Autor Tópico: Dúvida- Flash em ambientes internos  (Lida 8400 vezes)

PriKE

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 24 de Março de 2014, 15:55:26
Olá pessoal, tudo bom? Sou nova no fórum. Entrei porque vi que aqui todo mundo se ajuda bastante, sem aquela besteira de "sou melhor".

É o seguinte. Estou começando na fotografia. Minhas únicas experiências são fotos externas de crianças e de uma comunidade carente.  Mas essa semana uma conhecida pediu para eu fotografar o aniversário da filha dela. Ela vai pagar por isso, claro. E é aí que surgem minhas dúvidas.

Como estou começando agora, a única coisa que tenho é minha Canon T3i com a lente 18-55mm. Sei que posso fazer bastante coisa com ela, mas estou com medo do flash pop-up não ser o suficiente para as fotos do Parabéns. Levando em consideração que não tenho dinheiro no momento para comprar um flash externo, o que me aconselham? Deixo algumas luzes do salão acesa para ajudar? Andei vendo difusores para flash popu- (este aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-542171986-difusor-pop-up-de-flash-frete-gratis-_JM) e como é barato, pensei em comprar. Será que é válido?

E mais uma coisa: Na hora do parabéns, como geralmente fica escuro, o que me indicam para conseguir focar? Já tive problemas com isso em um aniversário da minha prima, o qual não consegui obter o foco devido ao ambiente estar escuro. Acho que a câmera não reconhecia. O que fazer?

Muitíssimo obrigada!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2014, 16:04:40
Olá, tudo bem?
Bem vinda!

Então, sobre a T3i, é uma boa camera. Com essa lente, dá pra fazer muita coisa boa. O que pega é mesmo a falta do flash.
Esses difusores, nunca usei, mas na minha cabeça, só vão servir pra tirar potência daa sua luz e gastar mais bateria. Eu não compraria. Eu, preferiria trabalhar com ISO mais alto, entre 1250 e 2000, e velocidades de obturador mais baixas, exceto pra fotos em movimento, das crianças correndo, etc...
Ah, use sempre RAW, porque se vc errar nas fotos, fica mais fácil corrigir.

Pra focar no escuro, não tem milagre: Ou um infra de flash externo, que vc não tem, ou deixa a luz de auxílio do Af ligada, já ajuda. Mas é assim mesmo, demooooora eas vezes erra...

Como investimentos futuros, primeiro um flash: Yongnuo 565ex ou 468II, e depois uma lente: Tamron ou Sigma 17-50 2.8.

Abraço.


PriKE

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2014, 16:11:25
Olá Mike Castro, tudo bem e vc?

Primeiramente muito obrigada pela resposta!

Então será que o difusor mais me atrapalharia? Nunca usei, vi apenas comentários e vídeos. O problema do ISO alto e velocidade baixa é que o parabéns é um momento de bastante movimento, né? Então acho que essa possibilidade devo excluir, não?

Você comentou de deixar a luz de auxílio do Af ligada para o foco. Como faço isso? Até então nunca usei esse recurso e desconhecia.

Ah, e só mais uma coisa: será que para um próximo investimento é mais válido comprar primeiro um grip, um flash ou uma lente 50mm?

Mais uma vez, obrigada!


Alessandro Balbi Uchôa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo a viver!!
    • Sandro Uchôa
Resposta #3 Online: 24 de Março de 2014, 16:13:42
Caro amigo, também sou novo nesse ramo, porém ontem tirei algumas fotos de uma aniversário de criança, e a dica que posso oferecer é,  não capture a foto no modo automático, utilize o visor e não a tela lcd.
utilize ISO entre 1250 a 6400.

Vc pode utilizar um ferramenta de sua câmera que é TV ou retrato noturno, os dois ficam bons

obs:  no ato do parabéns eu sugiro utilizar o TV, pois irá captar os movimentos dos braços sem desfocar.

espero ter ajuda um pouco

Alessandro Balbi
Alessandro Balbi Uchôa


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2014, 16:14:36
Acho que se você vai ser paga para esse trabalho, por que não investe essa grana num flash? Se você ainda tem planos de continuar a fazer eventos pagos, um flash tem que ser prioridade. Muito mais do que um grip ou outra objetiva.

