Autor Tópico: scanner de negativos  (Lida 5205 vezes)

carolinasegadas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 25 de Março de 2014, 05:56:25
oi gente! essa dúvida pode parecer bem besta, mas eu sou bem nova nesse novo mundo analógico, e eu queria saber como é o processo de scaneamento diretamente do filme. eu devo apenas desenrolar o filme de dentro do cartucho e scanear? ou eu tenho que mandar revelar as fotos, e só depois scanear o rolo de filme que vem com as fotos reveladas? estou pensando em comprar um scanner justamente pra não precisar ir em lojas de revelação, e diminuir os custos. mas se for preciso ter que mandar revelar as fotos pra depois scanear, é melhor eu scanear a foto revelada no papel mesmo. obrigada desde já.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2014, 08:12:40
Tem que revelar, né. O filme continua sensível à luz antes da revelação.

Escanear um filme de 36 poses custa uns R$ 20. Já um bom scanner custa na faixa de R$ 700, o que é suficiente para digitalizar mais de 30 filmes (mais de 1000 fotos). A não ser que você use MUITO filme, ter o scanner não vai diminuir seus custos.

O investimento em scanner é para qualidade, pois o scaneamento das lojas, nesse preço que postei, é de qualidade mediana. É para quem é realmente entusiasta. :ok:

Hoje, se está preocupada com custo, vai de digital que é mais barato. :ok:
D600 - E-M10


fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2014, 08:18:00
Oi Carolina, também estou no começo da fotografia analógica ... mas vou te responder, talvez algum colega depois complemente ...
O processo de revelação do filme continua como antigamente, você deve levá-lo a um laboratório depois de tirar as fotos.
Quanto à aquisição de um scanner te reduzir os custos, isso vai depender da sua demanda, de quantos rolos/mês você irá revelar e digitalizar ... Se for pouco e o valor da revelação+digitalização na sua cidade não for muito caro, eu acho que não compensa comprar o scanner não ...
Ah ... outra coisa, a digitalização do negativo é muuuuito melhor do que digitalizar a foto ampliada no papel ... mesmo você não adquirindo o scanner, no laboratório peça pra digitalizarem o negativo pra você.

Espero ter ajudado ...
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos


fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2014, 08:20:09
Hoje, se está preocupada com custo, vai de digital que é mais barato. :ok:

 :ok:
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2014, 08:36:42
você tem que mandar revelar as fotos sim... mas não precisa mandar ampliar em Papel. Você sai do laboratório somente com o negativo nas mãos.

Aqui na minha cidade, em minilab, a revelação sai por R$3,00 a R$5,00... se fizer em papel vai pra casa dos R$20,00 a R$30,00..

E sobre a digitalização, é melhor escanear o negativo do que o papel.


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2014, 10:53:10
se tu fotografa com certa frequencia em filme o ideal é ter um scanner. digitalizar em minilab é bem caro. não acho tão ruim qto dizem por aí, mas o bom mesmo é ter um scanner em casa. comprei um, usado mesmo, de um cara daqui do fórum. muito bom, um Epson V500. até agora é só amor por ele.

ó minhas fotos digitalizadas por ele:
http://www.flickr.com/photos/julianoverardi/tags/epsonv500/

 :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 27 de Março de 2014, 11:08:10
Se você for usar filme com uma certa frequencia, compre o scanner. Digitalizar filme exige técnica e muita experiência, coisa que a maioria dos operadores de minilabs infelizmente não tem.

Mas prepare-se para suar bastante no início. Dá trabalho e tem que ter  paciencia. O bom é que o resultado final, depois que dominar o assunto é bastante bom.


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Março de 2014, 12:03:58
Dá trabalho e tem que ter  paciencia.

 :ok:


ejm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2014, 10:35:56
Está bem difícil encontrar scanner para negativo no mercado... tenho visto apenas aqueles pequenos, que faz um por vez com 1800 dpi. Mas, estou atrás de um HP ou Epson, que oferece um pouco mais que isso.... alguém sabe onde encontrar?? Valeu.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2014, 14:40:16
Acho que estao confundindo revelacao de negativo e impressao de fotos. Sao duas coisas diferentes.

Eu fotografo 99% com filme e eu uso Epson V500 e ele eh muito bom, muito barato e vendido em qualquer loja. Eu percebo que existe um certo preconceito no Brasil por escanners de mesa mas o V500 oferece uma qualidade responsavel o V700 uma qualidade profissional. Ja imprimi muitas fotos escaneadas e a qualidade eh excelente.

Nenhuma delas tem retoque digital. Resultado direto do scanner:
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/6398359_orig.jpg
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/2073491_orig.jpg
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/307326_orig.jpg
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/1628159_orig.jpg


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2014, 16:20:31
Se
Está bem difícil encontrar scanner para negativo no mercado... tenho visto apenas aqueles pequenos, que faz um por vez com 1800 dpi. Mas, estou atrás de um HP ou Epson, que oferece um pouco mais que isso.... alguém sabe onde encontrar?? Valeu.
Tenho um Plustek 8200.
Se te interessar, me manda uma mp.  :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


ejm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 20 de Abril de 2014, 18:28:23
SeTenho um Plustek 8200.
Se te interessar, me manda uma mp.  :ok:
Olá, Lordakner... te enviei um e-mail (não foi mp)... Obrigado! :ok:
« Última modificação: 20 de Abril de 2014, 18:29:42 por ejm »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2014, 08:54:41
Uso em Epson V500 também. Combinado com o software Vuescan dá um ótimo resultado por um custo acessível..

O local mais barato que pesquisei antes de comprar foi no site do Magazine Luiza.. se ainda tiver lá vale a pena dar uma olhada.



fordlorean

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Meio Perdido, mas me achando.
Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2014, 17:55:17
Boa noite, uma dúvida: Há diferença no scaneamento dos negativos PB pros coloridos?

Como é feito o scaneamento dos coloridos?

Penso em adquirir um scanner ainda este ano... Fotografo na digital pra profissão, mas a fotografia em filme é meu segundo filho...
rsrs

Agradeço desde já!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2014, 19:55:10
Na prática tem sim. Filme negativo colorido é sempre um pouco problemático porque cada película tem o chamado "canal" diferente, que é a calibração das curvas R, G e B. O certo mesmo seria fazer o perfil do filme em questão. Procure por IT8 Target Profiling para ter uma idéia do que estou falando. Alguns programas para escanear já vem com alguns canais pré definidos e dão resultados mais próximos do esperado.

Se não tiver esses perfis, é na base da tentativa e erro até acertar com as curvas. É importantissimo ter um bom monitor, bem calibrado, senão não adianta nada.

O PB é mais fácil pois a única coisa a se preocupar é com a densidade e ajustar os níveis. Filme positivo também é bem mais fácil que negativo, geralmente uma pequena correçao nos níveis é suficiente se o scanner for bom.

Bons programas são o Vuescan e o Silverfast Professional. Ambos pagos.