casamento.
Enfim, fica o pensamento. hehe
Na verdade tem o www.dxomark.com
No caso específico de lentes, www.dxomark.com/Lenses
Eles fazem testes bastante completos nas lentes (na minha opinião).
Mas realmente, algo assim no Brasil não existe ainda.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2014, 17:12:20
andersonperon, você é programador?
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #5 Online: 24 de Março de 2014, 19:30:49
andersonperon, você é programador?

valeu galera, acompanhando.

Fala Vitor, não. Sou Arquiteto por formação e tenho um negócio, por outro lado possuo especialização em marketing digital, então, conheço alguns bons programadores.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2014, 15:51:29
Acho que falta mais pessoas investindo em fotografia... Nao fotografos mas sim pessoas que apenas apreciam artes visuais.

Eu tenho varias ideias para negocios, nao pelo negocio ou dinheiro, mas sim apenas procurando formas de fotografar mais o que eu gostaria. Mas pela minha experiencia em negocios eu sei que se depender de mim nengocio nenhum da certo.

Tambem tenho um livro que eh narrado parte com fotografias (a fotografia narra e nao so ilustra) e outras partes com texto (o texto como forma de "ilustrar" a narrativa da imagem). Mas nao consegui realizar as fotos para o livro apesar de ter o livro ja escrito e os rascunhos para as fotos ja prontos. Falta de grana.


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2014, 19:22:34
Acho que falta mais pessoas investindo em fotografia... Nao fotografos mas sim pessoas que apenas apreciam artes visuais.

Eu tenho varias ideias para negocios, nao pelo negocio ou dinheiro, mas sim apenas procurando formas de fotografar mais o que eu gostaria. Mas pela minha experiencia em negocios eu sei que se depender de mim nengocio nenhum da certo.

Tambem tenho um livro que eh narrado parte com fotografias (a fotografia narra e nao so ilustra) e outras partes com texto (o texto como forma de "ilustrar" a narrativa da imagem). Mas nao consegui realizar as fotos para o livro apesar de ter o livro ja escrito e os rascunhos para as fotos ja prontos. Falta de grana.

Concordo, Croix, falta mesmo. Mas essa percepção, de ver a fotografia, apreciá-la como arte, tende a ficar cada vez mais rara (e um dos pontos que leva a isso é a banalização do ato de fotografar). Sou extremamente contra aquela afirmação de que o importante é fotografar, sair por ai fotografando de qualquer forma, se manter no ato do fazer a foto, clicar. Falta um passo antes que é pensar "por que?" e fazer a mesma pergunta depois que ver a foto no computador, "por que essa foto?". Inclusive tenho um texto que intitulei "Fotografe menos". Enfim, essa discussão vai longe e teria de ser em outro tópico.

Voltando: Em relação aos negócios não vejo nada, nenhum plano de negócio focado em fotografia, que se sustente. O que existe são profissionais que vendem seus serviços... é nesse ponto que me apego. Acredito que o mercado de impressão seja uma vertente crescente, apesar de já existir diversos com ótima qualidade.

Ahhh, Croix, para você eu indico o Catarse, Comunidade de Financiamento coletivo. Pelo que exemplificou do seu projeto acredito que possa ser aprovado. Dá uma olhada: http://catarse.me/pt
abs


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2014, 20:48:40
se alguém fizesse revelação de negativo, podendo ser digitalizado ou não, com qualidade e preço bacana, pagamento online, tlz até custos de envio incluso, eu seria cliente ... inclusive até pra comprar filme de qualidade estamos praticamente restritos as importações, mas como já foi bem debatido em outros tópicos, complicado conseguir preço competitivo e  variedade de material por aqui ....
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2014, 04:51:12
se alguém fizesse revelação de negativo, podendo ser digitalizado ou não, com qualidade e preço bacana, pagamento online, tlz até custos de envio incluso, eu seria cliente ... inclusive até pra comprar filme de qualidade estamos praticamente restritos as importações, mas como já foi bem debatido em outros tópicos, complicado conseguir preço competitivo e  variedade de material por aqui ....
Manda para mim que eu revelo e garanto qualidade (filme de rolo e preto e branco somente).

Vc pode mandar e receber de volta por correspondencia e pode pagar via transferencia online.

Sobre preco, vc me diz qual seria o preco ideal para vc e eu avalio se vale a pena para mim. Vc so paga depois de receber e se gostar do resultado (se for somente 1 rolo). A cada 10 filmes o proximo eu faco de graca (como forma de programa de fidelidade). :)

Eu escaneio e faco impressao tradicional. Impressao digital acho que sai mais barato vc fazer na sua cidade mesmo.