Abraços


PriKE

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 24 de Março de 2014, 16:17:32
Caro amigo, também sou novo nesse ramo, porém ontem tirei algumas fotos de uma aniversário de criança, e a dica que posso oferecer é,  não capture a foto no modo automático, utilize o visor e não a tela lcd.
utilize ISO entre 1250 a 6400.

Vc pode utilizar um ferramenta de sua câmera que é TV ou retrato noturno, os dois ficam bons

obs:  no ato do parabéns eu sugiro utilizar o TV, pois irá captar os movimentos dos braços sem desfocar.

espero ter ajuda um pouco

Alessandro Balbi


Muito obrigada pelas dicas!!! Vou fazer uma "simulação" em casa para testar antes e não perder tempo no dia, né? rsrs


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #6 Online: 24 de Março de 2014, 16:20:05
Caro amigo, também sou novo nesse ramo, porém ontem tirei algumas fotos de uma aniversário de criança, e a dica que posso oferecer é,  não capture a foto no modo automático, utilize o visor e não a tela lcd.
utilize ISO entre 1250 a 6400.

Vc pode utilizar um ferramenta de sua câmera que é TV ou retrato noturno, os dois ficam bons

obs:  no ato do parabéns eu sugiro utilizar o TV, pois irá captar os movimentos dos braços sem desfocar.

espero ter ajuda um pouco

Alessandro Balbi

Pelo amor de Deus! Não conheço ninguém que trabalhe profissionalmente usando os modos semi-automáticos em eventos. Se habitue e use modo MANUAL "M" e procure não passar de ISO 1600 na sua câmera que tem sensor A-PSC. Acima disso o ruído provavelmente vai estragar a foto. E sim, você vai precisar de um flash. Pode ser qualquer um que te possibilite rebater a luz no teto.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


PriKE

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 24 de Março de 2014, 16:21:55
Acho que se você vai ser paga para esse trabalho, por que não investe essa grana num flash? Se você ainda tem planos de continuar a fazer eventos pagos, um flash tem que ser prioridade. Muito mais do que um grip ou outra objetiva.

Abraços

Estou cobrando um preço de iniciante e não de profissional. Nada mais justo, acredito.
Infelizmente com o que vou ganhar não dá para comprar o flash e não tenho como completar no momento. Pelo que tenho visto, os preços vão de R$ 800 para lá né? Mas você tem razão. Levando em consideração necessidade, o flash será muito mais útil.

Muito obrigada Humberto!!!


PriKE

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 24 de Março de 2014, 16:25:08
Pessoal, levando em consideração que não tenho como comprar um flash no momento, vocês acham que o difusor ajudaria ou mais atrapalharia?

Infelizmente comprar o flash agora, para já usar nesta festa (dia 05/04) é fora de cogitação. Não tenho todo esse dinheiro para investir no momento! Por isso quero dicar do que posso fazer com o que tenho... essa é minha dúvida! ''/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 24 de Março de 2014, 16:26:44
Estou cobrando um preço de iniciante e não de profissional. Nada mais justo, acredito.
Infelizmente com o que vou ganhar não dá para comprar o flash e não tenho como completar no momento. Pelo que tenho visto, os preços vão de R$ 800 para lá né? Mas você tem razão. Levando em consideração necessidade, o flash será muito mais útil.

Muito obrigada Humberto!!!

Se você tem previsão de mais trabalhos, compre no crédito, parcele, faça o que for... Um flash é ferramenta indispensável pra quem trabalha com eventos. Não que você vá precisar dele o tempo todo, mas sempre que precisar você precisa ter. O flash pop-up não dá conta do recado, não serve pra isso.

E não precisa ser um flash caro da Canon, procure sobre os flashes da Yongnuo, eles dão conta do recado e tem alguns na faixa de R$500, como o YN565 EX. Pra não fugir muito do assunto do tópico, dê uma lida por aí no fórum, está cheio de informação sobre esses flashes.

Acho que o difusor mais atrapalharia. O difusor vai espalhar a luz pra todo lado pra rebater nas paredes e teto, mas o flash pop-up é muito fraco pra isso em eventos.

Abraços


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2014, 17:02:36
Caro amigo, também sou novo nesse ramo, porém ontem tirei algumas fotos de uma aniversário de criança, e a dica que posso oferecer é,  não capture a foto no modo automático, utilize o visor e não a tela lcd.
utilize ISO entre 1250 a 6400.

