Mensagens Recentes

Páginas: [1] 2 3 4 ... 10
1
Vi o video, concordei mais que discordei.

Sobre a fotografia analógica, quem diz que é "uma bosta", é porque é um ignorante completo. Ignorar a importância dessa fase da fotografia, é ignorar que tudo isso foi o inicio, de tudo. Que todas as técnicas que a gente vê hoje, derivam do que foi aprendido nessas dezenas de anos em que a fotografia foi assim, à base de revelador e fixador.

Eu fotografei muito com filme, casamento, formatura, ensaio, aniversário, foto documental/pericial, etc. Se tivessem me chamado pra um velório, teria ido também... Além disso, fui operador de minilab, (tenho até os certificados da Fuji, SFA-238, FA-COMPACT e Frontier :D :D ) revelava diapositivo e também PB em processo manual. E como os laboratórios nossos faziam no máximo 24x30, os pôsteres eram feitos no ampliador.

Mas HOJE, pelo meu trabalho, fluxo e rotina, não me vejo fotografando com filme. Mas isso é algo MEU. Não condeno quem faz. Não sei se tem gente usando para trabalhar,  e nem sei como é o fluxo, revelação, etc.... Como hobby, muito legal mesmo, é incrível. Mas não é minha praia.

Sobre o assunto que ele mais reclamou no video, concordo plenamente. Em minha opinião, fotógrafo não é melhor que garçom ou decorador. O que ele disse é real: um sujeito com roupa estilosa, suspensório e grata-borboleta, se achando o "pica das galáxias"

Porém uma coisa me chamou a atenção: A quantidade de fotógrafos estrelas que surgem com receitas milagrosas de sucesso em seus Workshops. O que vocês acham do tema? Comentem!

Isso, eu acho que é resultado da situação economica que nosso país tá vivendo. Todo mundo quer ganhar dinheiro, e rápido. Então, cursos para ensinar a fotografar, vendem pouco. Cursos para ensinar a ganhar dinheiro, vendem muito.

Eu tinha com o Humberto, o projeto de WS de flash, sei bem como é. Técnica, o povo quer aprender de graça. Agora, coisas como "AUMENTE SEUS LUCROS", "FAÇA PARCERIAS E FECHE MAIS CONTRATOS!", "A FÓRMULA PARA VOCÊ DOBRAR SEUS TRABALHOS!", ahhhh, esses vendem, e muito. E rápido!

Aí você compra o curso/palestra/workshop do cara, são duas horas de "AINN, EU TINHA UMA VIDA DIFICIL, PASSEI O MAIOR PERRENGUE, COMI O PÃO QUE O CAPETA AMASSOU, E HOJE TÔ AQUI, PALESTRANDO PARA TODOS VOCÊS, ENTÃO, VAI SER FÁCIL, VOCÊ CONSEGUE!"
E a pessoa sai de lá, toda confiante: "É fácil, ele era um fodido, e hoje tá rico, vou conseguir também"!

_______________________________________________________________ ___________

Voltando a falar do estrelismo: vou citar dois casos, um que eu vivenciei, e um que vi no Facebook, no grupo Wedding Brasil.

Caso 1: Um dos "irmãos-fotógrafos-com-nome-iniciado-em-V" postou uma puta de uma foto no grupo WB. A foto estava absurdamente linda. Mas tinha a logo deles. (lembre disso).
Começou a chover elogio e idolatria. Exatamente como o cara do "Câmera velha" citou: "Ainn, você é foda, o melhor, o rei!" "Noooossaaaa, amo suas fotos, essa tá perfeita!"
Aí, teve um desafortunado, que teve a infeliz idéia de falar algo do tipo: "A foto tá linda, gostei da composição e das cores, mas achei que a logo tá chamando muito a atenção."
Coitado do cara. OS fanboys começaram a esculachar, humilhar o cara, "QUEM É VOCÊ PRA FALAR MAL DO V******?", "OLHA SÓ O SEU TRABALHO, QUE LIXO, E VOCÊ TEM CORAGEM DE VIR AQUI CRITICAR?". E começaram a pipocar prints do perfil e fanpage do cara, sempre com escárnio e humilhação.
Aí, veio o próprio V******. Em vez de responder a crítica com educação, já mandou um "Eu sou formado em não-sei-o-que pelo instituto não-sei-das-quantas lá da PQP. Quem você pensa que é pra criticar minha logo? Está totalmente de acordo com minha idéia, as proporções blablablabla foram totalmente respeitadas!"

E o coitado do cara só tinha achado que ficou grande...


Caso 2: Em 2012, eu saí do estudio onde trabalhara por quatro anos. Comprei meu equipamento, e fiz uma listinha com os estudios/empresas para os quais gostaria de fazer freela. E coloquei os melhores da cidade, não custa, né?  :D :D
Cheguei no estúdio do Lucio Flaubert. (Para mim, o melhor fotógrafo de Maringá, e já achava isso antes desse episódio. ) Cheguei lá, todo humilde, ele tinha um tempinho na agenda, me recebeu. Olhou minhas fotos, e mandou um categórico: "Para mim, suas fotos ainda estão fracas. Minha equipe de fotógrafos está completa. Mas preciso de alguém para diagramar álbum. Você faz?"
E eu peguei um álbum dele, para diagrmar, para ele analisar. Rapá do céu! Só de olhar as fotos dele, eu já aprendi um mooonte de coisa! ISso, olhando a foto, vendo exif, etc.
E disse isso a ele. Ele foi um cara que me ensinou muito, sem nunca ter feito um WS para mim. E foi uma pessoa muito humana comigo, sempre. Se tinha tempo para me receber no estúdio, ótimo. Se não tinha, era "Mike, desculpe, hoje tá corrido, volte dia tal, às x horas"
Fiz muitos trabalhos para ele, e sempre, aprendendo muito a cada lâmina.