Ahhh, Croix, para você eu indico o Catarse, Comunidade de Financiamento coletivo. Pelo que exemplificou do seu projeto acredito que possa ser aprovado. Dá uma olhada: http://catarse.me/pt
abs
Muito grato. :)

Concordo, Croix, falta mesmo. Mas essa percepção, de ver a fotografia, apreciá-la como arte, tende a ficar cada vez mais rara (e um dos pontos que leva a isso é a banalização do ato de fotografar). Sou extremamente contra aquela afirmação de que o importante é fotografar, sair por ai fotografando de qualquer forma, se manter no ato do fazer a foto, clicar. Falta um passo antes que é pensar "por que?" e fazer a mesma pergunta depois que ver a foto no computador, "por que essa foto?". Inclusive tenho um texto que intitulei "Fotografe menos". Enfim, essa discussão vai longe e teria de ser em outro tópico.

Voltando: Em relação aos negócios não vejo nada, nenhum plano de negócio focado em fotografia, que se sustente. O que existe são profissionais que vendem seus serviços... é nesse ponto que me apego. Acredito que o mercado de impressão seja uma vertente crescente, apesar de já existir diversos com ótima qualidade.
Acho que esse problema nao eh so na fotografia mas tambem pintura, escultura, etc.
Eu acredito que estamos em uma epoca dominado por telas, que compreende uma linguagens e apreciacao do que eh apresentado totalmente diferente das midias tradicionais. Principalmente pq tela melhor se adapta a interacao e entretenimento, que eh algo que as pessoas em geral costumam sentir falta nas midias tradicionais, que se adaptam melhor a apreciacao silenciosa e do "still".

Na regiao onde moro as pessoas tem dinheiro (menos eu), e vc ve elas investindo em carro, TV, eletro domesticos e decoracao. Tem muitas casas com jardins de fontes e estatuas. Mas no lugar de encomendar ou comprar uma fonte ou estatua de um escultor local, para ficar no mesmo padrao do dinheiro investido nos eletro domesticos, carro, etc, a galera compra essas estatuas feita em producao industrial a precos baratos em suermercado.

Pintura na parede a mesma coisa. Ja fotografia poucos compram, quando compram geralmente sao fotos de calendario ou algo do genero.

Em resumo, as pessoas compram replicas baratas e industrializadas de artes visuais nao para a apreciacao, mas pq acham engracadinhos (entretenimento).


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2014, 14:03:13
Manda para mim que eu revelo e garanto qualidade (filme de rolo e preto e branco somente).


putz... só agora que vi a msg.... :aua: :aua: ...kkk
a uns dias experimentei revelar com caffenol (o que pretendo continuar fazendo pros filmes inferiores, pras brincadeiras e treinos), mas não arranjei tempo pra scanear na shoebox... pro restante dos negativos prefiro uma revelação melhor.... o que estou bem distante de conseguir...

mandei mp

ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2014, 14:47:57
putz... só agora que vi a msg.... :aua: :aua: ...kkk
a uns dias experimentei revelar com caffenol (o que pretendo continuar fazendo pros filmes inferiores, pras brincadeiras e treinos), mas não arranjei tempo pra scanear na shoebox... pro restante dos negativos prefiro uma revelação melhor.... o que estou bem distante de conseguir...

mandei mp
Eu acabei eaquecendo de dizer na MP, mas se vc quiser ajuda para revelar filmes, eh so perguntar. Se der eu posso ate te ajudar durante a revelacao atravez de video conferencia.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2014, 15:02:03
Eu acho que há vários nichos que já são atendidos porém de forma muitas vezes precária, em alguns casos até pouco profissional.

Em SP há uma infinidade de cursos de fotografia. Um investidor que comprasse algumas dessas, desse uma boa repaginada e criasse uma rede poderia se expandir pelo país todo pelo sistema de franquias.

As lojas de equipamentos fotográficos são todas bem pequenas, localizadas no centro. Que tal uma mega loja no estilo B&H, onde se encontra absolutamente tudo em termos de cine, foto e som, com vendedores preparados e atenciosos?

E uma assistência técnica profissional, que atenda nas principais cidades, que tenha um ótimo site e um atendimento nota 10?

Aluguel de equipamentos também é algo interessante. Já vi vários sites mas sinceramente nenhum me passou muita confiança.

São só ideias, tenho consciência que o grande empecilho para a maioria delas seria a margem de lucro muito reduzida, mas na minha opinião são serviços que têm demanda reprimida. Vai da criatividade do empreendedor criar em cima disso um modelo de negócio lucrativo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2014, 15:41:58
Falta qualidade. (no ato)

Só tem porcaria de foto.
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, 15:42:51 por C. Ferrari »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2014, 15:59:47
Falta qualidade. (no ato)

Só tem porcaria de foto.
Mas isso eh o que esta acontecendo em todo ramo artistico e nao so fotografia. Sinais do tempo...