Vc pode utilizar um ferramenta de sua câmera que é TV ou retrato noturno, os dois ficam bons

obs:  no ato do parabéns eu sugiro utilizar o TV, pois irá captar os movimentos dos braços sem desfocar.

espero ter ajuda um pouco

Alessandro Balbi

Alessandro,

Seja bem vindo ao fórum.
Peço desculpas porque fui grosseiro no outro post.
Aprendi e continuo aprendendo com os companheiros aqui.
O modo TV ou prioridade de velocidade não tem nenhuma relação com a profundidade de campo que pode ou não desfocar os braços durante o parabéns.
A profundidade de campo tem relação com a abertura que você define para a foto e com a distância em relação ao assunto fotografado.
O ideal é utilizar o modo manual, lembrando sempre que mesmo quando é utilizada uma velocidade baixa o flash pode congelar o movimento durante o parabéns.
Eu procuro utilizar sempre uma velocidade mínima de segurança de 1/125 para objetos estáticos e 1/160 para alvos em movimento.
Dificilmente será necessária a utilização de ISOs acima de 1600 em aniversários infantis se você tiver pelo menos uma lente 50mm 1.8.
Vou te mandar uma MP com o link do meu perfil do FACEBOOK para trocarmos informações por lá também.
Mais uma pelo que releve minha truculência.

Um abraço,
Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Alessandro Balbi Uchôa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo a viver!!
    • Sandro Uchôa
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2014, 17:17:34

Tranquilo Adan
Alessandro Balbi Uchôa


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2014, 17:25:22
Pessoal, levando em consideração que não tenho como comprar um flash no momento, vocês acham que o difusor ajudaria ou mais atrapalharia?

Infelizmente comprar o flash agora, para já usar nesta festa (dia 05/04) é fora de cogitação. Não tenho todo esse dinheiro para investir no momento! Por isso quero dicar do que posso fazer com o que tenho... essa é minha dúvida! ''/
Este difusor servirá somente para difundir e não mandar a luz dura diretamente para o objeto fotografado (por isto o nome de difusor). Se for para tirar fotos que não sejam na hora do parabéns ele vai ajudar mas se as luzes estiverem apagadas não será muito útil, uma vez que ele vai tirar um pouco de sua potência.

Quanto ao ISO, cuidado porque tenho uma T3i e com ISO acima de 400 já começa a ter bastante ruído.

Tem lojas físicas ou mesmo virtuais que entregam em 3 ou 5 dias úteis, que já atenderia o seu prazo e daria tempo pra você estudar um pouco de como se trabalhar com um flash externo.

Outra alternativa é você alugar este flash ou até pedir emprestado a algum conhecido.

Se você já está sendo paga para realizar os trabalhos, considere tornar-se uma profissional, mesmo que seja nas horas vagas, e invista em equipamentos que possam te dar segurança para realizar os trabalhos.

Boa sorte e nos conte como foi.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2014, 22:02:04
O difusor vai atrapalhar.
Ainda que a luz do pop-up seja dura (e muito) vale mais ela ali e sendo o suficiente para iluminar a cena e congelar o movimento (lembrando que vc pode compensar ela na configuração do menu da cam), do que ela ser roubada pela peça à frente dela.
Difusão se dá, basicamente, por tamanho da fonte de luz. O pop-up é muito pequeno e por isso gera uma luz muito dura. A peça difusora deve ter uma área de emissão luminosa muito maior que a área do pop-up para dar uma difusão efetiva.
Prefira peças como essas:
http://bimg2.mlstatic.com/difusor-flash-soft-box-nikon-canon-youngnuo-sony-fuji-etc-_MLB-F-231192045_7779.jpg

http://bimg1.mlstatic.com/rebatedor-difusor-universal-flash-dedicado-canon-nikon-metz_MLB-F-4200799715_042013.jpg

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/rebatedor-flash-universal-canon-580exii-430ex-yn560-difusor-4390-MLB4909066195_082013-O.jpg

http://blogs.pop.com.br/tecnologia/wp-content/uploads/2012/01/TDIYDifusorFlash.jpg

http://www.americanphotoimp.com/images/image/807/787x482_detalle_difusor_lambecy_copia.jpg

PS: Perceba que tudo é para flash externo. Pq é bem conhecida a dificuldade de se suavizar o pop-up.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 24 de Março de 2014, 22:03:07
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova