Autor Tópico: Dificuldade em acertar a compensação do flash  (Lida 6534 vezes)

Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 23 de Março de 2014, 21:05:44
Cara,

Fotografar festa de criança de 5 ou 6 anos te faz pensar em desistir da carreira. :D
 Algumas crianças realmente correm descontroladamente de um lado para o outro.  Ontem fotografei uma de 1 ano em um ambiente com teto branco de uns 3m de altura.. Aí é tranquilo.

A 17-50 parece que só dificulta as coisas, é essa lente que você usa? Talvez usar uma tele e ficar longe deve facilitar as coisas  :ok:

Você já tentou rebater bastante luz no teto usando um tripé, ou algum ajudante, deixando uma área grande iluminada?
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 23 de Março de 2014, 21:17:10
Cara,

Você consegue fotografar um evento desse tipo com flash manual ? Você não tem que estar sempre na mesma distância do assunto para que a exposição fique correta ?  Em uma determinada configuração do flash,  se a criança se afasta ou se aproxima um pouco, a mesma não  fica sub ou superexposta ?

 :ok:

Bom, será minha ultima opinião porque o papo ta sério demais pro meu nível de conhecimento. Mas acho que além se alterar a abertura, algo bem rápido, você ainda pode trabalhar com a forma como usa o flash, rebatendo numa parede lateral, alterando um pouco o ângulo da cabeça ou mandando na cara mesmo.

Acho que uma pergunta interessante aos profissas é o nível se acerto deles numa festa infantil. Tipo de 300 fotos quantas são de fato classificadas de boa pra cima. De repente você não está errando tanto.

Desculpe se falei alguma(s) besteira, mas achei o tópico muito interessante e quis participar.

Em tempo, na ultima festa que fui como convidado, os fotógrafos estavam com 2 Nikons 7100 no modo automático total...kkkkk.
Ache o seu jeito e se o resultado agradar a você e seus clientes, seja feliz!

Em tempo 2, uma coisa que comecei a fazer e deu um resultado legal onde o teto não ajuda, é usar uma cartolina acoplada na cabeça do flash, assim sempre tenho uma luz de preenchimento no meu objeto.

Agora fui, de verdade!
« Última modificação: 23 de Março de 2014, 21:21:25 por d_acqua »
Daniel

Instagram: @danacqua


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 23 de Março de 2014, 22:26:30
Acho que não tem muito mistério. É tirar a foto, olhar no LCD, olhar o histograma e fazer os devidos ajustes. Com o tempo e a prática, só de olhar para o ambiente já dá para saber o quanto compensar o flash.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 24 de Março de 2014, 07:34:26
Se for em lugar  com luz "controlada", com o flash desligado, no modo M, faça a  medição usando a latitude de exposiçao, quando acertar a exposição liga o flash em ttl e se possível rebata em parede ou teto. Se algum deles estiver muito longe/alto aumente a compensação do flash.
Para mim dessa forma já consigo um resultado que quero, vai tentando, experimentando. Não acho que exista uma forma correta, mas sim uma forma que vc consiga chegar ao resultado que você quer. E isso é você que tem que fazer, afinal, o que é bom para um, pode não ser para outro.
 


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 24 de Março de 2014, 07:40:38
Lembrando que para o branco ser branco, deve-se fotometrar na parte mais clara da sena deixando a câmera exposta em +1, e para preto -1.


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 24 de Março de 2014, 14:00:15
Nem de longe tenho tanta experiência quanto vocês, mas o que já percebi é que no máximo 1 parâmetro pode ficar no automático, mais do que isso já não fica legal, por exemplo:

Av e TTL = tempo de exposição e potência do flash automáticos - não bom...
Av e flash manual = só tempo de exposição automático - até dá pra usar
M e TTL = só potência do flash automático - é como eu uso normalmente.
M e flash manual - melhor dos mundos para quando dá para pensar com calma.

E para ajustar a compensação do flash, costumo usar +2/3 para um teto baixo (3m)...se precisar corrigir na pós é para baixo, o que não causa muito problema.
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 24 de Março de 2014, 14:22:31
affalcao, vou tentar me concentrar na sua dúvida inicial, porque a variedade de assuntos aqui nesse tópico está bem grande, rsrs...

Algumas câmeras da Canon confundem a leitura do TTL quando usamos flash rebatido. A 5D II é conhecida por isso, pode ser que a T3 também seja. Na 5D II eu deixo a compensação do flash inicialmente em +2/3, porque sei que, usando rebatido, vai subexpor um pouco.

Dependendo da forma como rebatemos o flash, ele não tem potência para expor corretamente o assunto. Se for em uma parede distante, com abertura pequena e ISO baixo, mesmo em potência máxima ele pode subexpor o assunto. Então isso tem que levar em conta, subir o ISO quando necessário, aumentar a abertura quando possível (nem sempre é possível).

Outra coisa diferente é trabalhar a compensação da exposição do flash. Você tem que entender que o fotômetro da câmera sempre busca deixar tudo como cinza médio. Se fotografar uma parede preta, o flash vau sair bem forte pra deixa-la cinza. Se fotografar uma parede branca, o flash vai sair bem fraquinho pra deixa-la cinza.

Se você faz questão de trabalhar em TTL, precisa aprender a ler a cena. Olhar a cena e já ter em mente o que vai estar no seu enquadramento. E aí, analisar pra ver se o quadro está com mais preto ou mais brancos. Ou se está mais pro cinza (tente imaginar a cena em PB). A partir disso, você tem que ter a experiência de saber quanto compensar pra cima (se a cena tiver muitos brancos) ou pra baixo (se a cena tiver muitos pretos).

É assim que eu trabalho e tenho poucos desvios de luminosidade. Obviamente, trabalho em RAW pra corrigir eventuais erros, ou pra quando acontece algo muito rápido e não tenho tempo de regular a compensação do flash, mas precisa ter esse refinamento, não basta só deixar em TTL e esperar que a câmera faça todo o serviço.  :ok:

Abraços


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 24 de Março de 2014, 17:44:24
Humberto e suas aulas sobre iluminação!
O que eu tentei escrever era isso que o Humberto escreveu, porem sou confuso na escrita hehhe
Essa dica eu aprendi com ele!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #38 Online: 24 de Março de 2014, 17:54:45
Humberto e suas aulas sobre iluminação!
O que eu tentei escrever era isso que o Humberto escreveu, porem sou confuso na escrita hehhe
Essa dica eu aprendi com ele!


Valeu, Carlos! Ajudo no que consigo, né, rsrs... Abraços


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 24 de Março de 2014, 20:16:53
No próximo evento vou por em prática essa aula , assim como o resto da dica do pessoal.

Agradeço a todos.  :worship:

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #40 Online: 24 de Março de 2014, 20:18:31
No próximo evento vou por em prática essa aula , assim como o resto da dica do pessoal.

Agradeço a todos.  :worship:


Assim, não sei se você falou só por falar, mas não espere o próximo evento pra por em prática as dicas do pessoal. O ideal é treinar exaustivamente em casa antes de colocar em prática nos eventos.  ;)


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 24 de Março de 2014, 23:20:20

Assim, não sei se você falou só por falar, mas não espere o próximo evento pra por em prática as dicas do pessoal. O ideal é treinar exaustivamente em casa antes de colocar em prática nos eventos.  ;)

Ah sim. Tenho minha esposa e meu filho que uso como modelos para meus testes em casa.  :)
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8