Aí, continuando meu périplo, chegou o dia de ir ao estúdio do Mansano. Fui recebido pelo funcionário dele, na calçada. Nem na recepção eu entrei. "O André só atende com hora marcada." Beleza, né.

Por esses exemplos que EU VIVI, descobri quem gosta de compartilhar conhecimento, e quem vende.



2
Suporte / Alteração de título
« Última Mensagem: por Papai Online Hoje às 11:52:32 »
 Olá.



 Eu iniciei um tópico citando dois modelos de possíveis primeira câmera, porém acabei recebendo sugestões de outros modelos na mesma postagem e também encontrei outras opções no  mercado.
 Seria possível alterar o título afim de expandir o contexto para futura discussão e evitando assim a criação de uma nova postagem com assunto repetido?


 Grato pela atenção.



EDIT: A citação de modelos ocorreu no título em questão.
3
Arte Fotográfica / Re:APS-C não são boas para retratos?
« Última Mensagem: por Mike Castro Online Hoje às 11:04:56 »
Como eu só uso APS-C, não sei se as fufreime são boas para retrato.... :assobi: :assobi:
4
Câmeras de Filme / Movido: Gravação de vídeos na D5000
« Última Mensagem: por cfcsosa Online Hoje às 11:03:45 »
This topic has been moved to [BOARD].

[TOPIC LINK]
5
Espaço Nikon / Fuji / Kodak / Re:Gravação de vídeos na D5000
« Última Mensagem: por cfcsosa Online Hoje às 11:03:28 »
Ah! Vou mover seu tópico, ele está na área errada!
6
Espaço Nikon / Fuji / Kodak / Re:Gravação de vídeos na D5000
« Última Mensagem: por cfcsosa Online Hoje às 11:02:54 »
Putz, eu não tenho uka D5000 aqui pra te ajudar, mas é uma câmera relativamente antiga, então pode ser sim uma limitação.

No entanto você necessita gravar mesmo mais de 5m em um take? takes curtos combinados não resolvem seu problema? Falo isso porque dificilmente faço takes com mais de 30s.
7
Espaço Nikon / Fuji / Kodak / Gravação de vídeos na D5000
« Última Mensagem: por diogenes.araujo Online Hoje às 10:59:35 »
Olá pessoal.
Estou com uma dúvida, tenho uma Nikon D5000, comprei um cartão de memória classe 10 Extreme 90 MB/s 32GB.
Porém não estou conseguindo gravar vídeos com mais de 5 minutos.
Isso é limitação da própria câmera ou preciso fazer alguma configuração para gravar vídeos mais longos?
8
Eu assisti esse vídeo pois gosto de fotografia analógica,  então, vi alguns argumentos, concordo com muitos deles e discordo de tantos outros.

Porém uma coisa me chamou a atenção: A quantidade de fotógrafos estrelas que surgem com receitas milagrosas de sucesso em seus Workshops. O que vocês acham do tema? Comentem!

https://youtu.be/oulzAYrpp9g
9
Espaço Canon / Re:Canon EOS R - Vale arriscar uma troca?
« Última Mensagem: por jrmauricio Online Hoje às 10:55:45 »
No site dele tem link para tudo, inclusive YT: https://www.brendansadventures.com/

Maravilha, vou dar uma olhada com mais calma!
10
Galeria de Fotos / Re:Dijon P&B
« Última Mensagem: por atpaula Online Hoje às 10:48:54 »
Eu curto suas fotos, vc nao leu a descricao que fiz das que eu apreciai? Se eu nao curtisse eu nao estaria perdendo tempo comentando.

Olha, eu nao me importo que vc critique minhas fotos (o que na verdade nao foi critica mas sim mero falar mal, mas eu nao me importo), mas eu sugiro fazer isso quando for solicitado, primeiro para nao desviar o assunto do seu topico e segundo por questao de educacao e etica.

Se vc nao deseja criticas mas apenas elogios, deixa avisado ao abrir o topico para evitar frustracoes.  :ok:

Desculpe, comentei errado. Deveria ter escrito que não gostei que voce tivesse gostado de alguma foto minha devido as nossas diferenças de concepção sobre o que é fotografia.
Eu gosto de críticas negativas construtivas.
Quando alguém me diz ética e educadamente que uma foto que eu acho boa é horrível, quero saber como é o trabalho dessa pessoa para ver suas credenciais para falar sobre o assunto, que pode ser espetacular ou radicalmente diferente do meu.
Não preciso de convite para isso.
Ledo engano.
É o clássico erro de achar que o comentarista de futebol deve saber jogar.
E não adianta ele comentar em idioma estrangeiro que não melhora em nada.
Páginas: [1] 2 3 4 ... 10